Acompanho, como todo ex profissional da área de mecânica, a evolução dos veículos e dos motores.
Ultimamente têm surgido motores de 3 cilindros, anunciados como evolução dos motores com 4 cilindros, motores que constituem a maioria dos motores existentes no mundo. Tirando os 8 cilindros que os americanos adoram e os 6 cilindros. Esses dois últimos mais raros, principalmente por causa do custo mais alto e do maior consumo de combustível.
Pode ser novidade para os tempos atuais, mas eu já tive, quase 50 anos atrás, um carro com motor de 3 cilindros e 1 litro de cilindrada.
Esse motor, aliás, também tinha 3 bobinas, uma para cada cilindro, coisa anunciada também como novidade.
O Fiat Mobi e também o Uno Way usam motor de 3 cilindros.
O Up da Volkswagem também usa.
O Ka idem.
Agora, no ano passado, a Ford lançou o primeiro, segundo ela, motor 1.5 litro com 3 cilindros. E dias atrás anunciou o início de fabricação desses motores na fábrica da Ford em Taubaté. Até então o motor era importado da Índia e equipa o SUV da Ford.
Pelo que andei lendo e vendo em vídeos na internet, o motor, de fato, tem muitas coisas interessantes. Algumas já existem no motor que equipa alguns carros do referido fabricante, mas outras são inéditas. Vou enumerar aqui as principais:
1- correia dentada embebida em óleo. Segundo diz a Ford, dura 240 mil Km. Isso já existe no motor de 4 cilindros da mesma fábrica. É mais silenciosa que a corrente que a Ford usou durante muitos anos.
2- bobinas individuais, uma para cada cilindro. O posicionamento delas, diretamente sobre as velas, elimina a necessidade de cabos de vela. O motor do Up também usa esse recurso.
3- Eliminação do tanquinho de gasolina para partida a frio. O etanol é pré aquecido (isso até Monza tem) e o sistema de ignição tem um recurso que possibilita centelhas múltiplas na partida.
4- O coletor de escape é incorporado ao cabeçote, possibilitando melhor aproveitamento do catalizador, que pode ficar mais perto da saída do escape.
5- O motor é todo de alumínio, cabeçote, bloco, pré carter, etc. Mais leve e melhor dissipação de calor, segundo eles.
6- A pressão do óleo é variável, só fornece pressão total em altas rotações, com isso diminuindo a perda de potência em baixas rotações.
7- O motor possui um eixo balanceiro, nome que eles deram a um eixo adicional destinado a eliminar vibrações do motor.
8- O girabrequim é deslocado para um lado, diminuindo o atrito entre pistões e camisas. Não entendi como isso funciona em teoria, mas acredito que melhore alguma coisa.
9- Comandos de válvulas variáveis. O comando é duplo (o motor do Up também é) mas a novidade é que o avanço e retardo das válvulas de admissão e escape são independentes. Ah, são 4 válvulas por cilindro, duas de admissão e duas de escape. Os balancins são roletados.
10- O posicionamento das velas, na vertical sobre cada cilindro, possibilita melhor combustão. Meu DKW Sedan S 1967 também tinha as velas nessa posição.
Fiquei decepcionado com o consumo de combustível em estrada anunciado: 13,8 Km/l. Devem usar um método diferente para aferir isso, pois meu antigo Monza fazia 13 Km/l com 5 pessoas a bordo, bagagem considerável e ar condicionado ligado o tempo todo.
Decepcionou-me também o fato desse novo motor só equipar o Ford Ecosport, carro caro e que não me agrada. Um Ka Sedan com esse motor até que atrairia minha cobiça.
Ah, não informam a potência, mas li em algum lugar que é 137 CV, abastecido com etanol, e um pouco menos que isso na gasolina. Segundo gráficos da Ford, esse novo motor é bem mais eficiente que o motor Sigma 1.6 que equipa alguns carros desse fabricante, e apresenta maior potência (ou torque) em rotações mais baixas, ideal para o trânsito da cidade.
Eu compraria um Ka com esse motor, mas como segundo carro, claro. O Monza continua rei aqui em casa, apesar de estar parado há meses e minha mulher volta e meia dizer que eu deveria vendê-lo, pois vive parado.
https://youtu.be/Pt4SrvbQQ8Y
Abs