problema no cilindro mestre?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

problema no cilindro mestre?

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Olá Monzeiros!!!

Estou precisando da ajuda de voces para me ajudar identificar o problema no freio!!

Sintomas:
O pedal esta um pouco baixo, ja ha algum tempo venho notando o carro com uma certa dificuldade para freiar, nao que nao esteje freiando, mas ja passei por alguns sufocos para nao bater , isso andando devagar!!! Ao forçar o pé no pedal ele cede um pouco, mas nao chega a bater no final do curso!! Entao ao fazer a vistoria do inmetro(GNV) fiquei reprovado no freio traseiro!! meu carro tem discos tbm atras!!

O carro nao morre ao pisar no freio, tbm nao tem vazamento em nenhuma roda, o oleo esta novo.(8 meses trocado), nao escuto barulho nenhum ao pisar no freio (hidrovacuo) o pedal nao esta duro.

hoje fui em 5 mecanicos diferentes e tive 2 diagnosticos!!!
2 = me disseram que sao os discos das 4 rodas que ja estao chegando no final do curso( eles disseram chegando!!!) e por isso o pedal baixou!!!!!
3= disseram ser o cilindro mestre( acho mais provavel) uns dizem para trocar as vavlvula equalizadoras junto com o cilindro !!

Algum monzeiro ja teve um problema parecido???
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17768
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: problema no cilindro mestre?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.

1º diagnóstico: Sem sentido... No freio a disco o desgaste não é sentido pelo pedal. É como sem fosse ajuste automático, pois diferente do tambor, não há mola de retorno. As pastilhas ficam sempre em contato com o disco, só não exerce pressão quando não utilizado. Então o desgaste só vai ser sentido no nível do fluído de freio. Claro que se os discos e pastilhas estiverem gastos e abaixo do limite recomendado pelo fabricante, devem ser trocados.

2º diagnóstico: Cilindro mestre e ou ar no sistema podem causar o sintoma.

Na experiência que tive com manutenção do freio traseiro a disco do Monza, antes de trocar qualquer peça, recomendo que verifique os pinos deslizantes se não estão travados/engripados e, se o encaixe da pastilha (pino/ ressalto) está encaixado corretamente no vão do embolo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: problema no cilindro mestre?

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Carlos A. Freire escreveu: 28 Abr 2018, 06:31 Bom dia.

1º diagnóstico: Sem sentido... No freio a disco o desgaste não é sentido pelo pedal. É como sem fosse ajuste automático, pois diferente do tambor, não há mola de retorno. As pastilhas ficam sempre em contato com o disco, só não exerce pressão quando não utilizado. Então o desgaste só vai ser sentido no nível do fluído de freio. Claro que se os discos e pastilhas estiverem gastos e abaixo do limite recomendado pelo fabricante, devem ser trocados.

2º diagnóstico: Cilindro mestre e ou ar no sistema podem causar o sintoma.

justamente Carlos, o primeiro diagnostico estava errado, o cara nao sabia de nada, foi a primeira vez nesse auto center, mas eu ja sabia dessa informaçao, porem deixei o cara falar ne!!!

sobre o cilindro mestre quando ele esta fraco , o freio em geral perde eficiencia ne? vendo alguns videos no youtube, alguns diziam que quando o c.metre começa a ficar ruim, alem de baixar o pedal, as rodas traseiras sao as primeiras e perder eficiencia, esta certa essa informaçao?

Carlos, repare nessa foto abaixo, nela acho que da pra vc ver que uma valvula equalizadora esta um pouco enferrujada isso eh um indicio que ela esteja com defeito, ou nao tem nada a ver?

Nao vaza oleo, por ela, pelo menos acompanho ja há x meses e nunca precisei completar o liquido nem notei a presença e oleo, ela está umida, porque eu joguei wd ha poucos dias!!!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17768
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: problema no cilindro mestre?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Boa tarde.
O cilindro mestre pode apresentar diversos sintomas anormais, não exatamente um só. Vai depender de que e o que estragou no cilindro. Desgaste do cilindro, reparo ressecado, vazamento, perda de pressão...

A imagem mostra uma válvula equalizadora com defeito de vazamento. Um vazamento nessa válvula raramente baixa nível de óleo. No caso, é uma válvula para cada roda traseira. Quando uma apresenta defeito, recomendo a troca das duas.
Quando o freio traseiro com disco está com baixa eficiência, nota-se pela roda que fica limpa. Quando está bom, a roda fica cheia de pó, em proporção menor do que a dianteira, mas suja bem. Mesmo porque, a traseira freia propositalmente, menos do que a dianteira, a fim de manter o equilíbrio nas frenagens.

Revise as pinças e pinos deslizantes e, posicionamento das pastilhas traseira como recomendei e, substitua essas válvulas equalizadora.
Para quem não sabe, essas válvulas equalizadoras não são apenas furos de restrição, mas são válvulas de verdade, com esferas e molas e atuam conforme pressão do óleo no momento da frenagem. E como toda válvula, pode apresentar problemas com vazamento, engripamento, ou falta de ação.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4221
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: problema no cilindro mestre?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Aproveitando o assunto para falar em cilindro mestre e válvulas equalizadoras...

