Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tyo

Um dia desses eu ainda vou improvisar um viscosímetro (garrafa pet com um furo no fundo) e vou cronometrar o tempo que um óleo frio e um óleo quente levam para escoar. Aí acabarei com essa dúvida. :)
Todo mundo recomenda a troca com motor quente, e o motivo é sempre o mesmo: óleo quente flui melhor.
Só que o comportamento de óleos multiviscosos nunca é abordado.

Trocando o óleo do jeito que você faz, no início da troca o óleo está quente e no final ele está frio. Acho que deve mesmo sair mais óleo, pois o restinho de óleo que não sai de pronto vai esfriando e, seguindo o que diz o site da Texaco, quanto mais frio mais fluidez ele tem.
Pena que no posto de combustíveis o frentista não vai querer esperar tanto tempo. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

Mensagem não lida por LeoStrop »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 07 Out 2018, 10:19 Olá pessoal.

Uma das coisas que me intrigam em se tratando de óleo é a seguinte: Todos recomendam a troca de óleo do motor com o motor quente, pelas razões expostas pelo Carlos Freire.
Mas, em se tratando de óleos multiviscosos, como são quase todos atualmente, fica a dúvida: Se um óleo multiviscoso de especificação 15W50 tem viscosidade 15 quando frio e viscosidade 50 quando quente, como ele pode escorrer mais fácil estando quente?
A figura abaixo foi tirada do site da Texaco. Nela podemos ver a observação de que esse óleo escorre mais fácil quando frio. E agora? :?:
Abs
Luiz Carlos,

Essas denominações de viscosidade XW XX geram sempre confusão. Pois na verdade essa classificação é só uma forma de identificar como o óleo se comporta frio ou quente (40ºC ou 100ºC), não é uma unidade de medida para medir a viscosidade do óleo, essa seria a unidade Stokes ou como é usado nesse caso o centistoke (cst) ou mm²/s .

Por isso, um óleo 5W30 não quer dizer que ele frio é menos viscoso (mais fino), e sim que a classificação a frio é 5W.

Por este motivo, sempre que eu pesquiso um óleo, pra saber a real viscosidade tanto frio quanto quente, busco a ficha técnica, lá está informado a viscosidade a 40ºC e 100ºC em cst.

Veja esses exemplos que até já postei aqui em um tópico:

1. Total Quartz 7000 SL: http://www.lubs-products-database.total ... 4000/14200

-Viscosidade a 40ºC: 137,05 cst
-Viscosidade a 100ºC: 18-19 cst

2. Motul 4100 Power SL: https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/motu ... 1492017119

-Viscosidade a 40ºC: 154 cst
-Viscosidade a 100ºC: 19,7 cst

3. Petronas Syntium 800 HM SL: https://www.pli-petronas.com/br/cms/pdf ... roduct.pdf

-Viscosidade a 100ºC: 17 cst
-Viscosidade a 40ºC: Não informado na ficha técnica

Pode se perceber que mesmo esses óleos sendo da mesma classificação 15W50, suas viscosidades são um pouco diferentes. Por exemplo, o óleo Total tem viscosidade de 137,05 cst contra 154 cst do Motul. Isso quer dizer que a frio, o óleo da Total é mais fino, mas em contrapartida o Motul se mantem um pouco mais grosso a 100ºC (19,7 contra 18-19). Por isso a ficha técnica é a que mostra a realidade. Já vi muitos óleos 20W50 bem mais grossos a frio que de outras marcas, usei o Mobil nessa viscosidade justamente por ser mais fino que os concorrentes a frio, mas mantendo a mesma viscosidade a quente.

Ou seja, quanto maior o numero ante do W ( 0 a 25..) maior será o valor em cst a 40ºC, mas nunca sua viscosidade será menor que a quente.

Na minha opinião o melhor óleo é sempre o 0W e a viscosidade a quente deve ser de acordo com a que seu motor mandar ( 20 a 60..). Pois mesmo se o óleo for finíssimo a frio, se a sua viscosidade a quente atende o que o motor pede, ele teoricamente não será um óleo mais fino. Por exemplo, tem muito óleos 20W50 que tem sua viscosidade a 100ºC menor que 18cst, ou seja, abaixo do Motul que mantem a 19,7 cst, ou seja, esse oleo 20W50 não será mais grosso que o 15W50 da Motul, somente a frio, que nesse caso é uma desvantagem.

