Achei esse vídeo no YouTube, aparentemente é uma excelente opção a quem deseja substituir o carburador sem nem ao menos trocar o cabeçote, reduzindo bastante o custo da mudança. Esse coletor teoricamente se aplica aos motores fase 2 (de 87 até 91).
Achei a imagem e código do coletor:
Coletor admissão blazer EFi.png
90448831 - Não consta no CepChev.
Luiz Fernando.
Re: Transformar carburado para injetado
Enviado: 05 Abr 2022, 20:02
por Luiz Carlos (Rio)
Olá pessoal.
O coletor é apenas uma das peças que precisariam ser substituídas para transformar um Monza carburado em injetado.
São tantas que eu nem conseguiria citar todas de cabeça. Distribuidor, Corpo da borboleta e seus sensores, ECU, chicotes elétricos, bobina, etc.
Eu acho que não compensa. Melhor garimpar um carburador. Ou comprar um Monza com injeção de fábrica.
Tive vários carros durante décadas, e todos antes do Monza usavam carburadores. No Chevette, que possuí durante 32 anos, substituí o carburador 3 vezes, sempre por novos. Mas poderia ter recondicionado, mas havia novos disponíveis e preferi comprar novo. O último estava estocado há muitos anos e já veio com problemas de corrosão interna.
Apesar da injeção eletrônica ser mais avançada e dar menos problemas e manutenção, um carburador em bom estado e bem ajustado é suficiente para dar a um dono de Monza o prazer de dirigir um carrão.
O coletor é apenas uma das peças que precisariam ser substituídas para transformar um Monza carburado em injetado.
São tantas que eu nem conseguiria citar todas de cabeça. Distribuidor, Corpo da borboleta e seus sensores, ECU, chicotes elétricos, bobina, etc.
Eu acho que não compensa. Melhor garimpar um carburador. Ou comprar um Monza com injeção de fábrica.
Tive vários carros durante décadas, e todos antes do Monza usavam carburadores. No Chevette, que possuí durante 32 anos, substituí o carburador 3 vezes, sempre por novos. Mas poderia ter recondicionado, mas havia novos disponíveis e preferi comprar novo. O último estava estocado há muitos anos e já veio com problemas de corrosão interna.
Apesar da injeção eletrônica ser mais avançada e dar menos problemas e manutenção, um carburador em bom estado e bem ajustado é suficiente para dar a um dono de Monza o prazer de dirigir um carrão.
Abs
Bom dia, Xará e amigos!
Concordo com você, já fiz a mudança de carburador para MPFI e para que o sistema funcione como original, as modificações são diversas, é muito custoso e trabalhoso. Hoje, prefiro que o carro continue com o sistema de alimentação de fábrica.
Tinha uma galera aqui do fórum que trocava os motores dos Monza para poder usar injeção eletrônica, com esse coletor da Blazer/S10, viabiliza boa parte do processo. A instalação EFI num Monza carburado pode ficar como de fábrica, mas para isso o ideal é que se remova o sistema completo de outro veículo baixado. Tanque, bomba com seu suporte e filtro, linha de combustível, chicotes, TBI, distribuidor e bobina.
Luiz Fernando.
Re: Transformar carburado para injetado
Enviado: 29 Abr 2024, 14:09
por paulo henrique lemos
Boa tarde.
Eu estou com esse projeto para fazer.
Estou com o kit EFI completo, inclusive o coletor da Blazer/S.10 2.2, além do kit completo, mais alguma modificação que tenho de fazer?
Re: Transformar carburado para injetado
Enviado: 08 Jul 2024, 13:06
por Hilário
paulo henrique lemos escreveu: ↑29 Abr 2024, 14:09
Boa tarde.
Eu estou com esse projeto para fazer.
Estou com o kit EFI completo, inclusive o coletor da Blazer/S.10 2.2, além do kit completo, mais alguma modificação que tenho de fazer?
Sim. Troque logo o Monza por um carro que já veio "injetado" de fábrica. Como este belíssimo Vectra GLS 97 em estado de colecionável (só mais 3 anos para ficar apto para placa preta). O carro só teve dois donos e é completo.
E quando digo que ele é completo, ele é completo mesmo.