Carburador

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

RafaelChesca26 escreveu: 15 Set 2022, 22:02 O que no caso seria?
A bomba com o diafragma furado vazando álcool para dentro do cabeçote ou então um excesso violento, lavando os cilindros de combustível e escorrendo para o cárter.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
RafaelChesca26
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Set 2022, 09:07
Cidade: São paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por RafaelChesca26 »

Então esse gasto pode estar vindo da bomba?
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

RafaelChesca26 escreveu: 16 Set 2022, 11:22 Então esse gasto pode estar vindo da bomba?
Pode sim.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Então esse gasto pode estar vindo da bomba?
Rafael

Não tenho muita experiência em Monzas carburados, como já disse anteriormente, mas todas as bombas de combustível que conheço possuem um dreno por onde a gasolina ou o etanol vazam se o diafragma estiver furado.

As bombas de alguns carros, como fusca, que possuem tipo uma alavanca de acionamento, não possuem vedação, mas a bomba do Chevette, como acredito ser a do Monza, possui um tipo de acionamento que exige uma guarnição entre o carter e o diafragma.
O dreno citado, cuja finalidade é acusar diafragama furado, também acusa óleo saindo do carter (no caso de bombas que ficam no cárter, como a do Chevette), se a guarnição estiver defeituosa.

Caso fure o diafragma, pode até passar etanol para dentro do motor, mas certamente também vai sair pelo dreno da bomba.

Bomba de combustível mecânica de Monza, Kadett, Ipanema anterior a 1992 (BROSOL 243141)
Bomba combustível mecânica Monza.jpg
Veja esse tópico antigo:

https://www.monzeiros.com/forum/viewtop ... 15#p260515

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

não se consegue uma bomba de combustível com qualidade mais. Independente da marca.
Eu não sou conservador quando se trata de componentes mecânicos, mas eu preferia as bombas antigas, que não eram descartáveis.
Nelas era possível examinar o diafragma removendo a parte superior da mesma, mesmo sem removê-la do motor.
Nessas descartáveis nunca se sabe o estado do diafragma, até começar a vazar.

Sem contar que comprar só o diafragma saía muito mais barato do que comprar a bomba completa.Você podia programar uma troca preventiva, tipo uma vez por ano, ou depois de determinada quilometragem.
Dizem que a mudança foi para facilitar, mas na verdade foi para aumentar o lucro dos fabricantes.

É como fazem atualmente com os alternadores. Poucos eletricistas desmontam um alternador para substituir um jogo de escovas ou um regulador de voltagem interno. Preferem empurrar um alternador remanufaturado. Que custa até mais caro que um novo. Já precisei substituir o alternador Delco Remy do meu Monza anterior e acabei comprando um Bosch novo. Paguei mais barato do que pediam por um remanufaturado pela Wapsa.
Mas no caso eu havia perdido a confiança no Delco. Fui "emprenhado pelo ouvido" aqui no fórum. Vários usuários diziam que o Delco Remy, alternador fabricado na Coréia do Sul e original do meu Monza 94/95, era uma porcaria. Hoje ele está instalado no meu Monza atual. E é mais potente que o Bosch (80A contra 75A do Bosch)

Nota: O alternador Delco Remy estava bom. O que estava ruim era o cabo de saída do alternador, componente crítico no Monza. Esse cabo forma zinabre e vai dificultando a passagem da energia. No Monza anterior eu substituí o chicote, depois de instalar o alternador Bosch novo e o problema continuar. Acabei ficando com um alternador reserva. No Monza atual não encontrei o chicote para substituir, então refiz parte dele, a parte que vai do motor de arranque até o alternador. Aproveitei e instalei logo dois cabos ao invés de um. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 16 Set 2022, 19:14
Então esse gasto pode estar vindo da bomba?
Rafael

Não tenho muita experiência em Monzas carburados, como já disse anteriormente, mas todas as bombas de combustível que conheço possuem um dreno por onde a gasolina ou o etanol vazam se o diafragma estiver furado.

As bombas de alguns carros, como fusca, que possuem tipo uma alavanca de acionamento, não possuem vedação, mas a bomba do Chevette, como acredito ser a do Monza, possui um tipo de acionamento que exige uma guarnição entre o carter e o diafragma.
O dreno citado, cuja finalidade é acusar diafragama furado, também acusa óleo saindo do carter (no caso de bombas que ficam no cárter, como a do Chevette), se a guarnição estiver defeituosa.

Caso fure o diafragma, pode até passar etanol para dentro do motor, mas certamente também vai sair pelo dreno da bomba.

Bomba de combustível mecânica de Monza, Kadett, Ipanema anterior a 1992 (BROSOL 243141)
Bomba combustível mecânica Monza.jpg

Veja esse tópico antigo:

https://www.monzeiros.com/forum/viewtop ... 15#p260515

Abs
Ela tem esse ladrão sim Luiz, mas as vezes não vê vazar por conta do calor do motor, o combustível evapora muito rápido.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carburador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Ela tem esse ladrão sim Luiz, mas as vezes não vê vazar por conta do calor do motor, o combustível evapora muito rápido.
Tyo

Uma das coisas que eu sempre critiquei foi a ausência de mangueiras ou tubinhos de dreno, que levassem todo tipo de vazamento (bomba de combustível do carburado, bomba d'água, etc) para fora do compartimento do motor. Como era nos motores de avião nos quais trabalhei.
Todo componente que tivesse um retentor de óleo, por exemplo, tinha uma tubulação até lá embaixo.
Esse dreno da bomba de combustível, então, gotejando sobre o motor quente, é algo perigoso.Teoricamente pode até gerar um incêndio.
Tive uma vez um problema de selo de bomba d'água que me pegou em viagem. Se houvesse uma mangueirinha jogando a água para baixo do carro eu teria percebido o problema em casa, na garagem. Como gotejava sobre o motor quente e evaporava, só percebi quando o selo do rolamento estourou de vez. :(

Será que ia encarecer demais o carro? :(

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Carburador

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Então pessoal, uma vez deixei meu Monza para dar um banho de tinta numa oficina de pintura e depois de um pouco mais de uma semana quando fui pegar o carro e saí na estrada para ir embora o carro começou a falhar muito. Parei para ver o que estava acontecendo e acreditem, o óleo estava todo contaminado com o combustível, no caso o álcool. Na época eu não tinha nenhuma experiência e não tinha a mínima ideia do que poderia ter acontecido. e por incrível que pareça era a agulha da boia do carburador que emperrou e o combustível passara direto para o cárter via camisa/pistões. Apenas troquei o óleo lubrificante. Depois disso fiquei com o Monza mais uns 4 anos sem nenhum problema. (meu primeiro Monza SLE 1985 carburador simples, isso foi em 1996 :lol: )
Estou contando essa história por que a tendência da maioria de nós é que logo que há contaminação do óleo lubrificante já pensamos em junta do cabeçote ou problema na bomba de combustível, no caso dos carburados. :roll:

Abraços a todos,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder