Mangueira do Tanque

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mangueira do Tanque

Mensagem não lida por tyo »

Bom dia. Fui trocar a mangueira de saída e de retorno do tanque do meu Monza (por baixo perto da roda traseira direita) e percebi que ao tirar a mangueira não vazou gasolina e assoprando ela, ai sim começa a vazar. Isso é normal ou tem alguma coisa entupida? A de retorno mesmo assoprando o ar entra para o tanque mas não vaza combustível nenhum. Eu pexei com a boca antes de assoprar e veio combustível, mas não não vazou nada ai assoprando que começou a vazar.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: mangueira do tanque

Mensagem não lida por luiz sle »

tyo escreveu: 28 Ago 2022, 10:06 Bom dia. Fui trocar a mangueira de saída e de retorno do tanque do meu Monza (por baixo perto da roda traseira direita) e percebi que ao tirar a mangueira não vazou gasolina e assoprando ela, ai sim começa a vazar. Isso é normal ou tem alguma coisa entupida? A de retorno mesmo assoprando o ar entra para o tanque mas não vaza combustível nenhum. Eu pexei com a boca antes de assoprar e veio combustível, mas não não vazou nada ai assoprando que começou a vazar.
Boa tarde!

Ao remover a mangueira da linha de combustível, mesmo com nível baixo é normal vazar rapidamente o combustível dentro do tanque. Como você soprou e não percebeu obstrução nas conexões do tanque, uma possível causa é defeito no respiro do mesmo. Verifique se o respiro está desobstruído. O respiro do veículo original movido à gasolina até o ano e modelo de 1989, fica no gargalo de combustível, junto com um pequeno filtro. A partir do modelo 1990 o sistema de respiro é diferente, devido a adoção do cânister.

Fiz recentemente esse pequeno vídeo, demonstrando um acidente que tive com esse respiro pra que você localize com facilidade:


A obstrução desse sistema causa a dificuldade do combustível sair do tanque devido a pressão negativa que se cria.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: mangueira do tanque

Mensagem não lida por tyo »

luiz sle escreveu: 28 Ago 2022, 12:17
tyo escreveu: 28 Ago 2022, 10:06 Bom dia. Fui trocar a mangueira de saída e de retorno do tanque do meu Monza (por baixo perto da roda traseira direita) e percebi que ao tirar a mangueira não vazou gasolina e assoprando ela, ai sim começa a vazar. Isso é normal ou tem alguma coisa entupida? A de retorno mesmo assoprando o ar entra para o tanque mas não vaza combustível nenhum. Eu pexei com a boca antes de assoprar e veio combustível, mas não não vazou nada ai assoprando que começou a vazar.
Boa tarde!

Ao remover a mangueira da linha de combustível, mesmo com nível baixo é normal vazar rapidamente o combustível dentro do tanque. Como você soprou e não percebeu obstrução nas conexões do tanque, uma possível causa é defeito no respiro do mesmo. Verifique se o respiro está desobstruído. O respiro do veículo original movido à gasolina até o ano e modelo de 1989, fica no gargalo de combustível, junto com um pequeno filtro. A partir do modelo 1990 o sistema de respiro é diferente, devido a adoção do cânister.

Fiz recentemente esse pequeno vídeo, demonstrando um acidente que tive com esse respiro pra que você localize com facilidade:


A obstrução desse sistema causa a dificuldade do combustível sair do tanque devido a pressão negativa que se cria.

Abraço.

Ok vou verificar o respiro, muito obrigado mesmo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: mangueira do tanque

Mensagem não lida por tyo »

Acabei de conferir, levantei o carro e assoprei o respiro aparentemente está desentupido, o ar flui facil, mas vou trocar o filtrinho do respiro preventivamente, pois parece ser original está um fóssil, kkk!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Mangueira do Tanque

Mensagem não lida por tyo »

A situação que estava o coitado, kk! Comprei um pelo ML e vai chegar amanhã, ai conto se deu certo. Tinha ficado na rua esses dias e pensei que fosse a bomba morrendo, agora já sei o culpado.
e35d577d-98d7-455a-a8c3-ad042669b249.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Mangueira do Tanque

Mensagem não lida por luiz sle »

Tyo,

É normal encontrar alguma resistência na passagem do ar. No vídeo, eu mostro que há um restritor na mangueira original, que vai ligada ao gargalo, mas mesmo com dificuldade o ar deve passar. Todavia, a troca desse pequeno filtro será bem-vinda. Pode também remover a tampa do gargalo para testes.

Caso ainda assim perceba dificuldades pro combustível passar pelas saída e retorno do tanque, terá que verificar quanto a obstrução por sujeira.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Mangueira do Tanque

Mensagem não lida por tyo »

Boa tarde. Troquei o filtrinho e resolveu o problema. Muito obrigado pela ajuda.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder