33fabiano escreveu:1º Se eu tirar do circuito o arranque... E supostamente algum mecânico precise desconectar a bateria para executar qualquer tipo de reparo, não pode dar algum tipo de problema? Pergunto isto porque, mesmo desligando o disjutor do restante da parte elétrica, o motor de arranque continuará sendo alimentado se eu não tirar o terminal do polo positivo da bateria.
exato, o disjuntor cortaria oque estivesse depois dele, ou seja todo o sistema menos o arranque.
33fabiano escreveu:
2º O Que o Luiz respondeu antes, sobre desligar o negativo, ao invés do positivo... Funciona mesmo? Pergunto isto porque sempre só ouço falar que tem que desconectar o positivo. Nunca tinha ouvido isso de negativo. Se realmente isto puder ser feito, ficaria muito mais fácil colocar o disjuntor no terminal negativo, que é apenas um cabo, do que ter que colocar no positivo, que eu precisaria utilizar um bloco distribuidor na saída do disjuntor. Porém... Neste caso, volta a questão da corrente de partida, por volta dos 650A... Ou seja, também não adiantaria usar um de 250A.
claro, funciona é o metodo mais adequado, eu faço isso nos meus carros que deixo parado por muito tempo sem andar como é o caso do omega e o monza, puxo o neg, assim nao come bateria. e quando faço manutençao idem, nao vejo motivo pra tu por um disjuntor so pra desligar o sistema. manutençao de faz uma vez que outra.
da na mesma Fabiano colocar o disjuntor no neg ou pos, a corrente que percorre o circuito é a mesma. se tu colocar ele no negativo ele vai suportar todo o sistema, junto com o arranque.
33fabiano escreveu:
Enfim... Só queria relembrar que minha preocupação é com a eventual necessidade de retirar o terminal, pois eles entram bem justos no polo e precisa de um cuidado enorme para tirar sem arranhar, e sabemos que mecânicos não tem paciência de dono e nem tempo para ficar tomando estes cuidados, o negócio deles é fazer funcionar. (sem querer ofender mecânico algum... pois entendo que tempo é dinheiro, e se o cara pode tirar um terminal em 30 segundos, não posso pedir pra levar 5 minutos pra tirar com cuidado).
ah mas isso é simples demais Fabiano, vai com uma chave e afrouxa la mesmo.
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Qto a deixar o circuito do motor de arranque fora da proteção (se eu entendi direito), isso pra mim é uma ótima maneira de tacar fogo no carro, pois permanecerá energizado o circuito do motor de arranque, e dependendo do serviço, já viu. Um descuido e blaublau.
quer dizer entao que o motor de arranque nao esta com o cabo positivo direto da bateria?. da forma que tu colocou parece que é um problema ter o cabo positivo e negativo conectados ao motor de arranque hehehehe e nao é assim nao?
todo carro é assim, nao tem disjuntor e é ligado direto ambos os polos. todo motor de arranque ta "energizado" 30 e 31 lembra da Norminha din? o solenoide fecha um contato que liga o motor de arranque como um rele. olha a simbologia do motor de arranque.
todo motor de arranque esta ligado o negativo e positivo ligado o tempo todo. esqueceu que o solenoide é que liga o motor do arranque?
ta... oque o mecanico vai fazer? meter uma chave no terminal 30 e 31? uahauaauhua é so desligar o neg como todo mundo faz.
sempre o motor de arranque vai estar com o fio positivo ligado e o negativo ligado a massa. senão for assim nao funciona rsrsrsrs
pra mim é procurar pelo em ovo, é so tirar o terminal negativo e fazer a manutençao adequada. todo manual recomenda isso.
olha ae como é.
tu entendeu oque falei luiz? cara isso é tao básico que parece que to fazendo papel de idiota explicando isso pra ti que ja tem um conhecimento mais fora no normal.
como falei antes e repito!
nao vejo nescessidade de por disjuntor so pra desconectar o sistema.
* se for por proteçao nao vai poder por o motor de arranque junto pq vai desarmar antes do motor se mexer
* se o objetivo for desligar o sistema todo por um disjuntor nao tem como
* acho muita coisa pra pouca, é mais facil tirar o cabo negativo
* cada um faz oque achar melhor, meu papel aqui é alertar ao risco, como foi mencionado usar um disjuntor pra desligar tudo me fiz no direito de avisar que 200A nao vai segurar tudo o sistema na partida.