TUBO DE FLUXO DE ÁGUA NO MONZA EM INOX
- dutra s a
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TUBO DE FLUXO DE ÁGUA NO MONZA EM INOX
Olá a todos. Pois é, já tem um devido tempo que eu pretendia fazer essa alteração, de tirar o tubo de água de plastico e colocar de inox. A uns tempos até imaginei de fazer de aço carbono, latão e etc... Mas teria de ter muito tempo e paciência para fazer certinho. Eu vi na net alguém que já fazia de inox 304, tanto para Monza como Vectra/Astra, Kadett, motores Família II 8v e 16v.
Como muitos sabem, o do Monza originalmente não possui uma curva em uma das pontas que ate alcança o cambio e esse mesmo que possui a curva foi o que escolhi para mais facilidade de uma eventual manutenção.
Pois bem, o de plástico original é muito resistente e dura bastante, mas um dia quebra, sem falar na dificuldade para se achar original hoje em dia. Os paralelos duram pouco e os 2 nunca avisam que vão quebrar.
O de inox também não avisa, mas quanto tempo vai durar até que avise??????
Comprei em Mogi das Cruzes - SP, diretamente com o cara que faz. Ele vende pelo Mercado Livre, mas fiz questão de ir pessoalmente até lá ver ele fazendo. O cara é muito gente boa e atende bem. Merece uma força, pois até aqui só vi ele fazendo esses tubos em todo o Brasil e nisso fico menos preocupado com essa peça.
Eu coloquei veda rosca nas saídas para além de ajudar em prevenir vazamentos, também não vai ter um contato tão direto de metal quente com borracha, pois esse tubo esquenta mesmo, rsrsrsr!
Segue as imagens do tubo de inox, de como ficou e do de plástico e, como estava após 3 anos.
abs estamos ai
Como muitos sabem, o do Monza originalmente não possui uma curva em uma das pontas que ate alcança o cambio e esse mesmo que possui a curva foi o que escolhi para mais facilidade de uma eventual manutenção.
Pois bem, o de plástico original é muito resistente e dura bastante, mas um dia quebra, sem falar na dificuldade para se achar original hoje em dia. Os paralelos duram pouco e os 2 nunca avisam que vão quebrar.
O de inox também não avisa, mas quanto tempo vai durar até que avise??????
Comprei em Mogi das Cruzes - SP, diretamente com o cara que faz. Ele vende pelo Mercado Livre, mas fiz questão de ir pessoalmente até lá ver ele fazendo. O cara é muito gente boa e atende bem. Merece uma força, pois até aqui só vi ele fazendo esses tubos em todo o Brasil e nisso fico menos preocupado com essa peça.
Eu coloquei veda rosca nas saídas para além de ajudar em prevenir vazamentos, também não vai ter um contato tão direto de metal quente com borracha, pois esse tubo esquenta mesmo, rsrsrsr!
Segue as imagens do tubo de inox, de como ficou e do de plástico e, como estava após 3 anos.
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Editado pela última vez por dutra s a em 15 Abr 2019, 23:51, em um total de 1 vez.
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Re: TUBO DE FLUXO DE AGUA NO MONZA , EM INOX
Mais fotos. Ainda não achei as fotos do de plástico, mas irei procurar e postarei aqui de como ele está.
abs estamos ai
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Re: TUBO DE FLUXO DE ÁGUA NO MONZA EM INOX
Up é sempre bem vindo no Monza. Nunca pensei nessa peça. Nem pensei nessa peça. Uma boa ideia.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
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Re: TUBO DE FLUXO DE ÁGUA NO MONZA EM INOX
Realmente a peça ficou muito bonita.
No motor do meu Fiat Mille o tubo em questão é de metal, e eu já precisei substituir o mesmo (embora meu Mille seja mais novo que meu Monza) por ter ocorrido corrosão no referido tubo.
Acredito que o plástico, desde que seja de boa qualidade, é melhor do que o de metal comum.
Já aço inox é para a vida toda e mais seis meses. Mas, como tudo na vida tem um lado ruim, é preciso cuidado com as peças que estejam em contato direto com o inox.
Os parafusos de fixação, por exemplo, precisam de cuidado. Na instalação, pode-se passar neles um produto que isole eletricamente o parafuso do aço inox e do bloco do motor.
Se não for tomado esse cuidado, a rosca do parafuso ou do bloco sofrerá corrosão em pouco tempo.
