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Re: Buchas do suporte do compressor

Enviado: 10 Nov 2015, 10:12
por Luiz Carlos (Rio)
Por falar em Chevette, na haste de ajuste da tensão da correia do alternador havia uma porca, lá embaixo, bem pertinho da correia dentada.
Os eletricistas costumavam esquecer de apertar a referida porca depois de ajustar a tensão da correia.
A porca, com a vibração, caía entre a correia dentada e a polia dentada do virabrequim, o que ocasionava a quebra da correia.
Nos Chevettes mais novos foi introduzido no lugar um coxim, de forma a não ser mais preciso mexer na tal porca, pois a haste de ajuste ficou flexível, dispensando o afrouxamento da porca para ajustar a tensão da correia.
Por outro lado, instalei um sistema de ar condicionado no Chevette, e o compressor, japonês, não veio com nenhum coxim, era ferro com ferro mesmo.
Nunca deu problema, pois o compressor acompanhava a vibração do motor, ou seja, a tensão da correia, depois de ajustada, não se alterava mais.
No Monza, como a polia acionadora (a do virabrequim) já tem um coxim nela mesma (que dá problemas), não vejo necessidade desse coxim na fixação do compressor.
É como o Rafaelo escreveu: confeccionar uma bucha metálica e introduzir no lugar do coxim. O ruim é que, por ser de metal diferente, pode aparecer corrosao no aço, mas isso vai levar décadas para causar algum problema (dificuldade para remover os parafusos). Aí entra aquela dica também do Rafaelo: passar graxa especial nos parafusos.
Na aviação a gente besuntava todos os parafusos antes de instalar, com uma pasta verde (esqueci o nome dela), cuja finalidade era evitar corrosão, pois isolava eletricamente as peças, evitando que os elétrons (que são os causadores da corrosão) circulassem.

Abs

Re: Buchas do suporte do compressor

Enviado: 10 Nov 2015, 11:55
por Rafaelo
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Por outro lado, instalei um sistema de ar condicionado no Chevette, e o compressor, japonês, não veio com nenhum coxim, era ferro com ferro mesmo.
Nunca deu problema, pois o compressor acompanhava a vibração do motor, ou seja, a tensão da correia, depois de ajustada, não se alterava mais.
isso ae Luiz, e hoje nos temos os tensores automaticos que evitam que a correia se afrouxe, ele mantem sempre esticada. no I30 eu vi tb e é metal contra metal, AC, e tensor ativo.

o pessoal que projeta isso mudou muito o conceito desde os anos 80. assim como mudaram o fator do motor "acelerar"(rampa de descida da rpm pos partida) ao ligar nos injetados, isso tras mais benefícios do que malefícios. as coisa mudam pra melhor ao passar dos anos nos carros, é quase tudo... tirando o excesso de plástico rsrsrs


No Monza, como a polia acionadora (a do virabrequim) já tem um coxim nele mesma (que dá problemas), não vejo necessidade desse coxim na fixação do compressor.
É como o Rafaelo escreveu: confeccionar uma bucha metálica e introduzir no lugar do coxim. O ruim é que, por ser de metal diferente, pode aparecer corrosao no aço, mas isso vai levar décadas para causar algum problema (dificuldade para remover os parafusos).[/quote]Luiz, por isso que me referi ao uso do bronze, por nao ser material que enferruja. so nao pode ser de aluminio, pq o aluminio é muito mole pra essa aplicaçao, vai causar algum amassamento com o tempo e desalinhamento. o bronze é mais resistente e ideal pra isso. pode ser feito de aço 1045 tb so que vai enferrujar... e isso pode ser incomodo senao tratar quimicamente a peça.

hoje funciona assim(digo isso pq o meu suporte do alternador do N20XF é original dessa forma que vou explicar).
é uma bucha elástica, tem um lado de borda, e no meio transversalmente é rasgado, isso da a elasticidade pra a peça entrar e se acomodar... e a peça é banhada quimicamente pra evitar corrosão. ate daria pra fazer isso, oque seria ideal, mas o custo talvez nao compensa.

Re: Buchas do suporte do compressor

Enviado: 10 Nov 2015, 15:50
por kaioemmanuel
Não vou teimar com vcs sobre esses coxins defasados, mas tenho uma opinião diferente sobre mandar fazer buchas de Bronze.

Pensem, há quantos anos essa bucha original do compressor não esta la? Pelo menos 20 anos. Essas feitas com buchas de bieletas, por mais que não saibamos a dureza exata, apostaria que não são muito moles, pois pra aguentar a torção da barra estabilizadora tem que ser osso duro. E tbm ao apertar a porca da bieleta na barra, a bucha assenta com certa dificuldade. Por isso acho que, quando adaptadas no compressor como foi feito, usando um elo metálico limitador como na original, não devem durar menos que 6 ou 7 anos e saem bem mais barato que fazer buchas de bronze.

Re: Buchas do suporte do compressor

Enviado: 10 Nov 2015, 16:13
por Rafaelo
kaioemmanuel escreveu:Não vou teimar com vcs sobre esses coxins defasados, mas tenho uma opinião diferente sobre mandar fazer buchas de Bronze.

Pensem, há quantos anos essa bucha original do compressor não esta la? Pelo menos 20 anos. Essas feitas com buchas de bieletas, por mais que não saibamos a dureza exata, apostaria que não são muito moles, pois pra aguentar a torção da barra estabilizadora tem que ser osso duro. E tbm ao apertar a porca da bieleta na barra, a bucha assenta com certa dificuldade. Por isso acho que, quando adaptadas no compressor como foi feito, usando um elo metálico limitador como na original, não devem durar menos que 6 ou 7 anos e saem bem mais barato que fazer buchas de bronze.
pode ser feita de outro material, aço, ferro, e isso nao custa mais que 50,00 pra fazer no torno c/ material incluso, trabalho simples de tornearia esse, alias mais barato e mais durável que essas buchas de borracha.

nao existe mais na engenharia mecanica automotiva buchas de borracha, é unanime sua abolição nas montadoras...

polia com nucleo de borracha + alternador com suporte de borracha + AC com borracha = desalinhamento.

Re: Buchas do suporte do compressor

Enviado: 06 Fev 2024, 10:51
por alex1347edt
Acrescentando ao tópico; fiquei meio perdido na hora de procurar uma bucha que fosse substituir, vi aqui no fórum que as buchas da barra de direção do gol serviam, realmente servem, mas requer uma leve adaptação.
Precisa passar num esmeril, pois ela é um pouco mais gordinha e cortar um pedaço que fica para fora do suporte, cerca de 1,5cm. adaptação bem tranquila.O código da bucha é 5W0419809.