Monza Classic SE 500EF 2P - Restauração
- Ri7
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Monza Classic SE 500EF 2P - Restauração
Opa pessoal!
Decidi criar um tópico nesta sessão em vez de postar na sessão fotos uma vez que o visual do carro está muito mais para restauração do que para ser exibido rs
Minha ideia, conforme eu postei aqui na apresentação, é fazer o carro voltar à sua aparência original porém sem pretensões de ser um restaurador/colecionador profissional, seja pelo altíssimo custo de transformar o carro em 0km, seja pelo plano de efetivamente usar o carro, não apenas deixar guardado.
Assim que peguei o carro tive um imprevisto com a direção hidráulica com vazamento grave, tanto no cofre do motor quanto para dentro do carro. Então a primeira etapa da restauração consistiu em retificar/recondicionar a caixa de direção original do carro, trocar as mangueiras e colocar buchas e fluido novos.
O que já está revisado no carro: sensor de fluxo, bicos injetores novos, velas, cabos de velas, escapamento, óleo e filtro de óleo, homocinéticas, mangueira completa de combustível, motor de arranque revisado, luzes do painel todas trocadas e revisadas, correias e esticadores trocados, bobina, cabo de embragem e suspensão revisada.
O que falta fazer da parte mecânica: revisar alternador, trambulador/liame (não engata a 5a marcha), radiador, ar condicionado, freios, terminais de direção (está com um pouco de folga, mesmo após a retífica da caixa de direção) e pneus.
O que falta fazer na parte interna: limpeza geral, revestimento dos bancos, hidratar/recuperar o forro da porta do motorista se possível, tentar recuperar um pequeno detalhe no tabelier, trocar o toca-fitas, recuperar o computador de bordo que funciona mas não marca nada, trinco do quebra-vento e mais alguns detalhes.
Na parte externa a coisa fica mais complicada...preciso realmente pintar o carro todo. Ele teve, em algum momento, um banho de tinta muito do vagabundo que acabou "descascando" e formando estas manchas que são visíveis nas fotos. Apesar do carro não ter nenhuma batida grande ele tem alguns pontos de oxidação comuns nos monzas além de um bem grave na porta do motorista. Penso em trocar toda a parte interna da porta usando a minha folha externa que está boa e íntegra. Além disso os frisos e parachoques estão todos esbranquiçados/descascando. A idéia seria substituí-los, mas os custos estão quase proibitivos nestes itens. As rodas estão ótimas, devem ganhar uma reforma no final de todo o processo.
Porém ainda não achei uma oficina BOA de funilaria para isso e precisarei da ajuda dos colegas com indicações. Pensei até mesmo em levar o carro até campinas quando for o momento para fazer na oficina que fez o carro do Evandro. Esse tipo de serviço precisa ter indicação...senão o risco de gastar duas vezes é enorme.
Depois postarei algumas coisas que já comprei para o carro e que estão aguardando sua vez na restauração.
Sintam-se à vontade para dar dicas, sugestões, críticas, ideias e qualquer outro tipo de comentários que serão todos muito bem-vindos!
Seguem algumas fotos do carro. No geral está bem íntegro...com bastante originalidade apesar do visual bem cansado e judiado:
Decidi criar um tópico nesta sessão em vez de postar na sessão fotos uma vez que o visual do carro está muito mais para restauração do que para ser exibido rs
Minha ideia, conforme eu postei aqui na apresentação, é fazer o carro voltar à sua aparência original porém sem pretensões de ser um restaurador/colecionador profissional, seja pelo altíssimo custo de transformar o carro em 0km, seja pelo plano de efetivamente usar o carro, não apenas deixar guardado.
Assim que peguei o carro tive um imprevisto com a direção hidráulica com vazamento grave, tanto no cofre do motor quanto para dentro do carro. Então a primeira etapa da restauração consistiu em retificar/recondicionar a caixa de direção original do carro, trocar as mangueiras e colocar buchas e fluido novos.
O que já está revisado no carro: sensor de fluxo, bicos injetores novos, velas, cabos de velas, escapamento, óleo e filtro de óleo, homocinéticas, mangueira completa de combustível, motor de arranque revisado, luzes do painel todas trocadas e revisadas, correias e esticadores trocados, bobina, cabo de embragem e suspensão revisada.
O que falta fazer da parte mecânica: revisar alternador, trambulador/liame (não engata a 5a marcha), radiador, ar condicionado, freios, terminais de direção (está com um pouco de folga, mesmo após a retífica da caixa de direção) e pneus.
O que falta fazer na parte interna: limpeza geral, revestimento dos bancos, hidratar/recuperar o forro da porta do motorista se possível, tentar recuperar um pequeno detalhe no tabelier, trocar o toca-fitas, recuperar o computador de bordo que funciona mas não marca nada, trinco do quebra-vento e mais alguns detalhes.
Na parte externa a coisa fica mais complicada...preciso realmente pintar o carro todo. Ele teve, em algum momento, um banho de tinta muito do vagabundo que acabou "descascando" e formando estas manchas que são visíveis nas fotos. Apesar do carro não ter nenhuma batida grande ele tem alguns pontos de oxidação comuns nos monzas além de um bem grave na porta do motorista. Penso em trocar toda a parte interna da porta usando a minha folha externa que está boa e íntegra. Além disso os frisos e parachoques estão todos esbranquiçados/descascando. A idéia seria substituí-los, mas os custos estão quase proibitivos nestes itens. As rodas estão ótimas, devem ganhar uma reforma no final de todo o processo.
Porém ainda não achei uma oficina BOA de funilaria para isso e precisarei da ajuda dos colegas com indicações. Pensei até mesmo em levar o carro até campinas quando for o momento para fazer na oficina que fez o carro do Evandro. Esse tipo de serviço precisa ter indicação...senão o risco de gastar duas vezes é enorme.
Depois postarei algumas coisas que já comprei para o carro e que estão aguardando sua vez na restauração.
Sintam-se à vontade para dar dicas, sugestões, críticas, ideias e qualquer outro tipo de comentários que serão todos muito bem-vindos!
Seguem algumas fotos do carro. No geral está bem íntegro...com bastante originalidade apesar do visual bem cansado e judiado:
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Re: Monza Classic SE 500EF 2P - Restauração
Poxa... Tentando escrever aqui pela 3a vez. To c problemas na internet
Sensacional e rarissima versão.
Feliz em ver mais um salvo
E ta facil levanta lo.
Sensacional e rarissima versão.
Feliz em ver mais um salvo
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Visite meus tópicos de restauração:
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
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http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
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- vini84
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Re: Monza Classic SE 500EF 2P - Restauração
Belíssimo exemplar!!
Como o Evandro disse, parece estar fácil levanta-lo!
Se for investir na aparência, tenho uma capa do para-choque dianteiro cinza claro, original GM sem uso (comprei para o meu S/R, mas veio errado -- a do S/R é preta). Se tiver interesse, me da um toque. Paguei relativamente barato, e repasso pelo mesmo preço: R$350,00.
Att.,
Vini
Como o Evandro disse, parece estar fácil levanta-lo!
Se for investir na aparência, tenho uma capa do para-choque dianteiro cinza claro, original GM sem uso (comprei para o meu S/R, mas veio errado -- a do S/R é preta). Se tiver interesse, me da um toque. Paguei relativamente barato, e repasso pelo mesmo preço: R$350,00.
Att.,
Vini
S/R 2.0S
@1987... checked!
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=31971
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- Ri7
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Re: Monza Classic SE 500EF 2P - Restauração
Evandro! Obrigado pela ilustre presença no meu tópico!
Fico até mais animado quando vc diz que está fácil de levantar ele!
Vou precisar de infinitas dicas por aqui rsrs
Vini, obrigado! Estou negociando com um outro membro aqui do fórum. Dependendo do que rolar na negociação com ele, te aviso!!
Fico até mais animado quando vc diz que está fácil de levantar ele!
Vou precisar de infinitas dicas por aqui rsrs
Vini, obrigado! Estou negociando com um outro membro aqui do fórum. Dependendo do que rolar na negociação com ele, te aviso!!
- Ri7
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Re: Monza Classic SE 500EF 2P - Restauração
Seguem algumas coisinhas que chegaram aqui e que fui caçando desde quando comecei a buscar um 500ef para restaurar!
Logotipos! O 2.0, o "i" e a gravata são originais, inclusive com o acabamento em aço escovado. O Chervolet ainda não achei um no mesmo acabamento.
Comprei esse por 5 reais e vou tentar transformar rs:
Frisos que vão embaixo dos faróis. A maioria dos Monzas que vejo por aí está sem esse acabamento.
Par de milhas originais Cibiè! E uma lanterna traseira esquerda, do Classic, porém original. Só preciso pintar o friso cromado.
Ambos foram gentilmente cedidos pelo antigo dono!
E a cereja do bolo: um toca-fitas original do 500ef em estado de 0km!
Apesar de ainda levar uns bons meses (ou mais) para instalar esses itens já é uma satisfação tê-los guardados aqui!
Logotipos! O 2.0, o "i" e a gravata são originais, inclusive com o acabamento em aço escovado. O Chervolet ainda não achei um no mesmo acabamento.
Comprei esse por 5 reais e vou tentar transformar rs:
Frisos que vão embaixo dos faróis. A maioria dos Monzas que vejo por aí está sem esse acabamento.
Par de milhas originais Cibiè! E uma lanterna traseira esquerda, do Classic, porém original. Só preciso pintar o friso cromado.
Ambos foram gentilmente cedidos pelo antigo dono!
E a cereja do bolo: um toca-fitas original do 500ef em estado de 0km!
Apesar de ainda levar uns bons meses (ou mais) para instalar esses itens já é uma satisfação tê-los guardados aqui!
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Re: Monza Classic SE 500EF 2P - Restauração
Eu acho esse um dos rádios mais bonitos (ou o mais bonigo) dos anos 80 até meados de 90.
A qualidade do som é excelente. E como diz o técnico onde levo os rádios: para os técnicos esse rádio é uma merdda...não dá defeito...kkkk
A qualidade do som é excelente. E como diz o técnico onde levo os rádios: para os técnicos esse rádio é uma merdda...não dá defeito...kkkk
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- Robson Lott
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Re: Monza Classic SE 500EF 2P - Restauração
Olá Ri! Então... vamos lá alguns palpites! hehehhe!!!
Abraços!
Robson Lott
Veja se não escorreu pra dentro do carro o fluido de direção hidráulica. Ele pode danificar a espuma termoacústica, bem como a manta asfáltica e a proteção entre ela e a lata. Ao deixar a espuma de molho, dando umas boas lavadas, creio que vc consegue tirar boa parte do fluído, voltando a ter o cheiro de couro dentro do carro, e não de óleo! hehehehe!!!Ri7 escreveu:Assim que peguei o carro tive um imprevisto com a direção hidráulica com vazamento grave, tanto no cofre do motor quanto para dentro do carro. Então a primeira etapa da restauração consistiu em retificar/recondicionar a caixa de direção original do carro, trocar as mangueiras e colocar buchas e fluido novos.
Lembrando que o VAF (sensor de fluxo de ar) JAMAIS deve ser recalibrado, mexido, lubrificado por alguém que "acredita" que sabe mexer nele. Se houver alteração nos seus parâmetros, a LE-Jetronic não saberá jamais o range de parâmetros, e ficará louca! :P O certo é abrir a tampa. Se ver que a pista negra tá intacta, passe um ar comprimido alí, feche a tampa e a vede! :smt020 Lembrando que LE-Jetronic ODEIA fugas de vácuo! :smt023O que já está revisado no carro: sensor de fluxo, bicos injetores novos, velas, cabos de velas, escapamento, óleo e filtro de óleo, homocinéticas, mangueira completa de combustível, motor de arranque revisado, luzes do painel todas trocadas e revisadas, correias e esticadores trocados, bobina, cabo de embragem e suspensão revisada.
