Bobina E-12
(alumínio ou prata):
Geralmente aplicada em veículos de 4
cilindros, a platinado e à gasolina
(Fusca).
Essa bobina possui o enrolamento
primário com aproximadamente 350
espiras. O enrolamento secundário tem
em torno de 20000 espiras.
Tensão máxima: 24000 volts
Faíscas por minuto: 13000
Bobina K-12
(Azul):
Aplicada em veículos
de 4 e 6 cilindros, a platinado e à
gasolina. Essa bobina pode substituir
a anterior por possuírem os
enrolamentos semelhantes, o que não
causa a queima do platinado.
Tensão máxima: 26000
volts
Faíscas por minuto: 16000
Bobina KW-12
(Vermelha):
Para veículos onde as
exigências do motor são maiores, como
maior rotação, maior quantidade de
cilindros maior compressão, foi
necessário desenvolver uma bobina que
pudesse produzir maior tensão e
disponibilizar maior quantidade de
centelhas por minuto.
Tensão máxima: 28000
a 34000 volts
Faíscas por minuto: 18000
Se considerarmos que a cada duas voltas do motor ocorrem 4 faíscas nas velas, ou 2 faíscas a cada volta, as bobinas acima suportariam, teoricamente:
1- E12 ( aluminio ou prateada): 6.500 RPM
2- K-12 (azul): 8.000 RPM
3- KW-12 (vermelha): 9.000 RPM
Para quem anda Zen como eu, raramente chegando a 4.000 RPM de motor, até a primeira serviria.

Em motores a etanol, cuja compressão é maior, certamente a azul daria um melhor retorno, principalmente para quem tem o pé nervoso e gosta de levar o motor a altos giros.
Abs