Luiz
Verdade, e fica ainda melhor se o distribuidor for de fusquinha.
Brincadeirinha!
Falando sério agora, o módulo HEI, esse componente que quando é original dura 20 anos ou mais, e que quando não é original não dura nada, é essencial para o desempenho e a economia de combustível do Monza EFI.
Aposto que esse mecânico nem sabe que existem Monzas carburados, com injeção multiponto, com injeção monoponto, com ignição mapeada, não mapeada, etc. Cada um é diferente do outro.
O problema do HEI não original, na minha modesta opinião, é falta de qualidade. Por estar instalado em um lugar quente, os módulos de reposição não aguentam. Pode ser Delphi, Magneti Marelli, Gauss, E-Klass, etc. Não aguentam. Já instalei uns 4 depois que o original pifou.
Já se tentou resolver esse problema instalando o HEI fora do distribuidor, em lugar menos quente. Alguns tiveram sucesso com essa medida.
O módulo HEI tem um papel importante no funcionamento do motor. Ele atua em conjunto com o módulo de injeção eletrônica. Um não vive sem o outro.
Excetuando-se durante a partida. o módulo de injeção e ignição determina o avanço de centelha, e para fazer isso depende do HEI. Até o motor atingir as 500 rpm, o HEI trabalha sozinho nisso, mandando centelha com o avanço inicial, regulado girando o distribuidor para um lado ou para o outro, com ajuda de lâmpada de ponto. Depois das 500 o sistema analisa vários vetores do motor e com isso em mãos determina qual o avanço recomendado.
Nenhuma gambiarra vai funcionar bem, ou mesmo funcionar. Não acredite em qualquer mecânico genérico, desses que trabalham com qualquer tipo de carro. E mecânico especialista em Monza não se encontra mais nem em autorizadas GM. Aliás, autorizadas nem atendem mais Monzas. Eu já passei por isso, quando levei meu carro a uma concessionária aqui no meu bairro e disseram que eu precisava submeter o Monza a um escaner. Mas ele não tinham nem o escaner nem o operador do escaner.
É isso.
Nota: distribuidores convencionais, como o do Monza carburado atuam no avanço da centelha levando em conta dois fatores, a rotação e o vácuo no carburador. O distribuidor do fusca atua levando em conta só a rotação. Ele não tem avanço a vácuo. Ou seja, é o distribuidor da linha Volks mais arcaico que existe.
Abs