Carburador

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 13 Set 2022, 09:42
quando eu apertei o parafuso da mistura por inteiro o carro deu umas tremidas, mas não morreu
Como disse o tyo, não é normal o motor continuar funcionando ao se fechar totalmente o parafuso da gasolina ou etanol.

Vamos ver por alto como funciona um carburador de nivel constante, esses todos usados nos nossos carros.

Durante o funcionamento normal do motor, em rotações bem acima da rotação de marcha lenta, o ar sugado pelos cilindros no tempo de admissão passa por um estreitamento no carburador (o tubo de Venturi), onde o ar é obrigado a aumentar a velocidade para poder passar. Isso diminui a pressão ali no venturi (princípio de Bernoulli, o mesmo que faz os aviões voarem. Nos aviões o formato das asas faz o ar que passa por cima delas circule com maior velocidade do que o que passa por baixo delas, assim diminuindo a pressão e criando sustentação ao avião) e o combustível é sugado da cuba do carburador e entra no coletor e de lá no cilindro que está em tempo de admissão.

Acontece que em marcha lenta o ar quase não passa pelo venturi, pois a borboleta abaixo dele está quase fechada. Assim, não é sugado o combustível. O motor morreria, se não existisse o circuito de combustível de marcha lenta.
O combustível da marcha lenta sai por um pequeno orifício, abaixo da borboleta. Como a borboleta está quase fechada, o vácuo abaixo dela é grande, pois continua havendo o tempo de admissão.
A quantidade de combustível é regulada por um parafuso com a ponta cônica. É nesse parafuso que regulamos a mistura, pois ao girar o parafuso no sentido horário, fecha-se mais o orifício e sai menos combustível por ele. Como a quantidade de ar que entra pela fresta da borboleta continua a mesma, a mistura empobrece.

Ao se regular a rotação da marcha lenta, atua-se nesse parafuso e também no parafuso batente da borboleta.
Inicialmente regula-se o parafuso batente para obter uma marcha lenta de acordo (em torno de 900 rpm).
Aí vai-se para o parafuso do combustível e gira-se o mesmo no sentido horário até o motor dar uma vacilada. Então volta-se meia volta.
Vai-se então de novo no parafuso do batente e regula-se novamente a rpm para 900.
Repete-se a regulagem no parafuso do combustível, e depois regula-se novamente a rpm.
Isso se repete até conseguir uma rotação boa com o parafuso do combustível o mais fechado possível.

Se ao fechar totalmente o parafuso o motor não morrer, está entrando combustível por onde não deveria, fora do circuito de combustível da marcha lenta.

Isso pode ser causado por giclês maiores do que o padrão, por corretores de ar maiores, vazamento interno e por uma coisa que muita gente não atenta, o nível da cuba.

Se um desses fatores estiver errado, o motor consegue sugar combustível do circuito normal mesmo estando na marcha lenta.

Os manuais de carburador citam o nível correto do combustível na cuba. Nível acima, mistura rica. Nível abaixo, mistura pobre, inclusive com batida de pino (grilo) no motor.

É isso. Como não lido com carburadores há pelo menos 15 anos, perdoem-me se eu errei em algum detalhe. :lol:

Abs
Perfeito Luiz é isso mesmo, o 2E originalmente não tem erro o nível da boia. A boia original é de plástico e não tem nenhuma regulagem é montar com uma arruela de latão que fica perfeito e esqueci de falar na outra mensagem, não tem um número mágico de voltas no parafuso é fazendo como você disse, ir virando e quando der aquela "tremida" volta meia volta, mas cada carro é de um jeito.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

o nível da boia. A boia original é de plástico e não tem nenhuma regulagem é montar com uma arruela de latão que fica perfeito
Tyo

Nunca mexi num carburador de Monza. Nos que mexi, ou havia um gabarito para montagem da bóia (Chevette), ou mandava pesar a bóia numa balança de precisão, pois em alguns tipos de bóia ela permite, com o tempo, a penetração de combustível, ficando mais pesada. Eu cheguei a pesar umas 3 bóias que eu tinha, para escolher a mais leve. Sobre instalar e ficar dentro do padrão, será que com bóias paralelas isso também é certo? O distribuidor "made in China Euro" que comprei não dá ponto nem rezando. :lol:

Esse caso do colega está misterioso. Um motor com mistura rica se percebe facilmente. Pelo menos motores à gasolina. O cheiro, um embolamento do som no escape, etc. No motor do avião Douglas C-47 no qual trabalhei, mistura rica causava uma chama de até meio metro no escapamento. :lol:

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 13 Set 2022, 11:19, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 13 Set 2022, 10:48
o nível da boia. A boia original é de plástico e não tem nenhuma regulagem é montar com uma arruela de latão que fica perfeito
Tyo

