Correia alternador barulho chato

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Correia alternador barulho chato

Mensagem não lida por Marcelino »

Bom Dia Pessoal;

é o seguinte, meu carro quando ligo ele frio a correia fica bem silenciosa normal,
porem passado uns 3 minutos andando com o carro do nada a correia começa a fazer aquele barulho chato
gritando... :x ai logo depois de andar mais uns 10 a 15 minutos o barulho some denovo quando o carro esquenta de vez para....
já estiquei bastante a correia a ponto de ficar super dura :?
mas mesmo assim o barulho continua; alguém já passou por isso? será que estou colocando correias erradas?
meu carro não tem ar condicionado, a correia sai da polia do virabrequim e vem direto para o alternador aquela correia fina
a correia é nova da marca Contitech a antiga antes dessa ficou com os mesmos sintomas era
da marca dayco ref: 11A0920C 15362....
alguem já passou por este problema?
Ja pesquisei bastante neste forum sobre este problema mas mesmo assim não achei solução nenhuma para
este barulho irritante da correia fazendo barulho,

existe algo que possa medir o desgaste das polia? pois olhando parece está bom

Obrigado Pessoal. :wink:
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Re: Correia alternador barulho chato

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pela descrição o seu Monza não tem nem ar condicionando e nem direção hidráulica (pelo menos a original do Monza de 91 a 96).
Já tive problemas com a correia da marca Dayco e não aplico mais.
As correias tem o tensionamento correto, não podendo ficar nem frouxas e nem muito esticada. Os dois casos causam ruídos. Depois que deu ruídos, o melhor é trocar por uma peça nova. Contudo, é preciso verificar se o alternador não tem problema com rolamento ou tampa e se sua fixação está em ordem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)

Olá Carlos...

Meu Monza tem direção hidráulica sim porém não sei se é a original ela é instalada na frente do bloco do motor com uma pequena correia da polia do virabrequim( essa é polia dupla) até a bomba hidráulica... Mas o barulho realmente vem do alternador, pois ja fiz o teste retirando a correia da bomba hidráulica e o barulho continua... Por isso sei que é do alternador...

O Alternador está com os rolamentos aparentemente normais nao vejo ruido de rolamento ruim não, o suporte também esta ok é bem simples o suporte.... Tanto que peguei um lapis e fiz uma marca no esticador com o alternador pra ver se ia se mover... Descartando a possibilidade do esticado esta folgando.

Estou começando a desconfiar que essa correia que coloquei não é legal...

Eu estou desconfiado do seguinte: teoria:
Ao ligar de manhã frio a correia esta durinha devido a temperatura nao esta dilatada... Ao andar um pouco a borracha se dilata e faz derrapar... Ai logo quando esquenta mais a borracha fica mais pegajosa e para de derrapar tanto é q se eu abrir o capo e ver a tensão percebo q esta mais elastica quando o carro esta bem quente... Oq vc acha? Pode ser a borracha da correia sei la... Talvez eu compre outra marca pra testar, que marca vc usa?

Vlw... Obrigado.
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
Carlos A. Freire
MODERADOR

Marcelino, seu Monza não tem DH original de fábrica.
Com relação ao alternador, remova a correia e procure por folgas no eixo, gire o eixo com a mão e sinta se prende ou faz ruídos.
Vale lembrar que o alternador tem "peso" para o motor e para correia em momentos que não depende apenas de temperatura, mas dá carga que tem de repor para o sistema elétrico e bateria, confirme a demanda.
Se o alternador e sua fixação estiver em ordem, substitua a correia e faça o ajuste de tensão corretamente.

Eu tenho preferência por correias Gates.
São Paulo-SP
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)

Obrigado pelas dicas...
Vou comprar uma correia dessa Gates pra testar...
E sobre o alternador os rolamentos nao tem folga pois quando troquei a correia verifiquei o eixo do alternador, voltagem e etc... O Alternador é um Arno de 55a...
Pela correia ser mais barato vou fazer o teste comprando outra, caso nao resolva parto para uma revisão no alternador.... Ou derrepente troco ele por um bosch de mais amperagem ne?

