Conversão de Monza carburado 2.0 Gasolina para Etanol

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Conversão de Monza carburado 2.0 Gasolina para Etanol

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Olá senhores amigo monzeiros do fórum

Apos muitas pesquisas aqui eu não encontrei os métodos simples de conversão de Gasolina pra Etanol, então eu e o amigo Jesuíno vamos tentar fazer algumas experiencias pra fazer esta alteração no meu Monza Classic Se 90 Automático.

Bom vamos as explicações sabemos que o carburador é diferente já que o etanol em tese é mais corrosivo e que o tanque também, porem nos últimos anos o nosso governo tem adicionando o etanol que se seguido a regra seria menos de 30% mas na pratica é muito maior, e com a ultima mudança vai na lei que vai subir pra 40% ou seja essa adaptação pra quem tem o veiculo a gasolina é praticamente obrigatória, e levando em conta que aqui na minha região a diferença de preço é muito grande ou seja R$ 1,50 ou 0,67% por litro, não ta fazendo sentido manter um veiculo totalmente a gasolina rodando com 50% ou mais de etanol.

Bom sempre abasteci em um posto próximo da minha casa e nos últimos dias tava sentindo que ele estava demorando mais pra pegar e quando pegava as vezes apagava igual carro a etanol rs.. Só que este posto foi fechado por esta vendendo a gasolina com 75% de etanol então a luz vermelha acendeu se ta com 75% e ta andando deve conseguir com 100%.

Outra pesquisa que fiz e observei é que devido a densidade água,etanol e gasolina é que quando paramos nossos veículos por um peiudo grande o Etanol fica em baixo e a Gasolina em sima ou seja no primeiro momento os nosso carros anda apenas com Etanol já que ele fica no abaixo e a boia pega mais em baixo e apos os balanços se começa a puxar a mistura entre os dois, alguém me corrija se eu estiver errado pelo amor de Deus.

Então em 1º vamos tentar apenas trocando os giclês e acertando o ponto e o que mais for necessário, nesse ( Mais o que for necessário ) conto com a ajudar de vocês amigos.

Sei que pra fazer 100% teria que trocar os pistões quem em meu caso se for fazer eu penso em por pistões flex o que me deixaria margem pra fazer e desfazer essa mudança quando necessária.

No mais agradeço e vou postando aqui as alterações que vamos fazer e conto com a participação e conhecimento de cada um pra deixar esse tópico de forma que realmente dê uma luz aos amigos.

Esqueci de por as medias que meu monza faz atualmente 6 km/l cidade e 10,5 km/l rodovia na gasolina batizada rs...
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Re: Conversão de Monza carburado 2.0 Gasolina para Etanol

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Bom, eu tive um monza SL/E 90 adaptado no álcool só o carburador. O técnico que fez o reparo era "fera", deixou o motor redondinho. O problema é que, como vc mencionou, a corrosão. No máximo a cada ano tinha que fazer a limpeza, trocar reparos etc. Por outro lado o consumo era bom, coisa de 9,5 km/l na estrada, andando 90 a 110 km/h.
Tenho um classic 90 carburado atualmente, que quando comprei estava no álcool, mas original gasolina. Voltei a funcionar om gasolina. Faz mais de 3 anos e nunca mais precisei mexer no carburador. So uso gasolina aditivada. Eu pessoalmente não recomendo a mudança, mas se vc decidiu, legal. Outra coisa motor flex não é econômico, ou uma coisa ou outra. Nunca fará a km igual. Embora a tecnologia melhorou muito, o rendimento ainda está longe do ideal. É o que eu tenho visto.
Mas, depois poste para nós, vou acompanhar atentamente.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1989

Mensagem não lida por tyo »

eu não sei se vale a pena na relação custo-benefício sei que parece tentador eu já pensei nisso também já que o álcool é bem mais barato porém ele gasta muito mais que a gasolina ainda mais num carro adaptado sem aquecimento do coletor e a taxa de compressão correta vai acabar bebendo bem eu ficaria e fico na gasolina já que só de aumentar o álcool na gasolina em 2% o consumo muda.Eu nunca gostei de álcool na verdade nem em carro originais sou da opinião do Raul Seixas:"derramar cachaça em automóvel é a coisa mais sem graça de que já ouvi falar" kkkkk
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Kabru94
Modelo: Monza Hatch
Motor: 1.8
Ano: 1983

Mensagem não lida por Kabru94 »

Amigão tenho um Monza hact 1.8 a gasolina fiz a troca do carburador para alcool foi a unica conversão que fiz. O carro nao anda de inicio como antes a gasolina .. MAS DEPOIS QUE ESQUENTA SOBE ATE PAREDE KKKKKKK
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Se não aumentou a taxa de compressão, tem que avançar o ponto inicial em mais uns 6 graus sobre o original. Senão fica fraco... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder