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Odometro monza 92

Enviado: 10 Fev 2016, 13:31
por Amado Tairone
Boa tarde, galera!

Só quero tirar uma dúvida com vcs.

O odometro do meu monza tem 6 digitos sendo que o último da esquerda para a direita é branco e marca os metros percorridos.

A minha dúvida é semelhante a deste tópico aqui http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=11557

O que quero saber na realidade é:

Como posso saber se a quilometragem marcada no painel corresponde realmente ao que foi percorrido.
Se o monza zera nos 100 mil km como vou saber se o(s) antigo dono não rodou 200 mil km?

E uma outra:

Por que fazer um odometro que zera aos 100 mil km?

Obrigado

Re: Odometro monza 92

Enviado: 10 Fev 2016, 14:30
por Rafaelo
chutometro.
Amado Tairone escreveu:Por que fazer um odometro que zera aos 100 mil km?
custo, nessa epoca tudo era motivo pra custo, ate um parafuso a mais de 0,50 centavos.

hoje ou melhor desde 90 e poucos é 1 milhao a virada.

Re: Odometro monza 92

Enviado: 10 Fev 2016, 14:56
por jorgeAP
A maioria dos carros com mais de 20 anos já rodou pelo menos 200 mil, menos que isso só se o carro é seu deste zero km, ou algum ou outro atestado como raridade. Mas mesmo assim difícil de comprovar.
Qualquer monzeiros aqui abre o painel para reparos, mesmo os digitais, daí uma voltinha a menos..... ou ainda paineis que ficam com defeito por anos a fio, com o hodômetro parado, caso comum no digitais que quebram a engrenagem originais e os donos não fazem a manutenção a tempo.

Re: Odometro monza 92

Enviado: 10 Fev 2016, 19:07
por Luiz Carlos (Rio)
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Re: Odometro monza 92

Enviado: 10 Fev 2016, 21:00
por Felipe Lichirgu
Luiz Carlos (Rio) escreveu:
O odometro do meu monza tem 6 digitos sendo que o último da esquerda para a direita é branco e marca os metros percorridos.
Na verdade o último digito marca as centenas de metros percorridos. Um cinco, por exemplo, indica 500 metros

Qto ao motivo para ter isso, a grande maioria dos carros tinha odômetro assim, que zera aos 99.999km. Os fabricantes não viam razão para indicar mais.
Na linha Fiat tem os mesmos 6 dígitos, mas não tem o que indica centenas de metros. Meu Fiat Mille está com o odômetro em 160.000 Km, mas isso não significa que eu não possa alterar ele para menos.

O único meio de saber se um carro é mais rodado do que o odômetro indica é verificar outros ítens no carro, como desgaste de bancos, etc. Honestidade não existe no comércio de carros. Já vi concessionárias fazerem isso, alterarem a indicação.

Abs
Verdade Luiz Carlos,

Outro dia eu saí com um amigo que está a procura de um Astra/ Vectra pra comprar (ele tem um Kadett 96)e fomos em revendas de veículos localizadas em bairros nobres em Curitiba (bigorrilho, batel, centro) e lá encontramos tais modelos sendo comercializados com 30.. 40.. 50 mil km, marcando no painel. Mas, sinceramente, aqueles carros não tinham só essa quilometragem :lol: :lol: tinha um Vectra 2008 que tava marcando 70 mil km no painel, mas aquele carro tinha mais de 250 mil km rodados, eu tenho quase certeza disso. Certo que existem carros por aí, com 200.. 300 mil km, em estado de novos... a gente vê aqui no clube mesmo, que existem muitos Monzas com quilometragens altissimas e estão tudo em ordem.

Mas enfim, eu convenci esse meu amigo a comprar um carro de particular, sendo assim um pouco mais garantido do que de "picaretas" da vida, por aí.

O meu Monza mesmo, tem 260 mil km rodados, originais. Eu sei que realmente ele tem essa quilometragem, porque a gente comprou o carro com 40 mil km há 17 anos! E, além do mais o primeiro dono dele é amigo nosso da família. Ou seja, eu conheço o meu carro desde zero.