No meu tempo de mecânico de helicóptero, usávamos uma pasta verde, da qual não me recordo o nome, em todo parafuso. Evitava corrosão.
Quando se une dois metais diferentes e se submete os mesmos a calor, é produzida uma corrente elétrica que circula entre os diferentes metais, roubando elétrons do metal menos nobre. No caso o aço comum, visto que o aço inox é uma liga de aço comum com metais nobres.
Abs
No motor do meu Fiat Mille o tubo em questão é de metal, e eu já precisei substituir o mesmo (embora meu Mille seja mais novo que meu Monza) por ter ocorrido corrosão no referido tubo.
Acredito que o plástico, desde que seja de boa qualidade, é melhor do que o de metal comum.
Já aço inox é para a vida toda e mais seis meses. Mas, como tudo na vida tem um lado ruim, é preciso cuidado com as peças que estejam em contato direto com o inox.
Os parafusos de fixação, por exemplo, precisam de cuidado. Na instalação, pode-se passar neles um produto que isole eletricamente o parafuso do aço inox e do bloco do motor.
Se não for tomado esse cuidado, a rosca do parafuso ou do bloco sofrerá corrosão em pouco tempo.
No meu tempo de mecânico de helicóptero, usávamos uma pasta verde, da qual não me recordo o nome, em todo parafuso. Evitava corrosão.
Quando se une dois metais diferentes e se submete os mesmos a calor, é produzida uma corrente elétrica que circula entre os diferentes metais, roubando elétrons do metal menos nobre. No caso o aço comum, visto que o aço inox é uma liga de aço comum com metais nobres.
Abs
Luiz Carlos
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Re: TUBO DE FLUXO DE ÁGUA NO MONZA EM INOX
Concordo Luiz. Já ouvi falar desta pasta verde também a muuuuuiiitos anos nem lembrava dela.
A pintura eu fiz por questão de estética mesmo. O isolamento com veda rosca foi para não ter um contato tao direto com as mangueiras. Sobre a fixação, ele não esta fixado no bloco apenas as mangueiras estão segurando e como é um tubo que possui a curva apenas uma das orelhas de fixação está apoiado e ainda assim, só encostado num canto entre bloco e câmbio, devido a posição das mangueiras esse tubo está firme e não vibra, pois já conferi tudo. Se for por a mao vai parecer fixado no bloco.
Também não tem (risco) de contato de fiação/elétrica com ele, já vi isso também.
De fato o de plástico original dura muito, mas se fosse de metal comum tipo latão, aço carbono/alumínio era só manter no aditivo + água limpa e sem vazamentos que vai durar bem mais.
Então, todos os parafusos numa condição original de fábrica podem corroer devido o tipo de metal em contato direto?
Por exemplo: O prisioneiro de cabeçote, o da tampa de válvulas, peças internas do motor, o da fixação de câmbio...
abs estamos ai
A pintura eu fiz por questão de estética mesmo. O isolamento com veda rosca foi para não ter um contato tao direto com as mangueiras. Sobre a fixação, ele não esta fixado no bloco apenas as mangueiras estão segurando e como é um tubo que possui a curva apenas uma das orelhas de fixação está apoiado e ainda assim, só encostado num canto entre bloco e câmbio, devido a posição das mangueiras esse tubo está firme e não vibra, pois já conferi tudo. Se for por a mao vai parecer fixado no bloco.
Também não tem (risco) de contato de fiação/elétrica com ele, já vi isso também.
De fato o de plástico original dura muito, mas se fosse de metal comum tipo latão, aço carbono/alumínio era só manter no aditivo + água limpa e sem vazamentos que vai durar bem mais.
Então, todos os parafusos numa condição original de fábrica podem corroer devido o tipo de metal em contato direto?
Por exemplo: O prisioneiro de cabeçote, o da tampa de válvulas, peças internas do motor, o da fixação de câmbio...
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Re: TUBO DE FLUXO DE ÁGUA NO MONZA EM INOX
Sim, dutra. Sempre haverá passagem de corrente elétrica.
Não estou falando em corrente gerada pela bateria ou alternador.
Falo de correntes mínimas, da ordem de miliamperes, geradas entre metais diferentes submetidos a calor, etc.
No caso dos parafusos do cabeçote (aço comum) e o próprio cabeçote (liga de alumínio), a diferença entre a "nobreza" dos metais não é tão grande.
Já no caso do aço inox é grande, qualquer metal que estiver em contato com ele vai sofrer.
