Plugue do chicote - computador de bordo
Enviado: 31 Mai 2022, 01:33
Bom dia, pessoal!
Adquiri o kit completo de computador de bordo de um Monza Classic 1989 à gasolina, e já instalei no meu Monza (álcool). Vieram:
- Chicote completo
- Sensor de vazão
- Sensor de temperatura externa.
- *o sensor de velocidade eu já tinha (8 pulsos)*
A instação ficou completamente original, inclusive a ligação na caixa de fusíveis. Todas as funções do CB funcionam bem (l/h, média de km/l, média de velocidade, temp. externa), com exceção da autonomia, que é a dúvida principal desse tópico.
- Ao desligar a bateria do carro e ligar novamente, o CB dá uma autonomia condizente com o combustível no tanque. Porém ao começar a andar alguns quilômetros com o carro, essa autonomia despenca, e não demora muito para começar piscar "50 km" de autonomia no CB, sendo que o que há no tanque, daria para rodar seguramente muito mais que isso.
Acredito que isso, se deva pelo conjunto ser de um Monza à gasolina. Porém não há diferença no chicote, nem tanto no CB. A única diferença que encontrei, é com relação a um plug no chicote, conforme imagem abaixo:
Acredito que sejam aterramentos. Um dos fios (marrom), é o terra, os outros dois (um marrom com listra branca e o outro, preto com listra vermelha), são fios que vão para o CB e, se aterrados, indicam os parâmetros do veículo (álcool, gasolina).
O conector, vem com 3 fios do chicote, e é jumpeado por esse plug na ponta. Acredito que seja nesse ponto, onde se diferencia álcool x gasolina. Nesse chicote em específico, o jump é feito do fio marrom, para o marrom com listras brancas.
A efeito de teste, removi o plug do chicote, para ver se muda algum parâmetro do CB, e retorno depois com as percepções.
Alguém poderia confirmar essa teoria?
Abraços.
Adquiri o kit completo de computador de bordo de um Monza Classic 1989 à gasolina, e já instalei no meu Monza (álcool). Vieram:
- Chicote completo
- Sensor de vazão
- Sensor de temperatura externa.
- *o sensor de velocidade eu já tinha (8 pulsos)*
A instação ficou completamente original, inclusive a ligação na caixa de fusíveis. Todas as funções do CB funcionam bem (l/h, média de km/l, média de velocidade, temp. externa), com exceção da autonomia, que é a dúvida principal desse tópico.
- Ao desligar a bateria do carro e ligar novamente, o CB dá uma autonomia condizente com o combustível no tanque. Porém ao começar a andar alguns quilômetros com o carro, essa autonomia despenca, e não demora muito para começar piscar "50 km" de autonomia no CB, sendo que o que há no tanque, daria para rodar seguramente muito mais que isso.
Acredito que isso, se deva pelo conjunto ser de um Monza à gasolina. Porém não há diferença no chicote, nem tanto no CB. A única diferença que encontrei, é com relação a um plug no chicote, conforme imagem abaixo:
Acredito que sejam aterramentos. Um dos fios (marrom), é o terra, os outros dois (um marrom com listra branca e o outro, preto com listra vermelha), são fios que vão para o CB e, se aterrados, indicam os parâmetros do veículo (álcool, gasolina).
O conector, vem com 3 fios do chicote, e é jumpeado por esse plug na ponta. Acredito que seja nesse ponto, onde se diferencia álcool x gasolina. Nesse chicote em específico, o jump é feito do fio marrom, para o marrom com listras brancas.
A efeito de teste, removi o plug do chicote, para ver se muda algum parâmetro do CB, e retorno depois com as percepções.
Alguém poderia confirmar essa teoria?
Abraços.