Tenho pesquisado muito, durante vários anos sobre o freio do monza e cheguei as seguintes conclusões. Vou relacioná-las abaixo e peço que vocês do forum comentem:
1) Parece consenso geral de que o freio original do Monza é razoável, na maioria das vezes péssimo para a maioria de nós Monzeiros. Dito isso há alguns anos atrás coloquei freio a disco nas rodas traseiras do meu Monza Club, pensando que isso iria melhorar a performance dos freios. Ledo engano. Continuou a mesma porcaria apresentando `fade`em frenagens fortes e sucessivas (como acontece com muito de vocês). Isto deixa muita insegurança em uma condução esportiva como a maioria de nós gosta de fazer. Para isso pagamos combustível para um motorzão 2.0.....
2) Uma solução possível seria trocar os discos e pastilhas por discos/pastilhas maiores e/ou esportivos. Isso é a solução definitiva? Abandonar em definitivo o sistema original do Monza?
3) Trocar o fluido de freio por DOT 5.1. Note que já uso o fluido da Castrol Response DOT 4 mas o problema continua. Será que o problema é a temperatura do fluido de freio?
4) Em algumas situações sinto que as rodas traseiras deveriam ter uma carga maior de frenagem, mas todos dizem que a equalização já está correta e não devo alterar esta equalização sob pena de comprometer a segurança. Existe o risco de derrapagem. Porém continuo achando que a frenagem das rodas traseiras é mal utilizada, principalmente se você tem um bom pneu. Algum de vocês que também tem freios a disco na traseira acha que ele é mal utilizado?
E aí o que acham disso pessoal. Acho que resumi todas as nossas dúvidas, desejos e anseios em relação a performance dos freios do Monza. Vamos aproveitar estes itens para discutir e resolvermos de vez este problema crônico do Monza usando todos os nossos conhecimentos. Notem a quantidade de tópicos nesta seção que tratam de problemas nos freios. Já que a GM não resolveu nóis resorvi........
Afinal ganha quem freia por último.....
P. Quintão