Monza Classic SE 500EF 2P - Restauração
Enviado: 02 Mai 2016, 16:44
Opa pessoal!
Decidi criar um tópico nesta sessão em vez de postar na sessão fotos uma vez que o visual do carro está muito mais para restauração do que para ser exibido rs
Minha ideia, conforme eu postei aqui na apresentação, é fazer o carro voltar à sua aparência original porém sem pretensões de ser um restaurador/colecionador profissional, seja pelo altíssimo custo de transformar o carro em 0km, seja pelo plano de efetivamente usar o carro, não apenas deixar guardado.
Assim que peguei o carro tive um imprevisto com a direção hidráulica com vazamento grave, tanto no cofre do motor quanto para dentro do carro. Então a primeira etapa da restauração consistiu em retificar/recondicionar a caixa de direção original do carro, trocar as mangueiras e colocar buchas e fluido novos.
O que já está revisado no carro: sensor de fluxo, bicos injetores novos, velas, cabos de velas, escapamento, óleo e filtro de óleo, homocinéticas, mangueira completa de combustível, motor de arranque revisado, luzes do painel todas trocadas e revisadas, correias e esticadores trocados, bobina, cabo de embragem e suspensão revisada.
O que falta fazer da parte mecânica: revisar alternador, trambulador/liame (não engata a 5a marcha), radiador, ar condicionado, freios, terminais de direção (está com um pouco de folga, mesmo após a retífica da caixa de direção) e pneus.
O que falta fazer na parte interna: limpeza geral, revestimento dos bancos, hidratar/recuperar o forro da porta do motorista se possível, tentar recuperar um pequeno detalhe no tabelier, trocar o toca-fitas, recuperar o computador de bordo que funciona mas não marca nada, trinco do quebra-vento e mais alguns detalhes.
Na parte externa a coisa fica mais complicada...preciso realmente pintar o carro todo. Ele teve, em algum momento, um banho de tinta muito do vagabundo que acabou "descascando" e formando estas manchas que são visíveis nas fotos. Apesar do carro não ter nenhuma batida grande ele tem alguns pontos de oxidação comuns nos monzas além de um bem grave na porta do motorista. Penso em trocar toda a parte interna da porta usando a minha folha externa que está boa e íntegra. Além disso os frisos e parachoques estão todos esbranquiçados/descascando. A idéia seria substituí-los, mas os custos estão quase proibitivos nestes itens. As rodas estão ótimas, devem ganhar uma reforma no final de todo o processo.
Porém ainda não achei uma oficina BOA de funilaria para isso e precisarei da ajuda dos colegas com indicações. Pensei até mesmo em levar o carro até campinas quando for o momento para fazer na oficina que fez o carro do Evandro. Esse tipo de serviço precisa ter indicação...senão o risco de gastar duas vezes é enorme.
Depois postarei algumas coisas que já comprei para o carro e que estão aguardando sua vez na restauração.
Sintam-se à vontade para dar dicas, sugestões, críticas, ideias e qualquer outro tipo de comentários que serão todos muito bem-vindos!
Seguem algumas fotos do carro. No geral está bem íntegro...com bastante originalidade apesar do visual bem cansado e judiado:














Decidi criar um tópico nesta sessão em vez de postar na sessão fotos uma vez que o visual do carro está muito mais para restauração do que para ser exibido rs
Minha ideia, conforme eu postei aqui na apresentação, é fazer o carro voltar à sua aparência original porém sem pretensões de ser um restaurador/colecionador profissional, seja pelo altíssimo custo de transformar o carro em 0km, seja pelo plano de efetivamente usar o carro, não apenas deixar guardado.
Assim que peguei o carro tive um imprevisto com a direção hidráulica com vazamento grave, tanto no cofre do motor quanto para dentro do carro. Então a primeira etapa da restauração consistiu em retificar/recondicionar a caixa de direção original do carro, trocar as mangueiras e colocar buchas e fluido novos.
O que já está revisado no carro: sensor de fluxo, bicos injetores novos, velas, cabos de velas, escapamento, óleo e filtro de óleo, homocinéticas, mangueira completa de combustível, motor de arranque revisado, luzes do painel todas trocadas e revisadas, correias e esticadores trocados, bobina, cabo de embragem e suspensão revisada.
O que falta fazer da parte mecânica: revisar alternador, trambulador/liame (não engata a 5a marcha), radiador, ar condicionado, freios, terminais de direção (está com um pouco de folga, mesmo após a retífica da caixa de direção) e pneus.
O que falta fazer na parte interna: limpeza geral, revestimento dos bancos, hidratar/recuperar o forro da porta do motorista se possível, tentar recuperar um pequeno detalhe no tabelier, trocar o toca-fitas, recuperar o computador de bordo que funciona mas não marca nada, trinco do quebra-vento e mais alguns detalhes.
Na parte externa a coisa fica mais complicada...preciso realmente pintar o carro todo. Ele teve, em algum momento, um banho de tinta muito do vagabundo que acabou "descascando" e formando estas manchas que são visíveis nas fotos. Apesar do carro não ter nenhuma batida grande ele tem alguns pontos de oxidação comuns nos monzas além de um bem grave na porta do motorista. Penso em trocar toda a parte interna da porta usando a minha folha externa que está boa e íntegra. Além disso os frisos e parachoques estão todos esbranquiçados/descascando. A idéia seria substituí-los, mas os custos estão quase proibitivos nestes itens. As rodas estão ótimas, devem ganhar uma reforma no final de todo o processo.
Porém ainda não achei uma oficina BOA de funilaria para isso e precisarei da ajuda dos colegas com indicações. Pensei até mesmo em levar o carro até campinas quando for o momento para fazer na oficina que fez o carro do Evandro. Esse tipo de serviço precisa ter indicação...senão o risco de gastar duas vezes é enorme.
Depois postarei algumas coisas que já comprei para o carro e que estão aguardando sua vez na restauração.
Sintam-se à vontade para dar dicas, sugestões, críticas, ideias e qualquer outro tipo de comentários que serão todos muito bem-vindos!
Seguem algumas fotos do carro. No geral está bem íntegro...com bastante originalidade apesar do visual bem cansado e judiado:













