Ventoinha não desliga as vezes
Enviado: 26 Fev 2017, 22:00
Boa noite pessoal! Procurei algo a respeito e não achei.
Monza Classic SE 92 2.0 EFI
Seguinte, depois que levei meu carro pra fazer uma retifica do cabeçote, e uma troca de bronzinas de biela e anéis, o carro depois de algum tempo andando, aciona a ventoinha e não desliga mais, isso já depois de ele acionar e desligar normalmente algumas vezes, hoje andei 5km entre 50 e 70km/h e ela não desligou, então cheguei em casa e coloquei um multímetro nos dois fios do sensor de temperatura que vai na válvula termostática, pude perceber que a ventoinha aciona quando a voltagem chega a 1,64V e desliga quando chega em 1,87V. Alguém por acaso já fez esse teste? E se por acaso já fez, pode me dizer se esses valores aferidos batem com o padrão? Ou qual outra forma de verificar isso?
Andei uns 15min com o multímetro conectado, funcionou normal a ventoinha, mas algumas vezes vi que tinha dificuldade para chegar até 1,87V... estou desconfiado que a válvula termostática não está dando vazão suficiente, pois o bloco ficou seco quase duas semanas, talvez tenha oxidado a válvula, e não sei se a válvula é muito velha, lembrando que a bomba d'água não tem um ano de uso.
*Já troquei o sensor de temperatura e continuou a mesma coisa.
*A ventoinha já estava pesada, e por ficar muito tempo ligada acabou estragando o rolamento que já não estava bom, troquei por uma nova.
Monza Classic SE 92 2.0 EFI
Seguinte, depois que levei meu carro pra fazer uma retifica do cabeçote, e uma troca de bronzinas de biela e anéis, o carro depois de algum tempo andando, aciona a ventoinha e não desliga mais, isso já depois de ele acionar e desligar normalmente algumas vezes, hoje andei 5km entre 50 e 70km/h e ela não desligou, então cheguei em casa e coloquei um multímetro nos dois fios do sensor de temperatura que vai na válvula termostática, pude perceber que a ventoinha aciona quando a voltagem chega a 1,64V e desliga quando chega em 1,87V. Alguém por acaso já fez esse teste? E se por acaso já fez, pode me dizer se esses valores aferidos batem com o padrão? Ou qual outra forma de verificar isso?
Andei uns 15min com o multímetro conectado, funcionou normal a ventoinha, mas algumas vezes vi que tinha dificuldade para chegar até 1,87V... estou desconfiado que a válvula termostática não está dando vazão suficiente, pois o bloco ficou seco quase duas semanas, talvez tenha oxidado a válvula, e não sei se a válvula é muito velha, lembrando que a bomba d'água não tem um ano de uso.
*Já troquei o sensor de temperatura e continuou a mesma coisa.
*A ventoinha já estava pesada, e por ficar muito tempo ligada acabou estragando o rolamento que já não estava bom, troquei por uma nova.