Quanto a trocar o óleo a quente, são as vantagens que o Carlos falou, e com certeza qualquer óleo sendo multiviscoso ou não, flui melhor quando quente. Mas do mesmo jeito tem que esperar o óleo que subiu para o motor, descer novamente.

Sobre esse texto da Texaco, acho que o uso das palavras dá a entender o que você questionou, parece que o óleo a frio é menos viscoso que a quente. Mas na verdade acho que eles queriam dizer, em comparação com um óleo monoviscoso.
Editado pela última vez por LeoStrop em 07 Out 2018, 21:36, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 07 Out 2018, 10:37 Tyo

Um dia desses eu ainda vou improvisar um viscosímetro (garrafa pet com um furo no fundo) e vou cronometrar o tempo que um óleo frio e um óleo quente levam para escoar. Aí acabarei com essa dúvida. :)
Todo mundo recomenda a troca com motor quente, e o motivo é sempre o mesmo: óleo quente flui melhor.
Só que o comportamento de óleos multiviscosos nunca é abordado.

Trocando o óleo do jeito que você faz, no início da troca o óleo está quente e no final ele está frio. Acho que deve mesmo sair mais óleo, pois o restinho de óleo que não sai de pronto vai esfriando e, seguindo o que diz o site da Texaco, quanto mais frio mais fluidez ele tem.
Pena que no posto de combustíveis o frentista não vai querer esperar tanto tempo. :lol:

Abs
Então, há muitos anos eu mesmo faço a troca de óleo dos meus carros, e sempre com o motor quente. O que eu noto é que o óleo frio (aquele que está novo sendo colocado no motor) flui bem mais rápido do que aquele que está sendo esgotado (o óleo velho que está quente). :!:
Por outro lado, experimentem abrir a tampa do enchimento do óleo com motor funcionando no estágio frio e depois quando quente para ver a diferença de pressão, mas façam com cuidado porque quando quente podem tomar um banho de óleo, o que não ocorre quando o motor está frio. Então não consigo entender onde está a viscosidade! ? :?:
Abraços a todos.
Gilmar
Vectra 97 GLS
AfonsoBucco
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Jan 2023, 16:50
Cidade: Catanduvas
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza Classic
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por AfonsoBucco »

Post antigo, mas acho que é útil responder uma coisa para quem cai aqui pelo Google:
O óleo multi-viscoso tem o coeficiente de viscosidade maior quando quente, mas isso NÃO significa que ele fique literalmente mais viscoso.
O que acontece é que ele "afina" menos. Mas que ele afina, ele afina.
Visualizo isso na prática no meu Kadett que tem manômetro no painel: Quando liga o carro de manhã, a pressão vai no máximo, pois a vazão está comprometida por causa da alta da viscosidade do óleo frio. Quando o óleo esquenta, e portanto afina, a pressão cai e fica mais ou menos no meio do mostrador.

Todo carro com manômetro de óleo é assim, pelo menos nos casos em que a pressão é medida logo após a bomba, então marca pressão alta ali quando o carro rstá frio (não quer dizer que a pressão esteja alta em todos os lugares)

O objetivo do óleo multi-viscoso não é ficar mais grosso com a temperatura, mas sim ficar menos grosso enquanto ainda frio, mas mantendo a viscosidade ideal quando quente. Exemplo: Se pegar carros de 1950, o mesmo carro que rodava só no óleo 50 mono-viscoso, hoje pode rodar no 20W50 multiviscoso. Pois quando atinge temperatura ideal ele vai continuar rodando praticamente como se estivesse com óleo 50 original. A diferença é que agora ele vai rodar melhor nos primeiros minutos, quando antigamente acabava ficando com lubrificação meia-boca. Quer dizer se você desse uma acelerada como o motor ainda frio, a chance de antigamente no mono-viscoso o filme de óleo acabar em algum lugar e dar desgaste prematuro era ainda maior do que hoje em dia com multi-viscoso.
Responder