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Realmente a primeira providencia é verificar o ponto (faça isto).
O que exatamente vc chama de "rajar"? Por ser em alta, em geral é desgaste das bronzinas do virabrequim, se vc der sorte e não estar com este sintoma a muito tempo, a ponto de não ter chegado a riscar o virabrequim, nem diminuído a sua medida (precisa medir com equipamento especifico) existe uma provabilidade de substituir as bronzinas e dar uma certa "sobrevida" a seu motor, não aconselho esta ação, mas pode resolver provisoriamente até vc juntar dinheiro e fazer o motor inteiro, pois se fizer apenas a parte de baixo a tendencia é de a parte de cima abrir o bico em pouco tempo.
Da para fazer uma avaliação com ferramentas especificas medindo o virabrequim através da remoção da tampa do cárter.
Quanto mais tempo vc deixar o carro "rajando" maior será o estrago, podendo até chegar a fundir a parte de baixo.
O procedimento correto ao meu ver é: abrir o cárter, medir o vira, remover as velas, medir a compressão dos cilindros, dependendo da situação encontrada será a ação a ser executada, o dinheiro disponível e etc, mas "meia sola" é um tiro no escuro, pode durar ou não.
Faça esta avaliação (primeiro verifique o ponto) e depois poste os valores encontrados que poderemos ajudar de forma mais efetiva.
Boa sorte
