Calibração Atualizada
- tyo
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Calibração Atualizada
Bom dia, eu estava aqui pensando, não tem como mais nós seguirmos a tabela de giclagem original, já que naquela época tinha no máximo 10% de álcool na gasolina e hoje tem 27%, e sabemos que muitos postos colocam até mais, então gostaria de saber de alguém que entenda de estequiometria quanto sera que deve aumentar o giclê para esses 17% de álcool a mais de hoje? Eu sinto o meu Monza bem mais fraco com esse álcool a mais e quanto ao ponto que era 6 graus hoje não deveria subir pra no minimo uns 10?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Calibração Atualizada
Tyo
Quando comprei meu Chevette 75 modelo 76 zero Km, em outubro de 1975, a gasolina no Brasil tinha um percentual de 2% no máximo. Em alguns Estados não havia nada de álcool, como o etanol era chamado nessa época.
Como fiquei com esse carro por 32 anos, pude avaliar como ele se comportou quando o etanol passou a aumentar na gasolina. Passou de 2 para mais de 20% até alguns anos atrás.
Como a octanagem da gasolina melhorou muito com o acréscimo do etanol, fui avançando o ponto de centelha grau a grau, até aparecer a famosa batida de pino, velha conhecida de motoristas antigos, quando a nossa gasolina era uma das que tinham menor índice de octanas. Aí eu voltei 1 grau e deixei até vender o carro. Hoje a octanagem da gasolina brasileira é uma das mais altas do mundo. Acreditem ou não.
Sobre os giclês, como o etanol tem um menor poder na queima, isto é, exige uma maior quantidade do que a gasolina para proporcionar a mesma potência na combustão, certamente uma recalibragem seria bem vinda.
Mas, fazer isso no chute não dá certo. A alteração não se restringe só ao giclê principal. Tem o giclê corretor de ar, tem o de aceleração rápida, etc.
Voltando ao Chevette, eu simplesmente avancei a centelha até onde deu, sem haver o famoso 'grilo' que pode aparecer quando se exige do motor, e coloquei os giclês do Chevette 75, um ano anterior do meu. Isso porque o modelo 76 veio com alguns giclês de menor medida.
Abs
Quando comprei meu Chevette 75 modelo 76 zero Km, em outubro de 1975, a gasolina no Brasil tinha um percentual de 2% no máximo. Em alguns Estados não havia nada de álcool, como o etanol era chamado nessa época.
Como fiquei com esse carro por 32 anos, pude avaliar como ele se comportou quando o etanol passou a aumentar na gasolina. Passou de 2 para mais de 20% até alguns anos atrás.
Como a octanagem da gasolina melhorou muito com o acréscimo do etanol, fui avançando o ponto de centelha grau a grau, até aparecer a famosa batida de pino, velha conhecida de motoristas antigos, quando a nossa gasolina era uma das que tinham menor índice de octanas. Aí eu voltei 1 grau e deixei até vender o carro. Hoje a octanagem da gasolina brasileira é uma das mais altas do mundo. Acreditem ou não.
Sobre os giclês, como o etanol tem um menor poder na queima, isto é, exige uma maior quantidade do que a gasolina para proporcionar a mesma potência na combustão, certamente uma recalibragem seria bem vinda.
Mas, fazer isso no chute não dá certo. A alteração não se restringe só ao giclê principal. Tem o giclê corretor de ar, tem o de aceleração rápida, etc.
Voltando ao Chevette, eu simplesmente avancei a centelha até onde deu, sem haver o famoso 'grilo' que pode aparecer quando se exige do motor, e coloquei os giclês do Chevette 75, um ano anterior do meu. Isso porque o modelo 76 veio com alguns giclês de menor medida.
Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 08 Fev 2020, 17:41, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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- tyo
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Re: Calibração Atualizada
Então Luiz, o ponto eu já adiantei dessa forma e ficou com 12 graus, quanto aos giclês eu vou estudar como fazer.
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Re: Calibração Atualizada
Bom... Vou contar o que eu tentei fazer nesse tempo todo, kk! Eu troquei o do primeiro estágio para 115 e o do segundo para 150, não notei diferença nenhuma, ai troquei do primeiro para 117 e do segundo mantive 150. Em baixa o carro ficou um pouco mais esperto, mas bem pouco mesmo e em alta não mudou nada. Percebi que estava dando um pouco de excesso pelo cheiro do escape e uma leve "embolada" durante a aceleração e, o porquê o consumo caiu de 9,5 na cidade para 8 km/l. Conclusão: Os gicles originalmente já estão muito bem calibrados até pra nossa gasolina de hoje em dia, voltei os originais no carburador 112,5 no primeiro e 147 no segundo e o carro ficou bom de novo. Ou seja não sei porque fui inventar, kkk!
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