Informações: Comandos de válvula

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por RicardoDS »

Fala pessoal!

Vou ir concentrando aqui todas as informações que ir conseguindo sobre os comandos de válvula que equiparam os Motores dos Monzas. Quem souber de algo, pode complementar também!

Imagem
Fonte: Revista 4 Rodas - Edição 336 - Julho de 1988.

Com isto já descobri que o Monza 1.8 a gasolina, 2.0 a álcool e a gasolina de 1988 a 1991 tem o mesmo comando, e o 1.8 a alcool tem um comando mais amarrado.

Por enquanto só tenho isso... vou continuar pesquisando.


:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por TheRipper »

O comando mais bravo da linha Monza é o do S/R 1.8s, que infelizmente não tenho mais o original (meu motor não é mais o original). Quanto a essa diferença entre o comando do 1.8 e do 2.0, eu nunca tinha ouvido falar.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por RicardoDS »

Eu também nunca tinha ouvido falar.
Mas faz sentido...
Meu Monza é 1.8 e era a álcool.
Mas como ando muito pouco com ele... menos de 30km por semana, só final de semana que ando uns 50km... e sempre percursos curtos, andar no álcool estava muito chato... 2 minutos esquentando para andar 5 minutos não dá...
Daí troquei os pistões, distribuidor, carburador... enfim, tudo que precisava trocar para ficar um autêntico Monza a gasolina.
Mas, mesmo assim, ele ficou meio manco (se comparado a um 1.8 original a gasolina)... não é tão bom em giros altos (para lá de 5000rpm). Mas tem muita força em baixa.
Só pode ser culpa do comando. :|
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1755
Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
Cidade: Porto Algre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

Quando tive que trocar de comando, obti pelo Kadett GS. Falaram que era melhorzinho. O melhorzinho quanto??? :smt017 Vou pesquizar para ver qual a diferença entre eles! :!:
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Francisco Pinto

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por Francisco Pinto »

Amigos, fiz um viagem ao Piaui com minha família, e, no retorno há uns 75 km antes de Posto Rosário (que já fica perto da fronteira BA / GO), quebrou o comando de válvulas do meu Kadett 1.8 - gasolina - 1993. Ele quebrou no meio, coisa que todos os mecânicos e "palpiteiros" a quem já relatei o fato, me falaram nunca ter notícias de ter visto. Comprei um comando e instalamos no carro. Após esse fato, o carro começou a ter um consumo maior, da ordem de 35% aproximadamente. Por exemplo, com um valor de R$ 20,00 o Kadett tinha autonomia de 90km/L e passou a fazer apenas 60 km/L.
Não entendia o que acontecia, mas fui a duas concessionárias Chevrolet e obtive a resposta. Os comandos do 1.8 e do 2.0 são diferentes, embora não se perceba a olho nu.Os "ressaltos" têm diferença considerável. Além disto, descobri outra coisa: Há uma marcação com letra na extremidade do comando, onde se conecta o distribuidor... a comando para 1.8 tem a letra " E " gravada e o para o 2.0 tem a letra " K ". Ou seja, existe realmente diferença entre os comandos.
Atualmente estou na luta em busca de um comando usado que tenha a letra " E " gravada. Na concessionária, custa em torno de R$ 370 reais... em lojas que vendem o mesmo comando GM, encontro por R$ 200,00 e nas lojas que vendem peças de veículos sinistrados, comprados de seguradoras, poderia encontrar por uns R$ 100,00 original GM. Então, se a informação serve para os amigos, como serviu pra mim, um grande abraço e podem contactar-me para maiores informações.
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por Robson Lott »

Bem q um moderador poderia fixar esse tópico, né? :roll: :mrgreen:

Tabela de comparação entre os comandos e suas respectivas letras (JÁ POSTADO AQUI NO FÓRUM POR MIM MESMO!! :smt005 )

Imagem

Abraços!!!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por Rafaelo »

Venho a dúvida, o comando do álcool, tanto 1.6, 1.8, 2.0 é o mesmo do gasolina para cada motor nas suas devidas cilindradas. Me falaram que era o mesmo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Francisco Pinto

Re: Informações: Comandos de válvula

Mensagem não lida por Francisco Pinto »

Obrigado, Robson Lott!

Você acredita que uns 10 minutos após eu postar aqui, achei uma versão dessa tabela, da Resolit, no Google?

E ainda fiz uma outra descoberta. Meu Kadett 93 - gasolina - pelo que vi, estava usando comando de 1.8 - álcool - 92. Não sei se já deu problema e o antigo dono colocou esse ou se o carro era a álcool e foi convertido. Estou em Brasília e esse carro é originário do Pará... Vou ter que investigar se houve modificações. É um bom carro e não quero me desfazer dele agora. Está precisando de uma pintura, mas tem bom motor, potente de valente. Só preciso ver se resolvo o problema de alto consumo.

Algum amigo poderia me falar se o consumo de 8 km/L é excessivo pra um Kadett 93 - 1.8 - SL?

Grande abraço a todos!
Responder