Vibração em motores de carros
Enviado: 08 Ago 2018, 11:19
Olá pessoal.
Muito se tem falado ultimamente sobre a vibração excessiva nesses novos motores de 3 cilindros que equipam vários carros modernos.
O ultimo desses motores a surgir foi o de 1,5 litros que vem no Ford EcoSport e agora no Ka.
Muitos dizem que qto mais cilindros tem um motor, menor a vibração. Mas a coisa não é tão simples assim.
Segundo tenho lido aqui e ali, o motor mais suave é o de 6 cilindros em linha. É mais suave que o de 4 e, por incrível que pareça, o de 8 cilindros. Isso porque, apesar de ter explosões menos espaçadas durante o ciclo completo, a movimentação dos pistões (2 a 2, no de 4 cilindros), impõe um movimento para cima e para baixo no motor.
O comprimento das bielas é outro fator. O motor 1.0 Fiasa do meu Fiat Mille Ex é muito suave. O motor dele é o que chamam de super quadrado. Tem vezes que não dá para saber se ele está funcionando pela vibração do volante. Já no meu Monza eu percebo perfeitamente o volante vibrando na marcha lenta.
Para encurtar a conversa, abaixo está uma tabela com motores de motores mais antigos (os dos nossos Monzas, por exemplo) e seu grau de vibração.
Nos Monzas, o motor de 1.8 ganha do 2.0, que por sua vez ganha do 2.2 e mais ainda do 2.4. Esse número é resultante de uma relação entre o curso dos pistões e o comprimento das bielas, se não me engano. Abs
Muito se tem falado ultimamente sobre a vibração excessiva nesses novos motores de 3 cilindros que equipam vários carros modernos.
O ultimo desses motores a surgir foi o de 1,5 litros que vem no Ford EcoSport e agora no Ka.
Muitos dizem que qto mais cilindros tem um motor, menor a vibração. Mas a coisa não é tão simples assim.
Segundo tenho lido aqui e ali, o motor mais suave é o de 6 cilindros em linha. É mais suave que o de 4 e, por incrível que pareça, o de 8 cilindros. Isso porque, apesar de ter explosões menos espaçadas durante o ciclo completo, a movimentação dos pistões (2 a 2, no de 4 cilindros), impõe um movimento para cima e para baixo no motor.
O comprimento das bielas é outro fator. O motor 1.0 Fiasa do meu Fiat Mille Ex é muito suave. O motor dele é o que chamam de super quadrado. Tem vezes que não dá para saber se ele está funcionando pela vibração do volante. Já no meu Monza eu percebo perfeitamente o volante vibrando na marcha lenta.
Para encurtar a conversa, abaixo está uma tabela com motores de motores mais antigos (os dos nossos Monzas, por exemplo) e seu grau de vibração.
Nos Monzas, o motor de 1.8 ganha do 2.0, que por sua vez ganha do 2.2 e mais ainda do 2.4. Esse número é resultante de uma relação entre o curso dos pistões e o comprimento das bielas, se não me engano. Abs