Monza GLS 2.0 EFI 96 com barulho estranho no cabeçote e fumaça azul no escapamento com cheiro de queimado.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Jean Costa
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Set 2022, 11:29
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Monza GLS 2.0 EFI 96 com barulho estranho no cabeçote e fumaça azul no escapamento com cheiro de queimado.

Mensagem não lida por Jean Costa »

Fala galera.
Sou novo aqui e estou tendo alguns problemas com meu Monza. Tenho um Monza GLS 2.0 EFI 96 e estou passando por uma experiência que muitos aqui já passaram, e lendo vários tópicos no grupo de pessoas que relataram o mesmo problema e conseguiram arrumar, foi ai que consegui resolver um dos problemas.

Então sem mais demora vamos lá, meu Monza sempre teve um problema que acho que é crônico de Monza , Kadett e Ipanema. Se não me engano, do nada parar de funcionar e de gerar centelha nos cabos de vela. Geralmente, quando dava esse problema no meu Monza, trocava o modulo HEI e tudo certo, voltava a funcionar, já troquei uns 3 módulos HEI desse carro, lembrando que isso não é direto tá pessoal. De uns dias para cá veio apresentando o mesmo problema, o carro de novo estava com dificuldade de ligar, as vezes funcionava e outras não, estranho que quando o motor esfriava tipo de um dia para o outro parado, não dava partida, mas quando o carro ligava e esquentava, podia deixar parado horas e voltar la e dar partida que pegava na hora, chegou um momento que realmente não ligava mais, só dava partida, verifiquei o cabo de vela que vai da bobina de ignição até a tampa do distribuidor e não tinha centelha, e novamente comprei mais um módulo HEI, troquei e dessa vez o carro não funcionou, sendo que antes eu trocava e funcionava, como não funcionou troquei outro componente do distribuidor como a bobina de indução e nada do carro funcionar, então eu fui na internet e comprei logo um distribuidor novo da marca EURO, troquei o distribuidor e o carro ameaça a pegar e nada, dessa vez o carro ameaçava a pegar só que o motor não girava, até que mais tarde no mesmo dia tentei dar partida novamente para ver se funcionava e o carro ligou, só que o mais estranho é que esta fazendo um barulho dentro do cabeçote do carro, como se fosse uma válvula travada sei lá e esta saindo uma fumaça azul com cheiro de queimado, meu Monza nunca saiu fumaça azul e sempre cuido do motor, isso que achei estranho, o carro agora esta funcionando mas com esse barulho e essa fumaça saindo do escapamento, queria uma ajuda pra entender o que pode ser isso e se alguém já passou por isso e podia me ajudar.

Algumas observações:
Cabos de velas e velas são novos.
O cabeçote foi retificado tem mais de 1 ano, sendo que depois que veio da retífica e montado, funcionou muito bem.
Distribuidor trocado e alinhado ao ponto de ignição correto.
Antes do carro dar esse problema no distribuidor, funcionava normal e não fazia esse barulho no motor e não tinha fumaça azul.
O carro quando parou de pegar, ficou parado duas semanas na garagem por não pegar.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 EFI 96 com barulho estranho no cabeçote e fumaça azul no escapamento com cheiro de queimado.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pela descricao do defeito, entendo que o defeito está na bobina impulsora do distribuidor original. Volte o original exsexatente a posição dos fios da bobina impulsora no conector.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Jean Costa
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Set 2022, 11:29
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 EFI 96 com barulho estranho no cabeçote e fumaça azul no escapamento com cheiro de queimado.

Mensagem não lida por Jean Costa »

Então amigo, o distribuidor que coloquei no carro é novo,
eu tirei o distribuidor original e coloquei um paralelo da marca EURO, então esse distribuidor já possui uma bobina impulsora nova, como informei na descrição foi trocado o distribuidor todo, como foi trocado o distribuidor, módulo HEI, rotor, bobina impulsora é tudo novo, não entendi o porquê da bobina impulsora estar ocasionando esse barulho e a fumaça no escapamento, só se algum componente desse distribuidor que comprei estiver com problemas como a bobina impulsora.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 EFI 96 com barulho estranho no cabeçote e fumaça azul no escapamento com cheiro de queimado.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Jean

Se você troca peças do seu Monza sem teste algum e sempre dá certo, sugiro trocar o motor para acabar com a barulheira e a fumaceira.

Desculpe a brincadeira, mas você disse que sempre que cessava a centelha você trocava o módulo HEI e resolvia...

Eu já substituí uns 5 HEIs no meu Monza atual, um GLS 2.0 1994, mas mesmo depois disso não posso dizer que isso é um problema crônico dos Monzas.
Meu primeiro Monza, um GLS 2.0 1994/95 nunca deu problema de módulo HEI. O atual também não deu durante 20 anos. Passou a dar depois que o HEI original deu problemas. Acredito que o problema seja a falta de qualidade dos módulos de reposição. Ou meu carro tem algum problema misterioso que torra módulos HEI. Problema que ele não tinha até a troca do primeiro HEI. :(

Já tive problema de falta de centelha cuja causa não era o HEI e sim o rotor do distribuidor, que apresentou uma rachadura mínima que jogava a centelha para o eixo do distribuidor.

