Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento
Enviado: 02 Jul 2018, 19:17
Boa noite a todos!
Me chamo Leonardo, acabei de adquirir um Mon.........Kadett 1994 GL =)
Esse é o meu primeiro carro mais "antigo", O problema é que nunca tive e não sei nada de GM =), então achei esse fórum ótimo para buscar certas respostas, fazer novas amizades e quem sabe poder ajudar também. Ocarro não tem ar ou direção.
O Kadett está bem novo e bem conservado, como podem ver nas fotos que vou (tentarei) anexar. O motor parece ter sido pouco "fuçado", e tem um som ótimo. Porém estou com um problema que parece ser na injeção, e gostaria de saber se alguém poderia dar uma luz. Já procurei bastante pelo fórum e internet, e a algumas das coisas citadas já foram verificadas ou trocadas.
Vamos aos sintomas:
Basicamente o carro não desenvolve ao pisar fundo no acelerador, a borboleta abre, se escuta a sucção, mas o carro perde desempenho. Se soltar um pouco o acelerador ele acorda e começa a desenvolver, mas a cada pisada ele volta murchar novamente. Tem que ficar indo e voltando com o pedal, dosando a entrada de ar pra acertar o ponto ideal da mistura e sentir ele ter força, mas mesmo assim não chega a puxar como deveria. Vai no máximo a 140 e as vezes resolve morrer sozinho, em situações diversas (aceleração ou desaceleração) e em qualquer marcha. Pega no estalo normalmente depois, mas se ligar frio e não der umas leves aceleradas, corre o risco de morrer parado.
Acabei trocando algumas coisas eu mesmo, pois no segundo dia comigo o carro já não quis pegar (maldita bobina impulsora!), e para tentar melhorar o caro como um todo, pois ele aparenta ter ficado muito tempo parado.
Peças trocadas:
> Tampa e rotor do distribuidor (Delphi)
> Módulo Hei e Bobina impulsora (Delphi)
> Cabos de Vela, Velas (as que estavam no carro eram pra gasolina!) e bobina de ignição (NGK)
> Filtro de Ar e óleo (Mahle)
> Filtro de Comb. (Bosch)
> Bomba de Comb. (Delphi)
> Óleo Mobil 20W50
> Troca das telas e "limpeza" dos bicos e da TBI com troca das juntas. (Não foi feito por mim, o mecânico diz também ter limpado o bico, regulou o CO com scanner e o mesmo também não acusou falhas)
> Sensor MAP (DS)
> Sensor TPS (Delphi)
> Outras pequenas coisas como a fixação do sistema de bomba e filtro, uso de aditivo pra tentar limpar as linhas de combustível, flush no arrefecimento + aditivos, pneus...
Tentei fazer pessoalmente o máximo possível por curtir e por falta de mão de obra qualificada, a única vez que levei na oficina foi para fazer a limpeza do TBI e passar o scanner. Foi medido a pressão da bomba, 2bar e 9 de alta, mesmo assim eu troquei essa bomba quando voltei porque ela estava alta demais, era uma weber, entrou a delphi.
Mesmo depois de tudo isso o problema continua igualzinho desde que comprei, na verdade parece ter piorado mesmo o carro estando mais liso no funcionamento sem muita carga. A única coisa que passou a acontecer foi morrer do nada, isso foi depois do carro ter dado pau no segundo dia e eu troquei apenas velas, cabos, módulo hei, bobinas e filtro de combustível (que era de alumínio), depois funcionou mas com esse problema de morrer do nada. Fiz aquele reforço no aterramento do Hei mas também não mudou nada.
Ontem resolvi limpar os contatos do conector do sensor de temperatura da injeção, pois quando fiz a limpeza do arrefecimento vi que ele tava meio oxidado. Notei que o sensor girava em falso na carcaça e era da MTE, mexi e girei nele com o carro frio e ligado, a ventoinha ligou e o carro morreu. Liguei novamente e depois de alguns segundos, a ventoinha ligou de novo e a luz da injeção ficou acesa, sem nenhuma das duas desligar. Hoje fui atras de um sensor novo, acabei achando só da Iguaçu, mas comprei e troquei. Posteriormente compro o GM. O engraçado é que depois que troquei e funcionei o carro, o mesmo problema persistiu, ventoinha armada e luz acesa. Resolvi verificar o conector e seu chicote, fui até aonde os fios se juntam no chicote maior e não encontrei nenhum defeito, limpei melhor o conector pelos dois lados e visivelmente pareceu estar ok. Liguei de novo e o carro funcionou normal e mais liso, mas o problema da falta de rendimento e morridas persistem.
Vou tentar funcionar o carro com a bomba puxando direto de um reservatório, pra ver se não é nada relacionado ao pescador ou pré filtro, mesmo sabendo que a bomba dá pressão e vazão.
