Re: Carburador
Enviado: 13 Set 2022, 10:25
Perfeito Luiz é isso mesmo, o 2E originalmente não tem erro o nível da boia. A boia original é de plástico e não tem nenhuma regulagem é montar com uma arruela de latão que fica perfeito e esqueci de falar na outra mensagem, não tem um número mágico de voltas no parafuso é fazendo como você disse, ir virando e quando der aquela "tremida" volta meia volta, mas cada carro é de um jeito.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑13 Set 2022, 09:42Como disse o tyo, não é normal o motor continuar funcionando ao se fechar totalmente o parafuso da gasolina ou etanol.quando eu apertei o parafuso da mistura por inteiro o carro deu umas tremidas, mas não morreu
Vamos ver por alto como funciona um carburador de nivel constante, esses todos usados nos nossos carros.
Durante o funcionamento normal do motor, em rotações bem acima da rotação de marcha lenta, o ar sugado pelos cilindros no tempo de admissão passa por um estreitamento no carburador (o tubo de Venturi), onde o ar é obrigado a aumentar a velocidade para poder passar. Isso diminui a pressão ali no venturi (princípio de Bernoulli, o mesmo que faz os aviões voarem. Nos aviões o formato das asas faz o ar que passa por cima delas circule com maior velocidade do que o que passa por baixo delas, assim diminuindo a pressão e criando sustentação ao avião) e o combustível é sugado da cuba do carburador e entra no coletor e de lá no cilindro que está em tempo de admissão.
Acontece que em marcha lenta o ar quase não passa pelo venturi, pois a borboleta abaixo dele está quase fechada. Assim, não é sugado o combustível. O motor morreria, se não existisse o circuito de combustível de marcha lenta.
O combustível da marcha lenta sai por um pequeno orifício, abaixo da borboleta. Como a borboleta está quase fechada, o vácuo abaixo dela é grande, pois continua havendo o tempo de admissão.
A quantidade de combustível é regulada por um parafuso com a ponta cônica. É nesse parafuso que regulamos a mistura, pois ao girar o parafuso no sentido horário, fecha-se mais o orifício e sai menos combustível por ele. Como a quantidade de ar que entra pela fresta da borboleta continua a mesma, a mistura empobrece.
Ao se regular a rotação da marcha lenta, atua-se nesse parafuso e também no parafuso batente da borboleta.
Inicialmente regula-se o parafuso batente para obter uma marcha lenta de acordo (em torno de 900 rpm).
Aí vai-se para o parafuso do combustível e gira-se o mesmo no sentido horário até o motor dar uma vacilada. Então volta-se meia volta.
Vai-se então de novo no parafuso do batente e regula-se novamente a rpm para 900.
Repete-se a regulagem no parafuso do combustível, e depois regula-se novamente a rpm.
Isso se repete até conseguir uma rotação boa com o parafuso do combustível o mais fechado possível.
Se ao fechar totalmente o parafuso o motor não morrer, está entrando combustível por onde não deveria, fora do circuito de combustível da marcha lenta.
Isso pode ser causado por giclês maiores do que o padrão, por corretores de ar maiores, vazamento interno e por uma coisa que muita gente não atenta, o nível da cuba.
Se um desses fatores estiver errado, o motor consegue sugar combustível do circuito normal mesmo estando na marcha lenta.
Os manuais de carburador citam o nível correto do combustível na cuba. Nível acima, mistura rica. Nível abaixo, mistura pobre, inclusive com batida de pino (grilo) no motor.
É isso. Como não lido com carburadores há pelo menos 15 anos, perdoem-me se eu errei em algum detalhe.
Abs