Página 1 de 1

Rpm não funciona

Enviado: 14 Jul 2020, 23:17
por Magno1981
Estou reformando um Monza 2.0 EFI álcool 1991/92, antes de parar ele para reforma, estava funcionando o rpm, desmontei todo painel, troquei a malha do painel de instrumentos, tornei a montar o rpm não funcionou mais. Percebi que o fio verde que levaria negativo para o painel está indo positivo. Mas não foi mexido em nada Na bobina. O que será que houve?

Re: Rpm não funciona

Enviado: 17 Jul 2020, 08:26
por arnaldo silva
Bom dia!

Comprei 4 malhas dessas que vendem perlo ML e todas as 4, cada uma tinha alguma função que não funcionava.
Preferi comprar um painel usado com a malha em bom estado.
Sei não... mas o sinal do fio verde que vai até o painel não é positivo? Alguém com maior conhecimento deve ajudar.

Re: Rpm não funciona

Enviado: 17 Jul 2020, 08:43
por Carlos A. Freire
O negativo da bobina é aterrado por pulsos pelo módulo de potência, platinado ou pela UCE, dependendo do carro e data de projeto.
Então, todos sabem que uma bobina é um fio enrolado e, no caso da ignição, entra a tensão do circuito elétrico no positivo, quando o negativo não está aterrado, terá a mesma tensão do positivo. Quando o platinado fecha ou módulo de potência (módulo de ignição, módulo HEI ou a UCE, depende do caso) fecha curto momentâneo a alta tensão deverá ser criada na saída da bobina de ignição. Então, o negativo da bobina se mede com equipamento próprio com proteção a alta tensão e com motor girando, onde deve ser verificado esses pulsos. Um osciloscópio com ponteira adequada para essa função pode ser usado, ou até mesmo uma caneta de polaridade, onde também se percebe se há pulsos.

No caso do tacômetro, a referência pode ser do negativo da bobina, do alternador ou da UCE, conforme o caso e projeto, como todos sabem, motores diesel não tem ignição e em geral a referência vem do alternador.

No caso do Monza, todos eles tem a referência do tacômetro (conta giros) do negativo da bobina de ignição.

PS: No Monza de 91 a 96, o chicote no motor tem alguns conectores cilíndricos que podem causar mau contato. Um fica em cima do câmbio, outro atrás do reservatório de água do para brisas e outro atrás do farol esquerdo. Recomendo revisar esses conectores, em especial o que fica em cima do câmbio, que é o que fica mais sujeito a umidade e o que mais apresenta problemas com mau contato, causando diversos sintomas que acaba dificultando diagnósticos de problemas, na maioria dos casos, com mau funcionamento da injeção eletrônica.

Abs,

Carlos Freire

Re: Rpm não funciona

Enviado: 14 Ago 2020, 14:14
por Magno1981
O problema realmente era na malha