Informações: Comandos de válvula

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rdrs46
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Dez 2011, 11:30
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul-MS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por Rdrs46 »

Boa noite pessoal!!! Ressuscitando o tópico antigo :shock: :roll: , lendo muito aqui no fórum criei coragem para trocar o comando de válvulas pelo famoso letra "J".
Porém, o que senti de cara no funcionamento foi uma trepidação em marcha lenta. Consegui aliviar um pouco este sintoma refazendo o ajuste de mistura da marcha lenta. Mesmo assim, ainda persiste um pouquinho da tremedeira!!
Carburador 2E está muito bem limpo e com giclagem original álcool para o motor 1.8.
Gostaria de saber dos mais experientes nesta configuração, se há a necessidade de trocar algum gicle do 1º e 2º estágio assim como no gicle de marcha lenta?!
O distribuidor estou providenciando molas mais maleáveis para avanço mais rápido (melhor a curva de torque e aceleração), porém sem alterar o limite dos batentes dos contrapesos da mesa.

Desde já agradeço!!!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por 500EF »

Dá uma conferida se não ficou nada fora do ponto (correia / distribuidor), depois da mudança.

A GM não divulga os dados dos eixos de comando, mas eu duvido que exista diferença entre os modelos que justifique a "trepidação na lenta.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rdrs46
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Dez 2011, 11:30
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul-MS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por Rdrs46 »

Boa noite, 500EF...

Justamente é esta minha indignação. O engraçado é que o comando anterior, era um letra G (Monza 1.6 86 gasolina), mas pense numa força em baixa e desempenho razoável entre 4500 a 5200 rpm!! Troquei-o por estar desgastado devido a um bendito vazamento na bomba mecÂnica de combustível (suspiro) numa viagem que fiz a 130 km/h constantes (indo para o Paraguai de férias). Este vazamento consegui pegar a tempo, pois sempre levo um pouco de óleo de motor no porta-malas.
Resolvido o vazamento, troquei balancins (kuir) e comando J original. Mas o carro estranhou legal o comando.
Como na matéria justifica que tem que ser feito ajustes na alimentaçao/avanço, fiquei na dúvida!
O ponto, conferi tudo e está certinho. Porém, o engraçado é que medido com o relógio comparador, o PMS faz com que as duas referências fiquem um pouco fora do rumo (coisa de dois dentes além, sentido horário).
Creio que o ponto das referências é APMS devido a ignição.

Mas irei verificar um novo comando G, e efetuar os testes novamente. Vou aproveitar e tentar medir os levantes, graus... etc! Pois quero aprender e desvendar mais sobre estes comandos GM.

Abraço!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por 500EF »

Se não me falha a memória, nos GM você não pode usar o PMS como referência mesmo... A marcação na capa da correia e na carcaça da bomba de óleo são as que devemos usar.

E depois de verificar isso, conferir o ponto de ignição inicial (com o vácuo desligado) usando uma pistola. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por DÉCO »

500EF escreveu: 11 Mar 2019, 08:41 A GM não divulga os dados dos eixos de comando, mas eu duvido que exista diferença entre os modelos que justifique a "trepidação na lenta.
.
Então, assunto já bem discutido aqui, mas vamos la:

Eduardo, salvo engano, lembra da legislação sobre motores com mais de 99 cv, que tinha diferença de imposto e muitos carros foram "amansados"?

Acho que o "J" deixa ele mais esperto?

======================
Amigo Rdr, a trepidação não é a princípio para ter relação com o comando, verifica o que o Eduardo falou, concordo com ele, da uma revisada ok?

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Evandro500
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 38
Registrado em: 19 Nov 2017, 00:23
Cidade: PALOTINA
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por Evandro500 »

Rapaziada eu não encontrei a tabela, mas que comando é o certo do meu Monza 500EF? O que está nele é o J, será este mesmo?
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Evandro500 escreveu: 30 Mai 2020, 12:58 Rapaziada eu não encontrei a tabela, mas que comando é o certo do meu Monza 500EF? O que está nele é o J, será este mesmo?
O seu creio que é para ser o K. Mesmo do Kadett GSI.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Evandro500 escreveu: 30 Mai 2020, 12:58 Rapaziada eu não encontrei a tabela, mas que comando é o certo do meu Monza 500EF? O que está nele é o J, será este mesmo?
O J diz a tabela que é para o álcool MPFI
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Responder