problema no painel?
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problema no painel?
Colegas,
A um bom tempo percebi que ao utilizar a seta, o ponteiro da bateria caia muito.
Pensei entao ser um problema do alternador...hoje tive que refaze-lo, realmente estava ruim...e para minha surpresa era de 75a! Nao imaginava.
Porem mesmo depois, o ponteiro oscila muito ao dar seta, chegando a piscar bem fraquinho a luz vermelha da bateria.
O autoeletrico recomendou que eu procurasse uma loja que cuidasse de paineis, sugerindo uma falta de aterramento.
Será que procede?
Alguma sugestao?
Abraço a todos.
A um bom tempo percebi que ao utilizar a seta, o ponteiro da bateria caia muito.
Pensei entao ser um problema do alternador...hoje tive que refaze-lo, realmente estava ruim...e para minha surpresa era de 75a! Nao imaginava.
Porem mesmo depois, o ponteiro oscila muito ao dar seta, chegando a piscar bem fraquinho a luz vermelha da bateria.
O autoeletrico recomendou que eu procurasse uma loja que cuidasse de paineis, sugerindo uma falta de aterramento.
Será que procede?
Alguma sugestao?
Abraço a todos.
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Re: problema no painel?
esse é um problema comum em painel de monza, esses painel tem alguns problema de projeto e um deles é as malhas,arruelas,porcas,pinos que dao muita resistencia com passar dos anos por ficar exposto ao tempo. engraçado que nao faz 30 dias que falei a mesma coisa hahahaha
cara, desmonta esse painel, lixa os terminais, lixa as porcas de latao, os pinos, passa alcool isopropilico senao tiver passa limpa contato em tudo onde tem contato mecanico.
e nao esqueça do aterramento abaixo da coluna.
nao sai correndo mandando arrumar que esse problema é classico em monza.
cara, desmonta esse painel, lixa os terminais, lixa as porcas de latao, os pinos, passa alcool isopropilico senao tiver passa limpa contato em tudo onde tem contato mecanico.
e nao esqueça do aterramento abaixo da coluna.
nao sai correndo mandando arrumar que esse problema é classico em monza.
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- Luiz Carlos (Rio)
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Re: problema no painel?
GeesePorem mesmo depois, o ponteiro oscila muito ao dar seta, chegando a piscar bem fraquinho a luz vermelha da bateria.
O autoeletrico recomendou que eu procurasse uma loja que cuidasse de paineis, sugerindo uma falta de aterramento.
Luz da bateria piscando bem fraquinha quando se exige carga do alternador pode ter como causa:
- Alta resistência no chicote do alternador. O Monza tem um problema crônico no cabo de saída do alternador, que, talvez por ser subdimensionado, aquece demais e acaba se deteriorando. Eu tive problemas nesse cabo nos dois Monzas que tive.
- Problema no alternador
- Lâmpada da bateria com valor errado, de maior ou de menor potência. Se não me engano o previsto é 3 Watts.
Quanto ao aterramento, a lâmpada da bateria não é aterrada no painel, seu aterramento ou coisa parecida se dá no alternador. Ela é ligada entre o positivo do painel e alternador. Se o rotor do alternador não estive produzindo corrente ela acende. À medida em que o rotor começa a produzir corrente ela vai apagando, pois não existe mais um 'terra' no alternador para ela ficar acesa. Se um diodo do rotor pifar, ela ficará piscando. Normalmente pisca com bastante brilho, coisa que não está ocorrendo no caso.
Abs
Luiz Carlos
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Re: problema no painel?
bem lembrado. eu tb tiveLuiz Carlos (Rio) escreveu:O Monza tem um problema crônico no cabo de saída do alternador, que, talvez por ser subdimensionado, aquece demais e acaba se deteriorando. Eu tive problemas nesse cabo nos dois Monzas que tive.
eu ate ja comentei isso a tempos atras, o problema nesses monza original é esse mesmo, a eletrica desse carro nao é as da melhores nunca foi e nunca vai ser, foi mal projetado isso e ao passar dos anos os problema sao relatado aqui no forum, o terminal positivo(cabo de distribuição) aquele terminal Faston grande, cria muita resistencia, fora o risco de pegar fogo tudo por nao ter proteção de desarme no meio do caminho da bateria ate a caixa de fusivel.
o cara que projetou isso deveria ser enforcado! não é assim que se faz as coisa certa. não deveria ter isso, se o problema era custo pra melhorar essa eletrica entao que deixa-se direto o cabo.
hoje nem é mais linha direta 30 como antigamente(ta proibido pelas normas tecnica a um tempao), e sim varias linhas 30 todas elas protegidas por Maxi fusiveis 30,40,60A cada linha de distribuiçao. bem melhor, mais seguro em todas as formas.
aqui no meu quando esse negocio original de 1982 tinha varios problemas do tipo, ainda bem que hoje ele tem um projeto feito por mim(projeto eletrico original OEM completo) que é novo e mais seguro que o de fabrica. isso que o carro sempre foi de garagem e nunca viu agua na vida toda dele, nem de mangueira nem de chuva. imagina se anda-se rsrsrsrsrs
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amigo do topico revise esse terminal se nao ta faltando pressao, ali da pra ver ele tem o macho e a femea, eu mostrei o cabo trincado, outro problema da epoca(material de isolação, hoje é siliconado, pelo menos o meu material Delphi é).

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Re: problema no painel?
Amigao boa tarde, quando vc diz os terminais( quer dizer o chicote que encaixa no painel )?Rafaelo escreveu:cara, desmonta esse painel, lixa os terminais, lixa as porcas de latao, os pinos, passa alcool isopropilico senao tiver passa limpa contato em tudo onde tem contato mecanico.
e nao esqueça do aterramento abaixo da coluna.
porcas de latao?? os pinos?
Tambem quero acrescentar um fio para reforçar o terra do painel.sabe me dizer qual o a cor do terra no chicote?
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Re: problema no painel?
*exitem um plug pinado em cada mostrador, esses pinos com o tempo cria zinabrecaramaneiro1 escreveu:Amigao boa tarde, quando vc diz os terminais( quer dizer o chicote que encaixa no painel )?Rafaelo escreveu:cara, desmonta esse painel, lixa os terminais, lixa as porcas de latao, os pinos, passa alcool isopropilico senao tiver passa limpa contato em tudo onde tem contato mecanico.
e nao esqueça do aterramento abaixo da coluna.
porcas de latao?? os pinos?
Tambem quero acrescentar um fio para reforçar o terra do painel.sabe me dizer qual o a cor do terra no chicote?
*porca de latao prende alguns desses mostradores
*terminais do conector do painel(que pluga atras) uma lixada fina com lixa 600 no terminal do plug e na malha, e depois desinfetar com algum produto como desengraxante, benzina, isopropilico, limpa contato pra fazer isso.
padrao DIN, marrom 31 = terra
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Re: problema no painel?
para reforcar o terra, posso pegar um fio, emendar no marron (31) que vem do chicote, e prender na lataria do carro nao e isso?
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Re: problema no painel?
se o caso for esse sim, porem faça uma manutençao profissional. use emendador de cabos, crimpagem, e conduite termoretratil, assim é o padrao dos chicotes eletrico.
nada de enrolar com o dedo e mandar fita isolante pq isso pode ate ser pior(efeito antena)
nada de enrolar com o dedo e mandar fita isolante pq isso pode ate ser pior(efeito antena)
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