Se alguém puder dar uma luz, qualquer coisa já iria ajudar!
Me chamo Leonardo, acabei de adquirir um Mon.........Kadett 1994 GL =)
Esse é o meu primeiro carro mais "antigo", O problema é que nunca tive e não sei nada de GM =), então achei esse fórum ótimo para buscar certas respostas, fazer novas amizades e quem sabe poder ajudar também. Ocarro não tem ar ou direção.
O Kadett está bem novo e bem conservado, como podem ver nas fotos que vou (tentarei) anexar. O motor parece ter sido pouco "fuçado", e tem um som ótimo. Porém estou com um problema que parece ser na injeção, e gostaria de saber se alguém poderia dar uma luz. Já procurei bastante pelo fórum e internet, e a algumas das coisas citadas já foram verificadas ou trocadas.
Vamos aos sintomas:
Basicamente o carro não desenvolve ao pisar fundo no acelerador, a borboleta abre, se escuta a sucção, mas o carro perde desempenho. Se soltar um pouco o acelerador ele acorda e começa a desenvolver, mas a cada pisada ele volta murchar novamente. Tem que ficar indo e voltando com o pedal, dosando a entrada de ar pra acertar o ponto ideal da mistura e sentir ele ter força, mas mesmo assim não chega a puxar como deveria. Vai no máximo a 140 e as vezes resolve morrer sozinho, em situações diversas (aceleração ou desaceleração) e em qualquer marcha. Pega no estalo normalmente depois, mas se ligar frio e não der umas leves aceleradas, corre o risco de morrer parado.
Acabei trocando algumas coisas eu mesmo, pois no segundo dia comigo o carro já não quis pegar (maldita bobina impulsora!), e para tentar melhorar o caro como um todo, pois ele aparenta ter ficado muito tempo parado.
Peças trocadas:
> Tampa e rotor do distribuidor (Delphi)
> Módulo Hei e Bobina impulsora (Delphi)
> Cabos de Vela, Velas (as que estavam no carro eram pra gasolina!) e bobina de ignição (NGK)
> Filtro de Ar e óleo (Mahle)
> Filtro de Comb. (Bosch)
> Bomba de Comb. (Delphi)
> Óleo Mobil 20W50
> Troca das telas e "limpeza" dos bicos e da TBI com troca das juntas. (Não foi feito por mim, o mecânico diz também ter limpado o bico, regulou o CO com scanner e o mesmo também não acusou falhas)
> Sensor MAP (DS)
> Sensor TPS (Delphi)
> Outras pequenas coisas como a fixação do sistema de bomba e filtro, uso de aditivo pra tentar limpar as linhas de combustível, flush no arrefecimento + aditivos, pneus...
Tentei fazer pessoalmente o máximo possível por curtir e por falta de mão de obra qualificada, a única vez que levei na oficina foi para fazer a limpeza do TBI e passar o scanner. Foi medido a pressão da bomba, 2bar e 9 de alta, mesmo assim eu troquei essa bomba quando voltei porque ela estava alta demais, era uma weber, entrou a delphi.
Mesmo depois de tudo isso o problema continua igualzinho desde que comprei, na verdade parece ter piorado mesmo o carro estando mais liso no funcionamento sem muita carga. A única coisa que passou a acontecer foi morrer do nada, isso foi depois do carro ter dado pau no segundo dia e eu troquei apenas velas, cabos, módulo hei, bobinas e filtro de combustível (que era de alumínio), depois funcionou mas com esse problema de morrer do nada. Fiz aquele reforço no aterramento do Hei mas também não mudou nada.
Ontem resolvi limpar os contatos do conector do sensor de temperatura da injeção, pois quando fiz a limpeza do arrefecimento vi que ele tava meio oxidado. Notei que o sensor girava em falso na carcaça e era da MTE, mexi e girei nele com o carro frio e ligado, a ventoinha ligou e o carro morreu. Liguei novamente e depois de alguns segundos, a ventoinha ligou de novo e a luz da injeção ficou acesa, sem nenhuma das duas desligar. Hoje fui atras de um sensor novo, acabei achando só da Iguaçu, mas comprei e troquei. Posteriormente compro o GM. O engraçado é que depois que troquei e funcionei o carro, o mesmo problema persistiu, ventoinha armada e luz acesa. Resolvi verificar o conector e seu chicote, fui até aonde os fios se juntam no chicote maior e não encontrei nenhum defeito, limpei melhor o conector pelos dois lados e visivelmente pareceu estar ok. Liguei de novo e o carro funcionou normal e mais liso, mas o problema da falta de rendimento e morridas persistem.
Vou tentar funcionar o carro com a bomba puxando direto de um reservatório, pra ver se não é nada relacionado ao pescador ou pré filtro, mesmo sabendo que a bomba dá pressão e vazão.
Se alguém puder dar uma luz, qualquer coisa já iria ajudar!