Claro que estou falando em teoria.
Mas no nosso caso, que gostamos de ficar com o mesmo carro durante décadas, pode ser que na hora de substituir um parafuso tenhamos problemas. O primeiro é o parafuso se recusar a sair, o que pode ocasionar quebra do mesmo. O segundo é a rosca se danificar, o que vai gerar trabalho e despesa, se a rosca for no bloco, por exemplo. Eu já precisei fazer uma rosca de maior diâmetro e usar um parafuso mais grosso na fixação do cabeçote de um DKW Vemag, quando fui trocar a junta do cabeçote.
Abs
Não estou falando em corrente gerada pela bateria ou alternador.
Falo de correntes mínimas, da ordem de miliamperes, geradas entre metais diferentes submetidos a calor, etc.
No caso dos parafusos do cabeçote (aço comum) e o próprio cabeçote (liga de alumínio), a diferença entre a "nobreza" dos metais não é tão grande.
Já no caso do aço inox é grande, qualquer metal que estiver em contato com ele vai sofrer.
Claro que estou falando em teoria.
Mas no nosso caso, que gostamos de ficar com o mesmo carro durante décadas, pode ser que na hora de substituir um parafuso tenhamos problemas. O primeiro é o parafuso se recusar a sair, o que pode ocasionar quebra do mesmo. O segundo é a rosca se danificar, o que vai gerar trabalho e despesa, se a rosca for no bloco, por exemplo. Eu já precisei fazer uma rosca de maior diâmetro e usar um parafuso mais grosso na fixação do cabeçote de um DKW Vemag, quando fui trocar a junta do cabeçote.
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Re: TUBO DE FLUXO DE ÁGUA NO MONZA EM INOX
Pois é, não duvido em nada dessas informações, tanto que já passei por sufoco relacionado a questão de metais, um exemplo clássico disso no dia a dia é o uso de broca para metais, tipos de temperas, cnc, então é clássico e etc..
Um dia quem sabe o adamantium ira existir, kkkkkkkkkkkkkk!
O fato é que, como disse acima, ele não esta fixado no bloco por parafusos (se quer encostado), mas não por razão de danos, por tipo de metais e sim devido a posição das mangueiras e modelo do tubo.
As mangueiras por exemplo, estão bem afastadas de contato direto com bloco, cabeçote e coletor, apenas estão nas entradas e saídas.
abs estamos ai
Um dia quem sabe o adamantium ira existir, kkkkkkkkkkkkkk!
O fato é que, como disse acima, ele não esta fixado no bloco por parafusos (se quer encostado), mas não por razão de danos, por tipo de metais e sim devido a posição das mangueiras e modelo do tubo.
As mangueiras por exemplo, estão bem afastadas de contato direto com bloco, cabeçote e coletor, apenas estão nas entradas e saídas.
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Re: TUBO DE FLUXO DE ÁGUA NO MONZA EM INOX
Ressuscitando o tópico. Estou com problemas nesse dispositivo. Quando fiz o motor do meu Monza, há cerca de uns 8 meses, troquei todas as mangueiras e também o tubo. Mas uma das mangueiras deu problema e tive que fazer uma adaptação por que não encontrei uma semelhante. Daí a conexão começou a dar problemas, Troquei abraçadeiras, troquei mangueias novamente e não para de vazar. o tubo não apresenta rachaduras, mas toda vez que saio com o carro e volto, ele apresenta vazamentos na conexão, e da última vez desconfiei que o bendito tubo está cedendo ao aperto das abraçadeiras, por que? Por que toda vez está precisando apertar, então acho que depois do aquecimento o tubo deforma para um diâmetro menor, não vejo outra explicação. Estou pensando em trocar por um de inox. Tem fundamento o que estou dizendo?
Abs
Gilmar Martins.
Nota: Eu sou o mesmo Gilmar Martins que aparece como usuário, tive minha conta bloqueada por que fui mudar a senha e o e-mail e não tenho mais acesso à minha conta antiga. Já enviei mensagem para o administrador, mas até agora não tive retorno.(desculpe o desabafo)
Abs
Gilmar Martins.
Nota: Eu sou o mesmo Gilmar Martins que aparece como usuário, tive minha conta bloqueada por que fui mudar a senha e o e-mail e não tenho mais acesso à minha conta antiga. Já enviei mensagem para o administrador, mas até agora não tive retorno.(desculpe o desabafo)