Nos carros antigos só existia um circuito de freios. Fusca 75, por exemplo. O cilindro mestre só possuía um êmbolo e um reservatório.
Se vazasse o fluido do sistema, adeus freio hidráulico.
Já no meu Chevette 75/76 já havia dois circuitos independentes. O cilindro mestre então passou a ter dois êmbolos, e o reservatório foi dividido em dois. O êmbolo do circuito dianteiro era maior do que o traseiro, pois não se pode mandar para os freios traseiros a mesma pressão dos dianteiros, senão o carro gira 180 graus em freadas de emergência. Mesmo assim, comigo já aconteceu, durante uma freada de emergência no tal Chevette, um giro de 180 graus. No caso a causa foi engripamento de uma das sapatas de freio.Por isso é recomendável trocar o fluido regularmente, não deixando ele absorver umidade em excesso, o que causa ferrugem nos cilindros.
Se vazasse o fluido de um dos dois circuitos, era bom torcer para ser o circuito das rodas traseiras, pois se o carro perdesse o circuito dianteiro, parar o Chevetinho era uma tarefa difícil. Ainda mais que ele não possuía servo freio. Era força no pé e só isso.
No Passat surgiu o primeiro circuito duplo em diagonal, isto é, um dos circuitos alimentava uma das rodas dianteiras e a roda traseira oposta.
Isso só foi possível porque o Passat tinha uma suspensão dianteira avançada (como todos os carros atuais), com o tal de raio de rolagem negativo.
Isso possibilita frear uma roda dianteira somente, sem capotar.
O cilindro mestre desses carros, com dois êmbolos, não poderia mais ter êmbolos diferentes, pois ambos deveriam mandar pressão para as rodas dianteiras. Surgiu então o equalizador (ou redutor de pressão), com a finalidade de diminuir a pressão enviada às rodas traseiras.
É por isso que existem dois redutores. Se um deles der problema, isto é, fechar totalmente a passagem do fluido, poderá ocorrer o tal giro do carro no momento da freada.
Então é recomendável, como disse o Carlos Freire, substituir logo os dois em caso de vazamento ou outro problema.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: problema no cilindro mestre?

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Carlos A. Freire escreveu: 28 Abr 2018, 17:45
Revise as pinças e pinos deslizantes e, posicionamento das pastilhas traseira como recomendei e, substitua essas válvulas equalizadora.
Para quem não sabe, essas válvulas equalizadoras não são apenas furos de restrição, mas são válvulas de verdade, com esferas e molas e atuam conforme pressão do óleo no momento da frenagem. E como toda válvula, pode apresentar problemas com vazamento, engripamento, ou falta de ação.
Essa parte foi revisada ontem no auto center, o cara quebrou um galho e disse que essa parte das pinças estao legais!!!

Entao terei que trocar o cilindro e as duas valvulas!

Sobre a troca dos mesmos gostaria de algumas dicas de voces eu mesmo irei fazer, ja vi alguns videos e facil!!!

1-Na hora de começar a retirar os 4 tubinhos e bom afrouxar antes o cilindro (afrouxar as duas porcas um pouco) do servo freio?
2- posso jogar WD ou car 80 para ajudar a solta-los (tubinhos) setas na figura abaixo
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17768
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: problema no cilindro mestre?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se você mesmo vai fazer o serviço, volto a insistir em verificar se os pinos deslizantes das pinças não estão engripados e se o ressalto das pastilhas estão bem encaixados. Esse tipo de coisa passa desapercebidos por muitos reparadores e faz uma grande diferença no freio.

No caso da troca do cilindro mestre em casa, vai ter de sangrar e com isso vai precisar de 2 pessoas para o serviço, a não ser que tenha máquina para fazer a sangria.

Quanto as porcas dos canos de freio, elas costumam soltar fácil, desde que tenha a ferramenta correta ( http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... ore-ea8x10 ). Com uma chave comum, se não for bem justa poderá espanar o sextavado ou pelo menos deixar marcado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: problema no cilindro mestre?

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Carlos A. Freire escreveu: 29 Abr 2018, 09:06 Se você mesmo vai fazer o serviço, volto a insistir em verificar se os pinos deslizantes das pinças não estão engripados e se o ressalto das pastilhas estão bem encaixados. Esse tipo de coisa passa desapercebidos por muitos reparadores e faz uma grande diferença no freio.
Quanto a chave eu pego com um amigo que ja foi mecanico, ele tem essa ai!!
2 pessoas tbm e tranquilo!

sobre os ressaltos no auto center ele retirou as duas rodas uma da frente e outra traseira e olhamos bem a pastilha botamos o dedo para ver a sua espessura. isso ja serve ?

sobre os pinos deslizantes acabei de olhar no ML, mas entao como faço para eu mesmo verificar esses pinos - terei que retirar a roda e como mexer nesses pinos???

se esses pinos deslizantes estiverem engripados o freio traseiro funciona?
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Responder