Você disse que instalou um distribuidor Euro e conseguiu colocar a centelha no ponto. O Euro que comprei não permitia isso, visto que o eixo dele veio de fábrica montado errado. Nem atrasando tudo que podia ele ficava no ponto correto.

Sobre o ruído e a emissão de fumaça azul, isso é tipico de motor queimando óleo. Pode ser por um retentor de válvula, por algum anel de pistão...
Você disse que retificou o cabeçote há mais de um ano. Pode-se pensar em retentor de válvula.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Jean Costa
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Set 2022, 11:29
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 EFI 96 com barulho estranho no cabeçote e fumaça azul no escapamento com cheiro de queimado.

Mensagem não lida por Jean Costa »

Luiz Carlos entendi, muito obrigado pela ajuda, vou estar verificando essa questão do retentor de válvula, fiquei preocupado com o barulho e principalmente a fumaça azul, a fumaça do nada para de sair e depois volta a soltar fumaça de novo e com cheiro de queimado, geralmente fumaça azul nunca é um bom sinal, né? Então fiquei preocupado.
Sobre a peça que você trocou do módulo HEI, é normal essas peças esquentarem muito e danificam com o calor e com o tempo, aconselho você a comprar um módulo HEI Delphi, as pessoas que conheço aqui que possui Monza me recomendou a marca Delphi, durabilidade muito grande e sobre o distribuidor que comprei da marca EURO, eu coloquei ele no carro no ponto correto porque o meu distribuidor original de antes tinha a marcação, então eu coloquei quase na mesma posição do original que tinha a marcação, quando coloquei a primeira vez e tentei dar partida, ficava ameaçando a pegar e nada as vezes o ponteiro saia do zero do conta giro e ia la próxima do 10 e o motor querendo pegar, mas nada de pegar, ai do nada mais tarde bati a chave novamente e pegou, só que esse barulho e essa fumaça esta me incomodando.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 EFI 96 com barulho estranho no cabeçote e fumaça azul no escapamento com cheiro de queimado.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

aconselho você a comprar um módulo HEI Delphi
Jean

Já instalei módulos de várias marcas. O primeiro foi um Magneti Marelli, que durou um ano e pouco. O segundo foi um Delphi, acho que fabricado nos EUA, que durou menos do que isso. Eu até criei um tópico para contar a história triste dos vários módulos.
Por incrível que pareça, o HEI que durou mais foi um chinês, nem me lembro da marca.
Descobri que quem fabrica o Delphi atualmente (ou na última vez que comprei um módulo) é a Magneti Marelli. Os dois são exatamente iguais, coisa que não acontece com módulos de fabricantes diferentes. Sempre tem um detalhe que difere uns dos outros.

O pior disso tudo é que perdi a confiança no carro, por causa disso. Ando com um módulo zero no porta-malas. Além de outras peças, como tampa do distribuidor, rotor, etc.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza GLS 2.0 EFI 96 com barulho estranho no cabeçote e fumaça azul no escapamento com cheiro de queimado.

Mensagem não lida por tyo »

Jean Costa escreveu: 25 Set 2022, 18:16 Luiz Carlos entendi, muito obrigado pela ajuda, vou estar verificando essa questão do retentor de válvula, fiquei preocupado com o barulho e principalmente a fumaça azul, a fumaça do nada para de sair e depois volta a soltar fumaça de novo e com cheiro de queimado, geralmente fumaça azul nunca é um bom sinal, né? Então fiquei preocupado.
Sobre a peça que você trocou do módulo HEI, é normal essas peças esquentarem muito e danificam com o calor e com o tempo, aconselho você a comprar um módulo HEI Delphi, as pessoas que conheço aqui que possui Monza me recomendou a marca Delphi, durabilidade muito grande e sobre o distribuidor que comprei da marca EURO, eu coloquei ele no carro no ponto correto porque o meu distribuidor original de antes tinha a marcação, então eu coloquei quase na mesma posição do original que tinha a marcação, quando coloquei a primeira vez e tentei dar partida, ficava ameaçando a pegar e nada as vezes o ponteiro saia do zero do conta giro e ia la próxima do 10 e o motor querendo pegar, mas nada de pegar, ai do nada mais tarde bati a chave novamente e pegou, só que esse barulho e essa fumaça esta me incomodando.
Da uma conferida no ponto com pistola. Um distribuidor é completamente diferente do outro, trocou a marca original já não serve mais como referência.
O barulho que você escuta é na marcha lenta? Ele "acompanha" a rotação do motor?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Jean Costa
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Set 2022, 11:29
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 EFI 96 com barulho estranho no cabeçote e fumaça azul no escapamento com cheiro de queimado.

Mensagem não lida por Jean Costa »

Sim amigo, o barulho acontece na marcha lenta e acompanha a rotação do motor.
Responder