Nunca mexi num carburador de Monza. Nos que mexi, ou havia um gabarito para montagem da bóia (Chevette), ou mandava pesar a bóia numa balança de precisão, pois em alguns tipos de bóia ela permite, com o tempo, a penetração de combustível, ficando mais pesada. Eu cheguei a pesar umas 3 bóias que eu tinha, para escolher a mais leve. Sobre instalar e ficar dentro do padrão, será que com bóias paralelas isso também é certo? O distribuidor "made in China Euro" que comprei não dá ponto nem rezando. :lol:

Esse caso do colega está misterioso. Um motor com mistura rica se percebe facilmente. Pelo menos motores à gasolina. O cheiro, um embolamento do som no escape, etc.

Abs
Então, tem boias paralelas que ai tem que regular por ela ter uma haste de latão ai da mais trabalho. Eu sei bem como é essas boias de carvão acabam absorvendo combustível. O meu vô tem um Opala com carburador DFV 446, já pesei muitas boias kk. O Chevette provavelmente tinha um DFV 228, o famoso pé de ferro, mas nenhum 2E usa boia de carvão seja original ou paralela. Bom mesmo são as boias de latão de alguns Holley, aquela dura mais que o carburador. Então esse carro do colega tá muito estranho mesmo, um consumo desse eu nunca vi ainda mais com o carro funcionando normal.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O Chevette provavelmente tinha um DFV 228, o famoso pé de ferro
Saíram Chevettes com carburador Solex e com Carburador DFV (que depois virou Weber e mais tarde Magneti Marelli).
Dizem que o Solex era melhor. Um problema que acontecia no DFV e não no Solex era na aceleração rápida. Se o motor ficasse parado muitos dias (e isso acontecia muito comigo, que largava o carro e passava 15 dias viajando de avião), o couro do injetor emperrava. O Solex usava um diafragma para isso. Não emperrava. Podia furar, mas era raro. A vantagem do DFV era justamente o tal pé de ferro. Quando dava folga no eixo da borboleta era possível substituir somente a base do carburador.

Troquei o carburador do meu Chevette 2 vezes. O motivo foi empenamento da tampa ou corrosão na cuba. Não dava mais para evitar vazamento. Pior que o último que comprei, um Magneti Marelli, estava há tanto tempo na prateleira que já veio com corrosão no fundo da cuba. Essa corrosão soltava micro fragmentos que entupiam os giclês. Fiquei na rua algumas vezes por causa disso. Aí procurei outro carburador mas não encontrei mais. Também, fiquei com o carro por mais de 30 anos.
Hoje ele roda com placa preta em Brasília.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Sim, saiu também o mini progressivo Solex 450 e saiu os últimos com 2E não sei se Chevette teve com Solex 40 eu acho que não o carburador do meu Monza ainda é o original, mas carros a álcool sofrem muito com corrosão, inclusive hoje em dia com injeção direta, bicos e bomba de alta sofrem muito com o etanol.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

tyo escreveu: 13 Set 2022, 12:13 Sim, saiu também o mini progressivo Solex 450 e saiu os últimos com 2E não sei se Chevette teve com Solex 40 eu acho que não o carburador do meu Monza ainda é o original, mas carros a álcool sofrem muito com corrosão, inclusive hoje em dia com injeção direta, bicos e bomba de alta sofrem muito com o etanol.
Como mini progressivo eu conheço só o Weber 450, rs! Ele saiu muito em motores VW 1.6 de Passat, Gol e Voyage.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

tyo escreveu: 13 Set 2022, 10:25
...o 2E originalmente não tem erro o nível da boia. A boia original é de plástico e não tem nenhuma regulagem é montar com uma arruela de latão que fica perfeito...
Vale lembrar que no caso do Brosol 2E7, a regulagem da boia se faz aumentando ou diminuindo as arruelas na válvula estilete.

Abs,


Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

não sei se chevette teve com solex 40 eu acho que não
tyo

Meu Chevette era ano 1975 modelo 1976, com motor 1.4.
Na época saíam Chevettes com carburador DFV 228 ou Solex H34-pdsi. A partir de 76 acho que a coisa mudou. E mais tarde até carburador de corpo duplo (ou duplo estágio, não tenho certeza) o Chevette usou.
Screenshot_139.jpg
Screenshot_138.jpg
fv
Só agora vi que o Solex também permitia a substituição da base. Eu achava que só o DFV.
A DFVasconcelos era especializada em fabricar instrumentos óticos. Acho que até hoje. Carburador parece que foi uma fase somente.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 13 Set 2022, 12:45, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder