Manutenção na suspensão Monza 82-90

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Manutenção na suspensão monza 82-90

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz sao apenas imagens ilustrativas...

no mesmo vendedor mostra o kit pra monza 91 a 96, veja que é a mesma peça que o de 82 a 90. no caso esse curto...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... FromParent


como te falei, comprei da cofap fechado novo, e no catalago diz 82 a 96, entao nao sei pq estaria errado. talvez mudou a geometria da peça com o passar dos anos, esse batente curto me parece ser mais atual. e tem ainda o lance de serem peças paralelas vai saber...

eu comprei dessa empresa na qual diz todos os monzas
http://outpecas.com.br/kit-amortecedor- ... monza.html#
Código Cofap : TKC04101

catalago cofap diz 82 a 96 a nakata diz o mesmo, entao tanto faz né se é menor ou maior, o importante é nao colocar invertido.


a peça funciona perfeitamente, entao nao vejo problema algum. alias ja vi essa mesma peça em montagens por ae.


---------------------

éeeeee, cada indivíduo tem seu grau de confiança diferente. como disse, eu nao confio em ninguem além de mim no setor de reparo automotivo. pq eu sei oque acontece nesse ramo, todas as vezes que entrei em oficinas é sempre a mesma "forma de pao" nunca vi um mecanico com um torquimetro na mao, nunca vi um mecanico com um manual de serviço na mao, nunca vi um mecanico usando material atual(sempre usando tecnicas e materiais ultrapassadas)

ou seja como tu mesmo disse, nessas horas ou agente confia ou faz tu mesmo!
meu nivel de exigencia é bem elevado, e é assim que funciona pelo menos pra mim, fui criado assim com um certo rigor e cada dia que passa aumento ainda mais meu criterio, ate pq ja estou entrando em outras areas onde precisa ser mais exigentes, e faço questao de educar o pessoal que ainda vive no passado se atualizarem, como é o caso da funilaria e pintura ainda tem uns cara que pela amor de Deus ainda usam acetileno pra soldar e cortar ou massa plastica, sintetico,etc sem comentarios. infelizmente oque falta nesse povo aqui no brasil é força de vontade pra evoluirem e de aprender.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Manutenção na suspensão monza 82-90

Mensagem não lida por Rafaelo »

pra quem quer ver como ficou a instalação da suspensão no meu monza. agora esta como o fabricante manda. e as peças todas novas.

aqui é uma coisa que poucos se dao o trabalho de fazer ou saber pra que serve em mecânicas(so em montadora praticamente eles fazem). é as marcas de verificações de serviço. eu coloquei em todo meu monza ja que literalmente construi um monza do zero. 100% dele foi desmontado/montado. la na empresa onde meu pai trabalhava, ele mandava o pessoal usar, alias ele pegou alguns tubo de la, branco e amarelo. na montagem das maquina industrial é preciso ter esse controle de serviço tambem.

na suspensao depois de torqueada ela leva as marcações química pra indicar que ja foram realizado as inspeções de serviço(ex torque do parafuso), assim se tem a confirmação visual que foi torqueado corretamente o parafuso/porca.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
lucasdaniel88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 185
Registrado em: 27 Out 2013, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manutenção na suspensão monza 82-90

Mensagem não lida por lucasdaniel88 »

Muito legal todo esse projeto :D :D talvez um dia quando sobrar muitas dilmas eu comece um projeto que nem vc fez no seu carro.
Tenho uma duvida eu comprei esse amortecedor:

Imagem

Como seria a troca dele ?
Pequena Reforma viewtopic.php?f=43&t=28647.

Monza 87/88 Sedan Classic 2.0
Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Manutenção na suspensão monza 82-90

Mensagem não lida por Rafaelo »

vlw lucas, é igual aos que coloquei na minha suspensão nova. acdelco

nao tem misterio algum, é so desaparafusar a porca, colocar a peça, e da um belo de um aperto com uma chave de inglesa grande. dificilmente alguém tem uma delas em casa... entao nao sei como tu trocaria. talvez tenha que comprar a ferramenta propria ou a chave inglesa de grande porte. a ferramenta própria soquete com cabo deve ser mais barato...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Manutenção na suspensão monza 82-90

Mensagem não lida por coy »

Boa noite senhores!
Belo tutorial , como sempre mestre Rafaelo.
Vou dar um pitaco na conversa sobre a os batentes:
Existe sim diferença entre os anos ate 90 e pos 90, existe diferença tambem no "prato de repouso da mola" no telescopio , basta observar no video do Saura que vai notar que é diferente dos 91 em diante.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
lucasdaniel88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 185
Registrado em: 27 Out 2013, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manutenção na suspensão monza 82-90

Mensagem não lida por lucasdaniel88 »

Boa tarde, comprando somente a chave deve sair barato mesmo, minhas chaves só vai ate 29, vou deixar para trocar semana que vem que essa semana eu to fazendo a pintura dos parachoque e aquelas molduras laterais. Vlwww :smt023
Pequena Reforma viewtopic.php?f=43&t=28647.

Monza 87/88 Sedan Classic 2.0
Imagem
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção na suspensão monza 82-90

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rafaelo

Nessa foto, postada por vc, aparece a ponteira de direção.
Estou vendo errado ou ela está inclinada?
Eu também, como vc, sou perfeccionista, e já criei caso com alinhadores pelo motivo de não deixarem a ponteira alinhada horizontalmente, quando as rodas estão apontando para a frente e o carro no chão (não sei se o seu está no chão).
Penso que com a ponteira inclinada a guarnição de borracha dela sofre mais do que o necessário, e pode rasgar antes do tempo.
Imagem

Perdoe-me se estou vendo demais. :smt021

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Manutenção na suspensão monza 82-90

Mensagem não lida por Leocastro »

Ótimo tópico!
Acompanhando!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder