Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.
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No dia 11 e 12/09/2013 efetuei a troca dos cabos de aceleração e depois o de embreagem. Isto por que, o cabo da aceleração havia sido trocado quando o original rompeu há 2 anos e quem fez a instalação, o fez por cima da mangueira da gasolina da partida a frio e fios e mangueira de vácuo e achei que estava produzindo falhas por que estava bambo e faltando a presilha para estabilizá-lo.
CABO DA ACELERAÇÃO
Procedimento:
Ferramentas: lâmpada para iluminação do pedal e alicate de bico fino ou chato.

1- Tira-se o conjunto do filtro de ar para facilitar o acesso.
2- Gira-se a roldana para desencaixar o cabinho.
3- Agora vem a parte mais difícil por que depende de um contorcionismo após afastar todo o banco. Pode-se tirar o banco para facilitar.
4- Com uma lâmpada ilumina-se a parte superior do pedal do acelerador no seu suporte.
5- Com um alicate (bico fino ou chato) puxa-se o terminal do cabinho e a mola para trás (1 da foto) e movimenta-o para a direita para
que saia pelo rasgo do pedal. (2 da foto)

6- Na frente puxa-se o cabo que está encaixado na parede corta fogo atrás do suporte do servo-freio.
Puxe sem dó. Deverá sair também a borracha de vedação.
7- Encaixe a borracha novamente na parede corta fogo.
8- Em seguida coloque o cabo novo passando-se a mola pelo furo da borracha na parede corta fogo e encaixa-se o plástico na borracha.
9- Junto ao pedal puxe o cabinho com alicate de bico fino ou com os dedos.
10- Passe pela fenda do pedal e encaixe o tubinho plástico no furo da fenda travando para que não escape.

11- Na frente encaixe a borracha que envolve o cabo no suporte.
12- Vire a roldana e encaixe o cabo.
13- Posicione o cabo para que fique reto, sem que movimente a roldana para não ficar acelerado.
14- Coloque anel trava nos dois lados para evitar que o tubo corra à frente ou para trás.


15- Para modelos carburados não é muito diferente.
O grau de dificuldade é o contorcionismo mesmo com o banco totalmente afastado.
CABO DA EMBREAGEM
Havia trocado o cabo do acelerador (Cabovel R$16,47) e senti outra falha (intermitente) ao soltar o pedal nas trocas de marchas. Imaginei que também estivesse com problema e adquiri um cabo novo da embreagem (Cabo Cabovel R$ 21,78)
Ao tirá-lo foi possível verificar que realmente estava emperrando pois havia um resíduo de óleo e pó formando uma pasta dura no cabinho de aço que o impedia de correr livre. (17 anos, era original)
Procedimento:
Ferramentas: lâmpada para iluminar o pedal; chave de fenda de 20 cm cabo incluído; alicate de bico fino para facilitar; 2 chaves de boca ou estrela 11mm ou uma chave e um alicate de pressão.
1- No meu caso para facilitar eu tirei a bateria; e poderia ter tirado também os cabos do distribuidor, mas não o fiz.
2- Afaste o banco e coloque a chave de fenda embaixo do pedal da embreagem para mantê-lo suspendido evitando
que o cabinho de aço fique esticado.
3- Com isso ficará mais fácil soltar o parafuso com as duas porcas e um limitador plástico puxando-o pela lateral da
alavanca lá na carcaça do cambio. Sai super fácil.


4- Desencaixa-se o cabo da presilha que o mantém curvado.
5- Puxe com força o cabo para trás em direção à parede corta fogo e ele se solta do encaixe na carcaça do câmbio.


6- Feito isso tire a chave de fenda do pedal e empurre o pedal para baixo para puxar o cabinho e aí você
identificará como ele está preso na alavanca.
7- Com um alicate de bico fino desencaixe a mola ( 1 da foto) que aciona o pedal para a esquerda. Não há perigo de a mola escapar.

8- Sem a mola fica mais fácil desencaixar o terminal do cabo,( 2 da foto) use a chave de fenda que ajuda.
9- Uma vez solto o cabo do pedal, puxe-o com força do encaixe da parede corta fogo.
10- Tire a borracha que provavelmente saiu junto e recoloque a na parede corta fogo. Desta vez será pelo tato
11- No cabo velho agora com maior facilidade tire as porcas que serão aproveitadas e recomendo aproveitar o espaçador de plástico cujo furo é passante e não tem rosca como no novo. Se a altura do pedal estava do seu gosto verifique mais ou menos o posicionamento anterior para colocar igual no novo. Se preferir use somente o limitador plástico rosqueado que dispensa porca e contra porca.
12- Insira o terminal do cabinho pelo furo da borracha (na parede corta fogo) e encaixe o plástico no furo desta borracha. Se precisar de deslizante, use sabão liquido ao invés de qualquer derivado de petróleo que atacará a borracha.
13- Com o pedal bambo encaixe o terminal e depois a mola. Acione o pedal para sentir se ficou direito.
14- Coloque a chave de fenda novamente sob o pedal.
15- Na frente encaixe o cabo na presilha e depois no suporte da carcaça ( aquela peça plástica cilíndrica, amarela ou azul).

16- Encoste o limitador plástico que regula a altura do pedal nas porcas posicionadas no parafuso pela fenda da alavanca.

17- Solte a chave de fenda do pedal e acione o pedal da embreagem.
18- Meça a altura do pedal ao chão e ele devera estar entre 14 e 15 cm altura ideal.
19- Se ficar muito alto ou muito baixo, coloque a chave de fenda novamente sob o pedal e vá
lá frente ajustar as porcas para frente ou para trás conforme corresponder a sua necessidade.
A maior dificuldade é o contorcionismo para soltar e colocar o terminal na alavanca do pedal.
waldir
02.08.2016 (atualização)