Ferramenta para travar o motor.

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
chevrolongo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Dez 2019, 23:38
Cidade: Santa Victoria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Ferramenta para travar o motor.

Mensagem não lida por chevrolongo »

20210217_111204.jpg
20210217_111146.jpg
20210217_111055.jpg
Ferramenta para travar o motor.

Com uma polia velha que pode ser obtida em ferro velho ou mancha, e um pedaço de ferro (chapa de ferro entre 6 mm de espessura x 25 mm de largura x 120 mm de comprimento, medidas aproximadas) podemos fazer uma ferramenta artesanal para travar o motor e ser capaz de afrouxar a porca do virabrequim, por exemplo. , o eixo de acionamento da válvula com a polia ligada e outras tarefas que precisam bloquear o motor. Verificado. É muito seguro e eficiente.

Primeiro coloque o motor em sincronia, a seguir coloque a polia que conseguimos em seu lugar com seus quatro parafusos apertados e apresente a placa de ferro que servirá de trava; Marque a placa de ferro que servirá de trava na polia no local mais adequado para que ao girar encontre algo da carroceria onde ela trava, (no meu caso adaptei para travar na longarina do chassi) Em seguida, se marcado, pegue a bancada e solde a placa na polia como pode ser visto na foto.

Para o trabalho em vicebersa é feito com um bloco de madeira no verso apoiando a chapa de ferro que serve de trava no bloco de madeira. Esta ferramenta sempre será posicionada como se fosse a polia normal, com seus quatro parafusos apertados. É facil! Espero que a contribuição seja útil.
Sorte. Saudações!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4211
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ferramenta para travar o motor.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

De fato faz falta uma ferramenta para travar o girabrequim.
Eu precisei trocar a bomba d'água e travei o motor usando uma ferramenta que eu havia comprado alguns anos atrás para travar o volante do motor do meu Fiat Mille EX, para poder substituir a correia dentada dele. Só que a ferramenta que encontrei era para motor Fire e meu Fiat tem motor Fiasa.
Fiz um corte com esmeril na ferramenta (linha tracejada vermelha) para passar um parafuso e serviu no meu Mille.

Experimentei recentemente no meu Monza e funcionou também. Só é preciso remover uma chapinha que protege a cremalheira e fixar a ferramenta.
Não me recordo em qual buraco inseri o parafuso para fixar a ferramenta.

Olha ela aqui:
trava volante.png
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
chevrolongo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Dez 2019, 23:38
Cidade: Santa Victoria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ferramenta para travar o motor.

Mensagem não lida por chevrolongo »

índice.jpg
Claro Luiz Carlos, uma das opções é comprar a ferramenta certa que foi fabricada para o veículo específico, mas aqui não costumam importar ferramentas para o Monza, e as que estão disponíveis são caras, então tem que administrar. Com este dispositivo realizava todas as operações que precisava para travar o motor sem nenhum incômodo, uma polia velha em um raspador custa muito pouco e é só para soldar uma chapa de ferro nela.

Já que estamos falando nisso, agora só preciso trocar o disco de embreagem e preciso da ferramenta que puxa o eixo piloto, e já vi no Brasil, mas não aqui. Talvez você ou algum monzeiro possa me dizer qual é o passo da rosca do parafuso daquela ferramenta, o parafuso que é aparafusado no eixo piloto. Com esses dados eu poderia fazer um caseiro. Obrigado. Um abraço.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder