Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

500EF escreveu: 04 Jul 2018, 05:40 Não foi por isso que ele falou do conta-giros. Este instrumento faz a leitura dos pulsos de ignicao. Mesmo que o carro tenha apagado por falta de combustivel, se ainda houver centelha, a rotacao será mostrada no painel.

Mas se o ponteiro for a zero de uma vez, é sinal que não há mais centelha naquele momento. ;)
Isso mesmo e em posse dessa informação se tem um caminho a seguir em direção do defeito. Ou seja, ignição se o ponteiro do conta giros despencar com a rotação do motor alta e caso contrário, o ponteiro continua marcando a rotação do motor, o problema seria pane de combustível.

Como esse Kadett não tem o conta giros, pode se verificar se a luz da injeção acende com motor em rotação. Se acender o problema pode não estar na linha de combustível, pois essa linha não faz acender a luz de anomalia. Se acender, pode faltar sinal de rotação, falta de ignição ou problemas na IE.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Muito válido essas informações! Obrigado!

Então Carlos, a luz não ascende não, como disse: eu sei que o carro morreu ou vai morrer só pelo fato dele perder completamente a força e não ter mais resposta nenhuma no acelerador, ai se eu deixar ele engrenado ele fica assim até parar, mas se desengrenar o giro cai e ele morre completamente e as luzes do painel ascendem.

Eu vou voltar a usar o Hei antigo que tirei, pq ainda era o original GM, acabei trocando ele junto com a impulsora que deu pau no segundo dia, mas acho que o Hei está bom. Vou ver se isso pode resolver o problema de morrer.

Mas o problema de falhas e nenhum desempenho é o que me preocupa mais na verdade. Fico com medo de usar o carro assim por poder estar causando algum dano ao motor, só estou dando a partida nele uma vez ao dia e andando curtos trechos agora.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por tyo »

se não acende a luz é certeza de problema no linha de combustivel já foi verificado o aterramento da bomba? Se fosse o modulo hei no momento que o carro perdesse potencia acenderia a luz
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

tyo escreveu: 04 Jul 2018, 09:07 se não acende a luz é certeza de problema no linha de combustivel já foi verificado o aterramento da bomba? Se fosse o modulo hei no momento que o carro perdesse potencia acenderia a luz

Bom saber!!

Já verifiquei o aterramento sim, tava tudo novinho e sem oxidação,mesmo assim desparafusei lixei e apliquei limpa conato. O chicote que passa pelo assoalho e vai pra bomba também parece estar ok, mas com essas informações que vocês me passaram, vou tentar verificar o chicote até dentro do porta malas pra ver se não tem nenhum fio esmagado.

Existe mais algum defeito comum que chega a reduzir a voltagem ou cortar a energia da bomba do nada?

Vou tentar enfiar uns clips nos contatos e deixar ligado no multímetro, ligar o carro e ver se a voltagem varia.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

LeoStrop escreveu: 04 Jul 2018, 10:35

Existe mais algum defeito comum que chega a reduzir a voltagem ou cortar a energia da bomba do nada?

No Kadett não tenho muita experiência sobre defeitos comuns. Mas no Monza, o conector e o aterramento causam muitos problemas.
Não esqueça que a linha de combustível tem a parte elétrica da bomba e depois a parte do combustível (pré filtro) filtro, bomba de combustível, e retorno.
O Kadett tem dois tipos de tanque, o de plástico com a bomba e boia internas e o de metal, com a bomba externa.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Carlos A. Freire escreveu: 04 Jul 2018, 14:08
LeoStrop escreveu: 04 Jul 2018, 10:35

Existe mais algum defeito comum que chega a reduzir a voltagem ou cortar a energia da bomba do nada?

No Kadett não tenho muita experiência sobre defeitos comuns. Mas no Monza, o conector e o aterramento causam muitos problemas.
Não esqueça que a linha de combustível tem a parte elétrica da bomba e depois a parte do combustível (pré filtro) filtro, bomba de combustível, e retorno.
O Kadett tem dois tipos de tanque, o de plástico com a bomba e boia internas e o de metal, com a bomba externa.

Abs,

Carlos Freire


Então, o meu tanque parece ser de plastico e o sistema filtro + bomba são externos. Acredito que seja igual a este desta foto que retirei do ML:

Imagem

O problema desse tanque é que, como pode ver, o pescador e o retorno estão na parte de cima, e eles não tem acesso pelo banco traseiro, só a boia que tem o acesso. Então pra trocar o pré filtro tem que retirar o tanque, acredito eu. Eu ia fazer a troca do pré filtro, mas desisti por este motivo. Vou testar primeiro com a bomba puxando direto de um galão pra ver se existe alguma melhora na resposta, o problema que será um teste rápido já que o retorno volta pra dentro do tanque e não pro meu galão.

Agora pouco dei uma verificada no chicote da bomba e não tinha nenhum defeito, troquei a mangueira que vai da bomba pro filtro por uma nova pois a outra estava meio grande e velha. Mas o carro continuou o mesmo. Amanhã eu testo a voltagem do conector pq hoje já tava escuro.

Notei que com o carro frio eu tenho que ficar dando leve pisadinhas pra ele não morrer no começo, e se eu ficar com o pé fixo no acelerador, tipo mantendo o giro a 2.000 RPM pra aquecer, ele vai abaixando o giro sozinho até começar a trepidar e morrer, se eu não for rápido em soltar o acelerador e começar a bombar novamente ele morre. Testei até com o giro mais elevado, e dá no mesmo. Tenho que ficar indo e voltando com o pedal pra ele se manter liso. Isso parado esperando ele esquentar e se manter sozinho.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A vazão do Monza e Kadett EFI é de 1,5l/m. Com galão não deve ir longe, rs!

Experimente andar sem a tampa de abastecimento do tanque e observe se há diferença.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Carlos A. Freire escreveu: 04 Jul 2018, 19:27 A vazão do Monza e Kadett EFI é de 1,5l/m. Com galão não deve ir longe, rs!

Experimente andar sem a tampa de abastecimento do tanque e observe se há diferença.
Boa!

Vou seguindo atras desse problema e posto o andamento. Não aguento mais, ainda não consegui aproveitar esse carro direito.
Responder