Alguém saberia me dizer pra que serve esse fio positivo adicional preso ao terminal positivo da bateria, marcado com uma interrogação ("?")? No meu tem só 2, o fio mais grosso que vai pro arranque (1) e um mais fino pra dentro do chicote (2), mas já observei em muitos Monzas bem cuidados este fio adicional mostrado aí na foto.
Obrigado.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.
Rafaelo escreveu: ↑03 Abr 2017, 23:09
acredite se quiser, mas esses erros de projeto sao os responsaveis por alimentar todo o carro. segurados por dois conectores do tipo Faston grande...
coisa de brasil nessa epoca, isso com o tempo acaba criando resistencia e gerando prejuízos ao sistema. fica de olho neles nao deixa ficar folgados !
isso foi implementado apartir de 1988. antes disso so tinha um, depois colocaram mais um hehehehe
Pois é Rafaelo, concordo contigo, um fim desse deveria ter um conector com trava pelo menos né... bem pouco seguro mesmo essa solução... meu carro não tem ele... mas funciona tudo... isso que me deixa intrigado. Você saberia me dizer quais componentes ele alimenta?
Olha como é no meu:
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.
avvsilva, esse tipo de sistema é propício a perda de eficiencia energética ao passar do tempo de uso, por conta de possíveis resistência, sujeira, zinabres, ate mesmo curtos e superaquecimentos. o cara que desenhou esse projeto sabia das coisas.
problema é a corrente que passa nesse pobre coitado.... ta certo que dividiram, antes < 87 era um so com um conector desse tipo, mas depois melhoraram e pioram ao mesmo tempo, criando dois problemas agora rsrsrs. mas em fim
desde 1993 quando os carros no brasil sofreram penas por novas atualizaçoes em suas Normas Tecnica que nao se usa mais isso. ainda bem né, omega 1993 e vectra dessa epoca que sao os sucessores do monza ja contava com, linhas separadas e protegidas cada uma delas, proteçoes por mega fusiveis, proteçao por reles, etc,etc. pena que o monza foi negligenciado né! esse problema eu falo e alerto muito o pessoal aqui a terem um carinho especial com isso.
-------------------
o teu parece ser diferente, me parece que existiram duas fabricantes de chicote que atenderam o monza nessa epoca, o teu é mais seguro que a foto anterior. a da foto anterior ja vi outros monzas 88 com esse sistema acho que o SR do luiz. o teu caso é alimentação geral, esse cabo grosso positivo alimenta o divisor de positivos la na caixa de fusiveis. é como os <87 so que nesses tinham um conector faston grande no lugar desse terminal olhal que tem no teu. bem mais seguro assim terminal olhal.
No meu monza 89 a álcool é igual a primeira foto, tem 3 fios positivos saindo da bateria, já o de gasolina 90 é igual o seu, só com 2. Vai ver que o da primeira foto era a álcool...
o meu classic 89 gasolina só tem os dois da segunda foto não tem esse conector e o de um amigo meu sl/e 85 pelado a álcool tem só 2 fios também mas no que alimenta o carro tem o conector.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.