SUSPENSÃO - MONZA S/R

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

SUSPENSÃO - MONZA S/R

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa tarde, pessoal!

Estou criando esse tópico, com a intenção de auxiliar quem possua Monza S/R, e vá fazer manutenção na suspensão. Visto que o modelo teve alguns ajustes de amortecedores comparado aos demais, tive certa dificuldade em encontrar a aplicação correta para troca no meu carro, então deixo aqui registrado as informações que reuni/consegui.

Na suspensão traseira, as molas são as mesmas que aplicam os demais Monza hatch, código 90147219! A diferença teoricamente é nos amortecedores. Explico isso abaixo:
IMG_E6431.JPG

Os amortecedores traseiros Cofap, removidos do carro, ainda possuíam a capa metálica (há mais de 10 anos, estão vindo com a proteção plástica). Código B47480. Esses, têm possibilidade de já terem sido substituídos, pois não têm código GM estampado à peça. De acordo com o CEP CHEV, o código é 94644422, e aplica todos os modelos de 1982/1990. Por isso a suspeita de já terem sido trocados.
IMG_6452.JPG

Foram substituídos pelos Cofap 94651708, que de acordo com o CEP CHEV aplicam o Monza S/R.
1.png

Na suspensão dianteira, não temos aplicação correta de amortecedores no CEP CHEV. Existem alguns códigos para os anos de 1992/1996. Abaixo disso, há menção apenas de um código Monroe, mas que aplica os anos de 1982 até 1996, o que acredito que seja uma informação errônea.

Até o momento, apenas achei o código Cofap 322024, que segundo a etiqueta que veio junto a caixa, aplica Monza S/R e automático. Não possuo o código GM:
1.png
5.png
As molas dianteiras originais do meu carro, são código 90125336. De acordo com o CEP CHEV, aplicam Monza 1982/1990 com ar-condicionado:
IMG_6357.JPG
Caso alguém tenha informações ou dúvidas à complementar, comentem a vontade.

Abraços.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: SUSPENSÃO - MONZA S/R

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa tarde, pessoal!

Consegui o código os códigos corretos, via CEP CHEV IMPRESSO.

O CEP CHEV, tanto impresso como o digital, divide os modelos do Monza em letras, assim como gravado na plaqueta de identificação do veículo.

G08: HATCH SL
G11: SEDAN SL/GL - 2 PORTAS
G69: SEDAN SL/GL - 4 PORTAS
K08: HATCH SL/E
K11: SEDAN SL/GL - 2 PORTAS
K69: SEDAN SLE/GLS - 4 PORTAS
L11:SEDAN CLASSIC - 2 PORTAS
L69: SEDAN CLASSIC - 4 PORTAS
M08: HATCH S/R

O código correto dos amortecedores dianteiros Monza S/R, ou para Monza SL-SL/E COM TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA, é 94644436. Confere com a primeira mensagem do tópico, com o código Cofap 322024.
4.png

É possível observar algo interessante: os Monza Classic, tinham amortecedores com códigos dedicados, diferente dos demais. Logo, sua calibração deve ser diferente também.

Um agradecimento especial ao nosso amigo avvsilva, por ter nos fornecido essa informação do seu catálogo impresso.

Abraços.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: SUSPENSÃO - MONZA S/R

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O curioso é que consta AC Delco, mas não diz se é Cofap ou Monroe. O GM costuma usar códigos diferentes nas peças que tem fabricantes diferentes para mesma aplicação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: SUSPENSÃO - MONZA S/R

Mensagem não lida por luiz sle »

Carlos A. Freire escreveu: 08 Ago 2022, 17:45 O curioso é que consta AC Delco, mas não diz se é Cofap ou Monroe. O GM costuma usar códigos diferentes nas peças que tem fabricantes diferentes para mesma aplicação.

Abs,

Carlos Freire
Carlos,

É verdade. Os amortecedores traseiros que comprei vieram na embalagem GM, da Marca Cofap. O certificado de garantia presente dentro da embalagem, realmente é Ac Delco. E no catálogo o código 94651708 referente é Ac Delco.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: SUSPENSÃO - MONZA S/R

Mensagem não lida por jorgeAP »

Difícil achar amortecedor por essas numeração. Tinha comigo um catálogo Cofap que fazia referência a amortecedor dianteiro Monza específico para câmbio automático. Porém não achei em nenhuma loja ou internet o amortecedor especificado no catálogo.
Todos lojistas falam em um único amortecedor para Monza manual ou automático. Penso diferente, pois é um carro mais pesado. Mas nem no site Cofap a gente acha tal numeração, do próprio catálogo.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: SUSPENSÃO - MONZA S/R

Mensagem não lida por luiz sle »

jorgeAP escreveu: 10 Ago 2022, 01:24 Difícil achar amortecedor por essas numeração. Tinha comigo um catálogo Cofap que fazia referência a amortecedor dianteiro Monza específico para câmbio automático. Porém não achei em nenhuma loja ou internet o amortecedor especificado no catálogo.
Todos lojistas falam em um único amortecedor para Monza manual ou automático. Penso diferente, pois é um carro mais pesado. Mas nem no site Cofap a gente acha tal numeração, do próprio catálogo.
Jorge,

É natural que com o passar dos anos, as indústrias unificarem produtos, devido a redução de sua procura pelos consumidores, e para economizar em seus processos produtivos. Por isso tanto seu catálogo mais antigo Cofap, quanto os códigos que postei existiam. Nem mesmo o CEP CHEV digital tem tais informações, que os catálogos impressos antigos possuíam.

E sim, há diferenças nos amortecedores, SL-SL/E automático, como no modelo Classic conforme mencionei.

Hoje em dia, é muito difícil achar as peças com aplicação correta ao modelo. Exige um garimpo de peças de estoque antigo, e que elas ainda estejam em bom estado de funcionamento.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: SUSPENSÃO - MONZA S/R

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Alô pessoal.

Catálogos da Cofap/Magneti Marelli, Monroe e Nakata (amortecedor comum,o tipo pressurizado não consta como aplicável a Monza).

https://www.mmcofap.com.br/resultado-bu ... bresultado

https://www.monroe.com.br/catalogo/prod ... dYear=1159

https://www.monroe.com.br/catalogo/prod ... dYear=1149

https://www.catalogonakata.com.br/produ ... tors-monza

Nota: Quando comprei amortecedores Cofap numa loja de autopeças, com o logo GM, me deram garantia de 1 ano. Na oficina onde instalei os amortecedores, o dono disse que se eu comprasse com ele teria 2 anos de garantia. Achei interessante divulgar isso, embora tardiamente. :?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: SUSPENSÃO - MONZA S/R

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu usei os amortecedores Gás Premiun da Monroe e não usaria novamente amortecedores a gás no meu Monza, rs!
Os amortecedores que compro original GM na Accioly, em geral são Cofap com logo GM e sempre me deram garantia de 2 anos. Inclusive eu cheguei a usar a garantia uma das vezes. No meu caso, trocaram o par tarseiro que um deles estava com defeito.
Também usei garantia no Monroe, também trocaram o par traseiro por conta de defeito em um deles.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder