Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!
Enviado: 10 Nov 2015, 23:15
Abri o tópico para relatar um caso, visando a opinião dos Monzeiros. Trata-se do carro do meu dia a dia: Astra Hatch, 2010/2011, Cinza Artemis, com 81.000km. Rodo quase sempre no álcool.
O carro nunca deu problema. Mas, no final de outubro, começou a apresentar alguns sintomas, sobre os quais quero a opinião de vocês.
Estava eu chegando no meu mecânico. Rodando em segunda marcha, o carro passou a dar três solavancos, iguais os de aprendiz de motorista. Pisei fundo e os solavancos foram desaparecendo e o motor voltou a ficar liso. Encostei e o motor ficou em marcha lenta lisa sem problema. Voltou ao normal!
No mecânico, troquei velas e cabos de vela. Velas GM e cabos Bosch, o que tinha. A queima de combustível melhorou.
No dia seguinte, eu viajaria 600 km com o carro. Rodando com álcool, o carro viajou muito bem. Ar ligado, 110/120 km/h e 10,8 km/l de consumo de álcool.
Chegando ao meu destino, após 8 horas de viagem, notei que a marcha lenta passou a ficar menos acelerada.
Nas ocorrências acima, o motor estava esfriando após o percurso vespertino.
Voltando de viagem, andei 300 km e parei para abastecer (álcool). Após 5 km, o carro perdeu vigor. Talvez, combustível ruim. Embora andador, parecia esta rodando com gasolina, ou seja, torque sensivelmente menor. Depois de mais 100km, motor funcionava normalmente, mas um pouco preguiçoso abaixo de 2000. Aí, começou a ocorrer um sintoma esquisito: enquanto rodava em descida, tudo normal. Após a descida, quando pisei no acelerador para o carro embalar, o motor demorava cerca de meio segundo para responder ao comando e só respondia após um leve tranco. Rodei assim por mais 100 km. Aí, parei para almoçar e o motor ficou 30 minutos desligado. Antes de continuar a viagem, conferi velas e cabos de vela e todos estavam no lugar correto. Então, parti para os 100 km restantes da viagem. Depois deste restaurante, a demora da resposta do acelerador e o pequeno tranco desapareceram, não sei se porque o motor ficou tempo desligado ou se porque mexi nos cabos das velas. Mas, cheguei bem em casa.
Sintoma atual: a rotação levemente menor da marcha lenta ainda continua. Mas, o motor ainda funciona a contento, com consumo razoável. Quando está rodando, o carro não está 100% liso como antes.
Minhas dúvidas:
1. Por quê a marcha lenta diminuiu? Como reverter o ritmo?
2. Trancos anteriores à viagem e resposta lenta de aceleração: A sonda lambda não está com leitura de combustível errada? Bobina ou bomba de combustível não estão avisando que vão me boicotar?
3. Aguardo um sintoma mais claro ou faço manutenções preventivas, tais como, limpeza de bicos, troca da bomba de combustível, troca da sonda lambda ou troca da bobina?
Muito obrigado a todos e um grande abraço!! :smt023
O carro nunca deu problema. Mas, no final de outubro, começou a apresentar alguns sintomas, sobre os quais quero a opinião de vocês.
Estava eu chegando no meu mecânico. Rodando em segunda marcha, o carro passou a dar três solavancos, iguais os de aprendiz de motorista. Pisei fundo e os solavancos foram desaparecendo e o motor voltou a ficar liso. Encostei e o motor ficou em marcha lenta lisa sem problema. Voltou ao normal!
No mecânico, troquei velas e cabos de vela. Velas GM e cabos Bosch, o que tinha. A queima de combustível melhorou.
No dia seguinte, eu viajaria 600 km com o carro. Rodando com álcool, o carro viajou muito bem. Ar ligado, 110/120 km/h e 10,8 km/l de consumo de álcool.
Chegando ao meu destino, após 8 horas de viagem, notei que a marcha lenta passou a ficar menos acelerada.
Nas ocorrências acima, o motor estava esfriando após o percurso vespertino.
Voltando de viagem, andei 300 km e parei para abastecer (álcool). Após 5 km, o carro perdeu vigor. Talvez, combustível ruim. Embora andador, parecia esta rodando com gasolina, ou seja, torque sensivelmente menor. Depois de mais 100km, motor funcionava normalmente, mas um pouco preguiçoso abaixo de 2000. Aí, começou a ocorrer um sintoma esquisito: enquanto rodava em descida, tudo normal. Após a descida, quando pisei no acelerador para o carro embalar, o motor demorava cerca de meio segundo para responder ao comando e só respondia após um leve tranco. Rodei assim por mais 100 km. Aí, parei para almoçar e o motor ficou 30 minutos desligado. Antes de continuar a viagem, conferi velas e cabos de vela e todos estavam no lugar correto. Então, parti para os 100 km restantes da viagem. Depois deste restaurante, a demora da resposta do acelerador e o pequeno tranco desapareceram, não sei se porque o motor ficou tempo desligado ou se porque mexi nos cabos das velas. Mas, cheguei bem em casa.
Sintoma atual: a rotação levemente menor da marcha lenta ainda continua. Mas, o motor ainda funciona a contento, com consumo razoável. Quando está rodando, o carro não está 100% liso como antes.
Minhas dúvidas:
1. Por quê a marcha lenta diminuiu? Como reverter o ritmo?
2. Trancos anteriores à viagem e resposta lenta de aceleração: A sonda lambda não está com leitura de combustível errada? Bobina ou bomba de combustível não estão avisando que vão me boicotar?
3. Aguardo um sintoma mais claro ou faço manutenções preventivas, tais como, limpeza de bicos, troca da bomba de combustível, troca da sonda lambda ou troca da bobina?
Muito obrigado a todos e um grande abraço!! :smt023