Página 1 de 1
tampão no bloco do motor
Enviado: 21 Jul 2016, 12:36
por arnaldo silva
Bom dia!
Alguém sabe por que foi deixado esse furo no bloco do motor?
IMG-20160721-WA0011.jpg
IMG-20160721-WA0010.jpg
Re: tampão no bloco do motor
Enviado: 21 Jul 2016, 23:47
por maiko
Para fazer a leitura da posição do virabrequim, se perceber no virá tem uma espécie de ímã, e ali no bloco vai o sensor pelo lado externo, introduzido nesse buraco.
Re: tampão no bloco do motor
Enviado: 22 Jul 2016, 08:32
por arnaldo silva
Bom dia!
Quer dizer sensor de rotação para roda fônica?
Essa é a intensão: colocar roda fônica interna mas no local apropriado para colocar o sensor, o suporte do motor não permite.
Nessa posição a parte sem dente da roda fônica fica em posição diferente (abaixo) do sensor originalmente instalado nos blocos mais modernos que fica mais acima.
Eis a questão: não altera o ponto de ignição?
Re: tampão no bloco do motor
Enviado: 22 Jul 2016, 10:56
por maiko
Acho que não foi desenvolvido para a roda fônica, mas para essa leitura no virabrequim.
No meu virabrequim tinha dois ressaltos, tipo dois pinos que davam a leitura exata do PMS.
Mas vê somente em fotos desse sensor dentro no buraco, no meu bloco tinha um pino de plastico dentro do tubo.
Acho que sem alterar o bloco ou o vira, não tem como botar a roda fônica internamente.
Eu colocaria do lado de fora junto com as polias, muitos GM tem esse sistema e se
fizer bem direitinho, acho difícil dar problemas...
Claro que dentro do bloco fica imune ao risco de uma pedra bater no sensor da roda fônica.
Tudo tem seu custo.
Boa sorte no projeto.
Re: tampão no bloco do motor
Enviado: 25 Jul 2016, 21:40
por maiko
Só para complementar, acho que é para um sensor de fase do tipo indutivo, mas o mesmo não foi aplicado para o monza. Sua função no sistema é indicar quando o primeiro cilindro esta no tempo de compressão para que a central possa assim determinar a sequencia de injeção de combustivel e a sequencia de disparo da ignição.