Alinhamento de direção

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Alinhamento de direção

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá pessoal estou passando por um problema com meu Monza que gostaria de compartilhar para ouvir sugestões de como resolver. Talvez algum colega já teve tal experiência.
É o seguinte. O veículo está totalmente alinhado. Fiz o alinhamento há algum tempo e rodei muito pouco com o carro. (alinhamento foi feito em uma oficina de confiança que a conheço desde 1992 e todos carros que tive e tenho são alinhados e balanceados lá e nunca tive problemas) Pneus novos, rodas balanceadas, tudo ok. Acontece que de vez em quando do nada ele começa a puxar para a esquerda. já prestei atenção se é a inclinação da estrada, se é depois de alguma freada ou de alguma arrancada brusca, mas não acontece nada disso. Daí alguns momentos ele volta a estar completamente alinhado.

Tive um problema semelhante a esse com meu Vectra, e nesse caso era o calço do câmbio que estava partido por isso às vezes ele puxava de um lado, mas isso acontecia quando arrancava bruscamente ou quando na frenagem brusca, acho que o bloco inteiro do motor saia da posição correta e portanto dava essa pequena diferença no alinhamento. Corrigido o problema (trocando o coxim) o problema foi solucionado.

No caso atual do Monza será que poderia estar acontecendo também? Mas como eu mencionei acima, não acontece quando da arrancada brusca ou frenagem firme. Por exemplo hoje mesmo estava na estrada quando do nada apareceu um animal na pista e precisei frear bruscamente (110 para 60 km/h em curso espaço) e não houve nenhuma diferença. continuou completamente alinhado.

Se algum colega tiver alguma sugestão por onde começar eu ficaria muito grato.

Abraços a todos.
Vectra 97 GLS
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Alinhamento de direção

Mensagem não lida por jorgeAP »

No alinhamento foi desmontado a suspensão? Porque os Coxins, e rolamentos tem uma montagem em posição correta.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Alinhamento de direção

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa tarde!

Vou comentar a experiência semelhante que tive. Há alguns anos, adquiri um par de torres de suspensão usadas, oriundas de uma sucata. Fiz a montagem no carro, seguindo o manual de reparo, respeitando ângulos e posições, porém, deram problema. O problema sempre ocorria em curvas mais fechadas, onde se gira bastante o volante e com certa velocidade. Ao terminar a curva, o volante ficava torto para o lado esquerdo. Em uma das vezes fiz o teste de puxar rapidamente o volante no sentido contrário, e o volante voltou a posição original.

Feito isso, comecei as verificações:
- Verifiquei as fixações da caixa de direção e seus coxins e estavam ok.
- As buchas da barra de direção também estavam ok
- Ao verificar a parte inferior da torre de suspensão, percebi que a mesma estava deslocada em relação ao tubo onde o amortecedor é montado. Fiz uma marcação da posição do tubo com a manga de eixo, e sai para teste e fiz com que o volante ficasse torto após uma curva. Com o problema presente, voltei para a oficina ainda com o volante torto, e ao verificar, percebi que as marcações que eu havia feito haviam se desencontrado.

Abaixo, uma imagem de onde ocorreu o problema:
torre.png
torre 1.png
Havia folga entre a ponta de eixo, feita de ferro fundido e montada sob interferência no tubo que aloja o amortecedor.


Ao retornar as torres originais do carro, o problema foi solucionado.

Abraço.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Alinhamento de direção

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

jorgeAP escreveu: 02 Out 2022, 22:47 No alinhamento foi desmontado a suspensão? Porque os Coxins, e rolamentos tem uma montagem em posição correta.
Então, não foi feita nenhuma desmontagem na suspensão, foram feitas trocas dos pneus, balanceamento e alinhamento total. Não foram trocados amortecedores por que estavam bons (eu mesmo trocara havia alguns meses). O problema começou ocorrer há cerca de alguns meses para cá. Demorou para eu perceber por que pensara que fosse desnível da pista ou vento lateral.
Abçs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Alinhamento de direção

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

luiz sle escreveu: 03 Out 2022, 15:22 Boa tarde!

Vou comentar a experiência semelhante que tive. Há alguns anos, adquiri um par de torres de suspensão usadas, oriundas de uma sucata. Fiz a montagem no carro, seguindo o manual de reparo, respeitando ângulos e posições, porém, deram problema. O problema sempre ocorria em curvas mais fechadas, onde se gira bastante o volante e com certa velocidade. Ao terminar a curva, o volante ficava torto para o lado esquerdo. Em uma das vezes fiz o teste de puxar rapidamente o volante no sentido contrário, e o volante voltou a posição original.

Feito isso, comecei as verificações:
- Verifiquei as fixações da caixa de direção e seus coxins e estavam ok.
- As buchas da barra de direção também estavam ok
- Ao verificar a parte inferior da torre de suspensão, percebi que a mesma estava deslocada em relação ao tubo onde o amortecedor é montado. Fiz uma marcação da posição do tubo com a manga de eixo, e sai para teste e fiz com que o volante ficasse torto após uma curva. Com o problema presente, voltei para a oficina ainda com o volante torto, e ao verificar, percebi que as marcações que eu havia feito haviam se desencontrado.

Abaixo, uma imagem de onde ocorreu o problema:

torre.png
torre 1.png

Havia folga entre a ponta de eixo, feita de ferro fundido e montada sob interferência no tubo que aloja o amortecedor.
Pois é sr Luiz vou ter que checar essas dicas que você me passou assim que tiver tempo. Muito obrigado por compartilhar suas experiências e orientação,
Abs,
Gilmar


Ao retornar as torres originais do carro, o problema foi solucionado.

Abraço.
Vectra 97 GLS
Responder