Parafuso quebrou no bloco

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
DÉCO
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Parafuso quebrou no bloco

Mensagem não lida por DÉCO »

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POREM um grande problema encontrado no vazamento do carter : um dos parafusos que fixam o carter, que fica exatamente entre a bomba de oleo e o fitro, estava solto, causando um IMENSO vazamento de oleo, quando subo o giro chega a "jorar" um jato de oleo na direçao da roda, lavando o agregado, polaina, disco etc, perde em media um litro de oleo cada 400 km (lembrando q meu oleo é sintético 5w30, bem caro por sinal) .

A SOLUÇAO : observei este parafuso solto, retirei com a mao, e como ele é curto, providenciei um mais longo com a intençao de "alcança" alguma rosca , comecei a rosquear e ouvi um "nhec-nehc" a cada volta que dava nele - PENSEI - vai dar Mer... , adivinha ? quebrou la dentro :cry: .

O GRANDE PROBLEMA : comprei tudo para solucionar o problema, broca fina, sacador de parafuso (imagem abaixo), carter, junta, defletor tudo novo :

Imagem

Conhecem o procedimento para remoçao, né ? furar o parafuso antigo com uma broca e aplicar o sacador que possui rosca inversa, e desta forma remover o resto do parafuso utilizando o sacador acima.

Levantei o carro, instalei os cavaletes e fui la "resolver" o problema : POREM o agregado fica na mesma reta :oops: , fazendo a furadeira ficar em um angulo tranversal, inviabilizando o trabalho !

E AGORA ? vou ter que remover o motor ?

me deem uma luz
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Re: Parafuso quebrou no bloco

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Mais fácil soltar o suporte (espingarda) do que remover o motor... Esse suporte é o que fixa a bandeja de suspensão.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Parafuso quebrou no bloco

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu tb faria isso, baixa a travessa da suspensão do lado passageiro. nao precisa desmontar nada da torre ou bandeja, sai tudo junto pro lado...

so esquente os parafusos antes pq eles tem trava rosca. e sempre coloque tocos de madeira junto ao lado do cavalete, e toca a roda pra dentro tb. proteção nunca é demais.

--------------

esses parafusos M6 sao terriveis, nao é a toa que os blocos FGP familia II utilizam M8 10.2 hoje. esses nao tem como quebrar nao...
tenta facetar aonde quebrou pra quando furar com a broca nao escorre. a broca apropriada esta escrito nos sacas rosca. e o saca rosca adequado tb para o parafuso M6 tambem é informado.

dica: aqueca bem o local e jogue agua antes de começar a torquear. isso dilata e contrai tirando as tensoes superficiais da rosca.
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Re: Parafuso quebrou no bloco

Mensagem não lida por DÉCO »

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Foi a primeira ideia que tive - tirar parcialmente o agregado, estudei no local e acreditava que so saia inteiro . . .

Vou consultar o manual de manutençao para saber como executar a remoçao desta peça . . .

Quem tiver outras ideias, todas sao bem vindas . . .

abraços
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Re: Parafuso quebrou no bloco

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Dois parafusos na frente e dois atrás. muito simples. Se a bandeja incomodar, solte esse suporte da bandeja.
No lado esquerdo tem um parafuso a mais mais ao centro, mas seu problema é do lado direito.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Parafuso quebrou no bloco

Mensagem não lida por DÉCO »

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DUVIDA :

Com o carro levantado , posso soltar estes 4 parafusos ?
E a pressao da mola na bandeja , quando eu soltar os parafusos nao vai empurrar tudo com pressao ? tem que "encolher" a mola ? (acredito q nao) ?

Procurei no manual e nao encontrei a forma de desmontar, devo ter procurado no lugar errado (suspensao),

ajuda ai . . .
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Re: Parafuso quebrou no bloco

Mensagem não lida por Rafaelo »

Com o carro levantado , posso soltar estes 4 parafusos ?
nao sao 4, e sim 6.
dois compridos no meio
dois atras
dois na frente

todos eles sao travados quimicamente, e o ideal é usar um torquimetro e trava rosca nessa manutençao. isso tu pode fazer depois que arrumar o problema, faça numa oficina. sao componente criticos e nao podem ser apertados de qualquer maneira. leva bastante torque. senao me engano 110Nm cada um deles.
E a pressao da mola na bandeja , quando eu soltar os parafusos nao vai empurrar tudo com pressao ?
não, so vai ficar pendurado pela torre, balançando.
tem que "encolher" a mola ? (acredito q nao) ?
nao

é so tirar la os parafuso, nao vai cair nada fica tranquilo. so trava muito bem o carro como expliquei, mete calço em tudo que puder.
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Re: Parafuso quebrou no bloco

Mensagem não lida por DÉCO »

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Vou ter que fazer em casa mesmo, vou pedir o torquimetro emprestado e comprar a trava quimica .

Muito obrigado pela dica de todos, sem exceçao !!

Ja estava meio em panico, mas agora mais calmo, tomara que nao de muito trabalho pra remover estes parafusos com trava quimica e de grosso calibre . . .

abraços
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