Página 1 de 1

tampão no bloco do motor

Enviado: 21 Jul 2016, 12:36
por arnaldo silva
Bom dia!
Alguém sabe por que foi deixado esse furo no bloco do motor?
IMG-20160721-WA0011.jpg
IMG-20160721-WA0010.jpg

Re: tampão no bloco do motor

Enviado: 21 Jul 2016, 23:47
por maiko
Para fazer a leitura da posição do virabrequim, se perceber no virá tem uma espécie de ímã, e ali no bloco vai o sensor pelo lado externo, introduzido nesse buraco.

Re: tampão no bloco do motor

Enviado: 22 Jul 2016, 08:32
por arnaldo silva
Bom dia!
Quer dizer sensor de rotação para roda fônica?

Essa é a intensão: colocar roda fônica interna mas no local apropriado para colocar o sensor, o suporte do motor não permite.

Nessa posição a parte sem dente da roda fônica fica em posição diferente (abaixo) do sensor originalmente instalado nos blocos mais modernos que fica mais acima.

Eis a questão: não altera o ponto de ignição?

Re: tampão no bloco do motor

Enviado: 22 Jul 2016, 10:56
por maiko
Acho que não foi desenvolvido para a roda fônica, mas para essa leitura no virabrequim.
No meu virabrequim tinha dois ressaltos, tipo dois pinos que davam a leitura exata do PMS.
Mas vê somente em fotos desse sensor dentro no buraco, no meu bloco tinha um pino de plastico dentro do tubo.

Acho que sem alterar o bloco ou o vira, não tem como botar a roda fônica internamente.

Eu colocaria do lado de fora junto com as polias, muitos GM tem esse sistema e se
fizer bem direitinho, acho difícil dar problemas...

Claro que dentro do bloco fica imune ao risco de uma pedra bater no sensor da roda fônica.
Tudo tem seu custo. :)

Boa sorte no projeto.

Re: tampão no bloco do motor

Enviado: 25 Jul 2016, 21:40
por maiko
Só para complementar, acho que é para um sensor de fase do tipo indutivo, mas o mesmo não foi aplicado para o monza. Sua função no sistema é indicar quando o primeiro cilindro esta no tempo de compressão para que a central possa assim determinar a sequencia de injeção de combustivel e a sequencia de disparo da ignição.