Que bom que ele funciona mas não marca nada! Uma boa desmontagem pra limpeza da lente do LCD e o famoso papel alumínio nos botões deixa ele zero! Daí é ir à caça da falta de informações pra ele... Boia de combustível, sinal de tempo de injeção dos bicos, os 12v devidos para pós chave, permanente e iluminação, sensor de temperatura externa, etc. Tá simples!recuperar o computador de bordo que funciona mas não marca nada
Os frisos para o 500EF são cinza, correto?Além disso os frisos e parachoques estão todos esbranquiçados/descascando. A idéia seria substituí-los, mas os custos estão quase proibitivos nestes itens.
Sim! Tá bem íntegro mesmo!!! Parabéns!!!Seguem algumas fotos do carro. No geral está bem íntegro...com bastante originalidade apesar do visual bem cansado e judiado:
Abraços!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
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Re: Monza Classic SE 500EF 2P - Restauração
Respostas abaixo!
Pois é...o melhor jeito de tratar a Le-Jetronic é respeitando a essência e a lógica dela! Meu VAF foi feito no Rafael Bakker do Rio, acredito que ele seja o único especialista nisso no país. E o trabalho dele ficou perfeito. Sobre as fugas de vácuo já tive alguns pepinos com as mangueirinhas ressecadas. Preciso trocar todas elas em breve. Sugere alguma em especial?
Em breve trarei mais informações dele!
Opa Robson! Sempre bem-vindos!!Robson Lott escreveu:Olá Ri! Então... vamos lá alguns palpites! hehehhe!!!
Boa dica! Eu verifiquei meio "por alto" e estava seco...só tinha iniciado a babar um pouco de óleo por ali. Mas como pretendo limpar o interior na sequência, após terminar a parte mecânica, vou verificar melhor para não danificar nada até lá.Veja se não escorreu pra dentro do carro o fluido de direção hidráulica. Ele pode danificar a espuma termoacústica, bem como a manta asfáltica e a proteção entre ela e a lata. Ao deixar a espuma de molho, dando umas boas lavadas, creio que vc consegue tirar boa parte do fluído, voltando a ter o cheiro de couro dentro do carro, e não de óleo! hehehehe!!!
Lembrando que o VAF (sensor de fluxo de ar) JAMAIS deve ser recalibrado, mexido, lubrificado por alguém que "acredita" que sabe mexer nele. Se houver alteração nos seus parâmetros, a LE-Jetronic não saberá jamais o range de parâmetros, e ficará louca! :P O certo é abrir a tampa. Se ver que a pista negra tá intacta, passe um ar comprimido alí, feche a tampa e a vede! :smt020 Lembrando que LE-Jetronic ODEIA fugas de vácuo! :smt023
Pois é...o melhor jeito de tratar a Le-Jetronic é respeitando a essência e a lógica dela! Meu VAF foi feito no Rafael Bakker do Rio, acredito que ele seja o único especialista nisso no país. E o trabalho dele ficou perfeito. Sobre as fugas de vácuo já tive alguns pepinos com as mangueirinhas ressecadas. Preciso trocar todas elas em breve. Sugere alguma em especial?
O PC de bordo merecerá uma atenção especial. Nem passa pela minha cabeça não ter ele funcionando. Sinceramente ainda sequer desmontei ele, então não sei o que tem ou não de informação chegando até ele. Mas está ligando e acendendo. Marca inclusive a autonomia, percebi isso quando abasteci. Ainda que ache que está errada rsQue bom que ele funciona mas não marca nada! Uma boa desmontagem pra limpeza da lente do LCD e o famoso papel alumínio nos botões deixa ele zero! Daí é ir à caça da falta de informações pra ele... Boia de combustível, sinal de tempo de injeção dos bicos, os 12v devidos para pós chave, permanente e iluminação, sensor de temperatura externa, etc. Tá simples!
Opa! Sem dúvida...cinza. Alías cinza claro! Pq existe o cinza escuro e o preto por aí. Comprei um kit de parachoques e polainas que acredito estarem da cor certa. Assim que chegarem verificarei e posto fotos aqui.Os frisos para o 500EF são cinza, correto?
Obrigado pelo elogio e pelas dicas!Sim! Tá bem íntegro mesmo!!! Parabéns!!!
Em breve trarei mais informações dele!