Obrigado Carlos :)
Jesus no Controle!
Carlos A. Freire
MODERADOR

Marcelino escreveu: 23 Jan 2019, 15:00 Obrigado pelas dicas...
Vou comprar uma correia dessa Gates pra testar...
E sobre o alternador os rolamentos nao tem folga pois quando troquei a correia verifiquei o eixo do alternador, voltagem e etc... O Alternador é um Arno de 55a...
Pela correia ser mais barato vou fazer o teste comprando outra, caso nao resolva parto para uma revisão no alternador.... Ou derrepente troco ele por um bosch de mais amperagem ne?

Obrigado Carlos :)
No seu caso o problema, se for alternador não é elétrico e sim mecânico. Fixação, alinhamento, folga...

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Já tive problemas com a correia da marca Dayco e não aplico mais.
Carlos Freire, a correia usada atualmente, segundo o Marcelino, é Contitech.
Eu estou desconfiado do seguinte: teoria:
Ao ligar de manhã frio a correia esta durinha devido a temperatura nao esta dilatada... Ao andar um pouco a borracha se dilata e faz derrapar... Ai logo quando esquenta mais a borracha fica mais pegajosa e para de derrapar tanto é q se eu abrir o capo e ver a tensão percebo q esta mais elastica quando o carro esta bem quente... Oq vc acha? Pode ser a borracha da correia sei la... Talvez eu compre outra marca pra testar, que marca vc usa?
Marcelino

Não acredito que seja isso. Principalmente porque você diz já ter usado duas marcas de correia diferentes, as duas marcas comprovadamente famosas.
Suas polias estão espelhadas? Acontece às vezes, quando deixamos alguma correia "cantando" por muito tempo, das polias ficarem lisas demais e mesmo substituindo a correia a cantoria não para.
Como disse o Carlos Freire, o alternador aumenta e diminui seu "peso" de acordo com a carga que está sendo produzida. Por isso é muito comum, logo depois da partida do motor, quando o alternador vai para sua carga máxima, para repor o que a bateria gastou ao girar o motor de arranque, que a correia cante por alguns segundos. Se está acontecendo em outra situação, seria interessante uma revisão no alternador e no sistema elétrico em geral.
Por isso eu gostava do meu Chevette, no qual eu instalei um amperímetro. Assim eu monitorava em tempo real a carga do alternador.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)

Bem plausível essa questão das polias mesmo...

Pois a polia do alternador está bem espelhada, pode ser apolia gasta afinal a antiga correia começou a chiar do nada, apesar que ela ja estava bem rececada, na verdade a correia começa a fazer barulho bem depois de ter dado a partida uns 3,5 minutos andando ai quando o carro aquece bem o barulho para...
Por isso acho esquisito porque se fosse o alternador ja faria assim que desse a partida que é o momento de maior carga no alternador... Mas também pode ser a polia que no frio tem mais aderência e ao começar a esquentar começa a derrapar depois do carro bem quente talvez a borracha fique mais pegajosa... É uma teoria, vou comprar uma correia nova e fazer alguns testes não é tão caro ai se continua vou partir para o alternador tenho o carro a uns 7 anos e só mexi nesse alternador uma vez que foi a troca do regulador de voltagem logo quando comprei o carro... Pode ser q ele precise de uma atenção na polia,

Mas como eu disse se trocar a correia e ainda continuar acho melhor trocar de alternado esse Arno de 55ah que uso é difícil peça pra reposição o regulador q comprei tive que ir no centro de sp procurar na av duke de caxias e quase nao encontrei kkk

Obrigado pelas dicas posto aqui qual foi a solução :)
Jesus no Controle!
Responder