Re: Buchas do suporte do compressor
Enviado: 10 Nov 2015, 10:12
Por falar em Chevette, na haste de ajuste da tensão da correia do alternador havia uma porca, lá embaixo, bem pertinho da correia dentada.
Os eletricistas costumavam esquecer de apertar a referida porca depois de ajustar a tensão da correia.
A porca, com a vibração, caía entre a correia dentada e a polia dentada do virabrequim, o que ocasionava a quebra da correia.
Nos Chevettes mais novos foi introduzido no lugar um coxim, de forma a não ser mais preciso mexer na tal porca, pois a haste de ajuste ficou flexível, dispensando o afrouxamento da porca para ajustar a tensão da correia.
Por outro lado, instalei um sistema de ar condicionado no Chevette, e o compressor, japonês, não veio com nenhum coxim, era ferro com ferro mesmo.
Nunca deu problema, pois o compressor acompanhava a vibração do motor, ou seja, a tensão da correia, depois de ajustada, não se alterava mais.
No Monza, como a polia acionadora (a do virabrequim) já tem um coxim nela mesma (que dá problemas), não vejo necessidade desse coxim na fixação do compressor.
É como o Rafaelo escreveu: confeccionar uma bucha metálica e introduzir no lugar do coxim. O ruim é que, por ser de metal diferente, pode aparecer corrosao no aço, mas isso vai levar décadas para causar algum problema (dificuldade para remover os parafusos). Aí entra aquela dica também do Rafaelo: passar graxa especial nos parafusos.
Na aviação a gente besuntava todos os parafusos antes de instalar, com uma pasta verde (esqueci o nome dela), cuja finalidade era evitar corrosão, pois isolava eletricamente as peças, evitando que os elétrons (que são os causadores da corrosão) circulassem.
Abs
Os eletricistas costumavam esquecer de apertar a referida porca depois de ajustar a tensão da correia.
A porca, com a vibração, caía entre a correia dentada e a polia dentada do virabrequim, o que ocasionava a quebra da correia.
Nos Chevettes mais novos foi introduzido no lugar um coxim, de forma a não ser mais preciso mexer na tal porca, pois a haste de ajuste ficou flexível, dispensando o afrouxamento da porca para ajustar a tensão da correia.
Por outro lado, instalei um sistema de ar condicionado no Chevette, e o compressor, japonês, não veio com nenhum coxim, era ferro com ferro mesmo.
Nunca deu problema, pois o compressor acompanhava a vibração do motor, ou seja, a tensão da correia, depois de ajustada, não se alterava mais.
No Monza, como a polia acionadora (a do virabrequim) já tem um coxim nela mesma (que dá problemas), não vejo necessidade desse coxim na fixação do compressor.
É como o Rafaelo escreveu: confeccionar uma bucha metálica e introduzir no lugar do coxim. O ruim é que, por ser de metal diferente, pode aparecer corrosao no aço, mas isso vai levar décadas para causar algum problema (dificuldade para remover os parafusos). Aí entra aquela dica também do Rafaelo: passar graxa especial nos parafusos.
Na aviação a gente besuntava todos os parafusos antes de instalar, com uma pasta verde (esqueci o nome dela), cuja finalidade era evitar corrosão, pois isolava eletricamente as peças, evitando que os elétrons (que são os causadores da corrosão) circulassem.
Abs