E não adianta, pode ser analógico, digital, com quantas casas decimais que fôr, os caras vira e mexem conseguem adulterar o odômetro e isso, a gente sabe, que não é de hoje não. rsrsrs

Re: Odometro monza 92

Enviado: 10 Fev 2016, 22:41
por Rafaelo
desgaste de peca continua no achometro. da pra ter uma estimativa muito longe, se o cara achar um carro 1985 marcando 50,000 km e as peças estiverem "meia nova" certamente ele vai ter feito 150,000 km, mas por um outro lado se esse carro foi usado so na estrada entao poderia ser 250,000 km ou seja nao tem precisao alguma nisso.

tu pode fazer 50,000 km com ele passeando e so as fds,lavando de balde,etc é uma coisa, e fazer os mesmo 50,000 km em modo militar.

sao a mesma distancia, porem o uso é mais severo. se o cara tiver acido urico vai desgastar mais as peças enganando a avaliaçao, se for usado em terra de chao, sol, chuva, sereno, sei la, nao da pra avaliar nada direito assim. eu por exemplo nao tenho a mania de deixar a mao no volante nem na mudança, entao o desgaste é menor do quem tem essa mania de nao desgrudar. ou o cara que vira o volante e esfrega muito a mao ao voltar o volante, parece bobagem mas isso muda muito.

e km de painel é facil de voltar, inclusive a digital com um scanner é ate mais rapido.

esse meu monza tinha 105.000km originais desde 82 quando levantei ele em 2005, carro comprado zero pelo meu pai. hoje ele é zero km novamente todas as peças sao novas, motor, caixa, volante, etc, etc. porem os 105,000 km dele era diferente de um 105,000 km que usaria diariamente. o nosso so saia com sol, e alguns FDS, e as vezes ficava meses parado. ou seja, estado das peças nao dizem a km nem pra ter ideia de desgaste por isso nao tem como ter base alguma.

da pra ter uma ideia, mas pode ser impreciso.

Re: Odometro monza 92

Enviado: 11 Fev 2016, 00:03
por Felipe Lichirgu
Rafaelo escreveu:desgaste de peca continua no achometro. da pra ter uma estimativa muito longe, se o cara achar um carro 1985 marcando 50,000 km e as peças estiverem "meia nova" certamente ele vai ter feito 150,000 km, mas por um outro lado se esse carro foi usado so na estrada entao poderia ser 250,000 km ou seja nao tem precisao alguma nisso.

tu pode fazer 50,000 km com ele passeando e so as fds,lavando de balde,etc é uma coisa, e fazer os mesmo 50,000 km em modo militar.

sao a mesma distancia, porem o uso é mais severo. se o cara tiver acido urico vai desgastar mais as peças enganando a avaliaçao, se for usado em terra de chao, sol, chuva, sereno, sei la, nao da pra avaliar nada direito assim. eu por exemplo nao tenho a mania de deixar a mao no volante nem na mudança, entao o desgaste é menor do quem tem essa mania de nao desgrudar. ou o cara que vira o volante e esfrega muito a mao ao voltar o volante, parece bobagem mas isso muda muito.

e km de painel é facil de voltar, inclusive a digital com um scanner é ate mais rapido.

esse meu monza tinha 105.000km originais desde 82 quando levantei ele em 2005, carro comprado zero pelo meu pai. hoje ele é zero km novamente todas as peças sao novas, motor, caixa, volante, etc, etc. porem os 105,000 km dele era diferente de um 105,000 km que usaria diariamente. o nosso so saia com sol, e alguns FDS, e as vezes ficava meses parado. ou seja, estado das peças nao dizem a km nem pra ter ideia de desgaste por isso nao tem como ter base alguma.

da pra ter uma ideia, mas pode ser impreciso.
Sim, com certeza, concordo com você, não dá pra gente ter base em face de desgaste de peças... até porque o meu carro, que tem uma quilometragem relativamente alta, não tem volante, alavanca de cambio desgastado, já porque eu também não tenho manias de deixar mão nestas partes do carro. Outra em mais de 200 mil km, eu nunca se quer troquei uma borracha dos pedais do carro, nunca troquei borracha de porta, os tapetes são os que vieram de fábrica nele, carpete, tapeçaria, bancos, forração de porta, painel, enfim o acabamento (interno e externo) do carro é fiel à aparência de 23 anos atrás. O carro tem uma aparência de 5 anos de uso apenas. Mas tudo porque, sempre foi cuidado. Eu uso o carro diariamente (as vezes ele passa uns dias parado), mas tenho e sempre tive certos cuidados. P. ex., ele há um bom tempo ele não vê estrada de terra (sempre quando passei, depois sempre dei uma geral pra não deixar um resquício de terra), não passo em alagados.

Exatamente, é impreciso. P. ex., o Vectra que tava com 70 mil km, que eu mencionei no comentário anterior, alias era 2009/2010 (errei no comentário, disse que era 2008) e tava com o 'tabelier' do painel descolando tudo e queimado do sol! :smt005 Eu achei isso o cúmulo do absurdo. Fora que o escapamento não era mais original do carro, era um xing-ling, mangueiras do arrefecimento já não eram mais originais... bomba o carro.

Re: Odometro monza 92

Enviado: 11 Fev 2016, 11:33
por Luiz Carlos (Rio)
msg editada pelo autor. Moderadores favor apagar.