Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑21 Nov 2020, 00:24
Sobre o retardo no avanço da centelha, citado como normal pelo colega na postagem anterior à minha, isso não procede. A todo aumento de rotação deve haver um avanço proporcional na centelha.
Felipe respondeu:
Sim. Disse na minha mensagem que a ignição avança na medida que a rotação sobe. Digo que ele atrasa, no momento, por exemplo, que o motorista soca o pé no acelerador subitamente (onde o motor perde vácuo), mas em instantes ele vai adiantando na medida que a rotação sobe. Ou seja, em 900 rpm o avanço é Xº APMS, em 3500 rpm será (X+Y)ºAPMS e assim por diante.
Felipe, vou relembrar aqui o que você escreveu, caso você tenha esquecido: "
Numa aceleração é perfeitamente normal o avanço atrasar, inclusive para menos de zero (Xº DPMS) e em seguida, de forma gradual, na medida que a rotação sobe o ponto vai adiantando até que a borboleta pare na posição solicitada pelo motorista, o vácuo do motor atinja um valor X mmHg, o ponto estabiliza nos Y ºAPMS necessários para o melhor rendimento naquela condição de carga x rotação."
Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑21 Nov 2020, 00:24
Se você desligar a mangueirinha do corretor à vácuo, ao acelerar sentirá como se o carro estivesse com o freio de mão puxado. Isso porque o avanço centrífugo tem uma certa inércia para atuar, e o corretor à vácuo, que é mais rápido, atua até o avanço centrífugo "acordar".
Felipe respondeu:
Exatamente. Nos modelos carburados funciona dessa maneira, mas não se compara ao EFI. Pois o avanço a vácuo, como disse, serve para compensar a inércia existente para o avanço centrífugo entrar. Isso em virtude de uma condição mecânica, penso eu. É claro, sei que a dinâmica de funcionamento é a mesma, ou muito semelhante. Mas no EFI, o gerenciamento da ignição é eletrônico. Ou seja, é instantâneo.
Isso que eu citei sobre os motores com avanço centrífugo e corretor à vácuo foi só para demonstrar que o avanço da centelha obrigatoriamente tem de acompanhar o aumento da RPM. Mas o efeito, seja nos carburados, seja nos injetados, é o mesmo. Isso que você escreveu não tem sentido algum. Não entendi também isso de você querer me ensinar que o avanço no EFI é comandado eletronicamente. Daqui a pouco vai querer me ensinar a ler e escrever, pelo jeito.
Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑21 Nov 2020, 00:24
Voltando ao que você citou, do avanço atrasar durante acelerações, com a pistola instalada, isso não tem porque acontecer, já que o distribuidor do Monza EFI não tem um sistema de avanço. Se você colocar o jumper na tomada, eliminando o avanço de responsabilidade da UCE, para qualquer rotação do motor o avanço permanecerá o mesmo.
Felipe respondeu:
Acho que o colega se referiu a verificar o avanço, com a pistola, sem o jumper na tomada de diagnose. Ou seja, verificou com o motor em funcionamento normal. Eu mesmo, já fiz isso e sempre faço isso quando mexo em algum Monza ou Kadett EFI, com minha pistola de ponto. Faço isso pra verificar (grosseiramente, é claro) se o avanço de ignição está adequado. Pois, pela prática sempre notei que, originalmente, o avanço dinâmico varia entre 20 a 25º APMS, em lenta e aquecido.
Felipe, se você leu com atenção o que eu escrevi, deve ter percebido que eu reforcei ao colega que o avanço inicial deve ser aferido com pistola estroboscópica e jumper instalado na tomada ALDL. A finalidade do uso da pistola, no Monza EFI, é verificar o avanço inicial. Querer aferir o avanço dinâmico com pistola e sem o jumper é inventar. Para isso é necessário um escaner. Você disse que faz isso para aferir
grosseiramente o avanço dinâmico. Para aferir grosseiramente se o avanço dinâmico está funcionando é só andar com o carro. Se estiver ruim você perceberá na hora.
Mas cada mecânico tem seus métodos. Não vou discutir isso.
Felipe escreveu:
Como gosto de provar o que digo. Na oportunidade faço um vídeo com a pistola de ponto, num dos Monzas meus, mostrando o que digo sobre o comportamento do avanço.
Para mim você não precisa provar nada. Aqui no fórum cada um dá a sua opinião e acredite ou não quem quiser.
Felipe escreveu:
Detalhe: se acelerar gradualmente o motor, sem fazer aceleração rápida ou brusca, já pude verificar que o avanço não atrasa. Só adianta!
Não me lembro de ter escrito em algum momento que o ponto atrasa ao se acelerar o motor. Quem disse isso foi você. Relembrando: "
Numa aceleração é perfeitamente normal o avanço atrasar, inclusive para "menos de zero". O que eu me recordo de ter escrito é justamente o contrário:
ao aumentar a RPM, a centelha só faz avançar.
Vou ficando por aqui, senão essa discussão não vai acabar nunca, pois parece que você leva isso como uma competição para ver quem sabe mais. Lembro a você que fui profissional da área. Se você não for, estará em desvantagem numa competição.
Abraço.