MANGUEIRAS DO MONZA 82/96 E DIAGRAMA DO FLUXO DO EFI 95
- waldir
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MANGUEIRAS DO MONZA 82/96 E DIAGRAMA DO FLUXO DO EFI 95
MANGUEIRAS DO MONZA 82/96 E
DIAGRAMA DO ARREFECIMENTO/FLUXO DO MONZA EFI - 95
ESTUDE O FLUXO DO SEU MONZA EFI QUE É SEMELHANTE (NÃO IGUAL)
MANGUEIRAS DO EFI 95
1- M. Superior do radiador 946.57.305/522.87.391
2- M. do Colet. adm. à conexão superior da VT 946.56.478
3- M. do aquecedor à conexão inferior da VT 946.47.400
4- M. do Tubo à bomba d’água 901.28.022
5- M. do tubo ao coletor 52.256.063
6- M. inferior do radiador ao tubo 946.47.401
7- M. do radiador do ar quente ao tubo 522.85.989
8- M. do reservatório de expansão ao tubo 522.60.468
9- M. de retorno ao reservatório de expansão 522.56.057
RETIRADO DO CATÁLOGO DA GATES
Complemento as Mangueiras acima do catálogo da Gates
CATÁLOGOS DE MANGUEIRAS
http://www.gatesbrasil.com.br/upload/ca ... 2_2012.pdf
MONZA paginas 24 à 26
http://pt.scribd.com/doc/101874982/Cata ... ras#scribd
MONZA paginas 10 à 19
waldir
02.11.2015
DIAGRAMA DO ARREFECIMENTO/FLUXO DO MONZA EFI - 95
ESTUDE O FLUXO DO SEU MONZA EFI QUE É SEMELHANTE (NÃO IGUAL)
MANGUEIRAS DO EFI 95
1- M. Superior do radiador 946.57.305/522.87.391
2- M. do Colet. adm. à conexão superior da VT 946.56.478
3- M. do aquecedor à conexão inferior da VT 946.47.400
4- M. do Tubo à bomba d’água 901.28.022
5- M. do tubo ao coletor 52.256.063
6- M. inferior do radiador ao tubo 946.47.401
7- M. do radiador do ar quente ao tubo 522.85.989
8- M. do reservatório de expansão ao tubo 522.60.468
9- M. de retorno ao reservatório de expansão 522.56.057
RETIRADO DO CATÁLOGO DA GATES
Complemento as Mangueiras acima do catálogo da Gates
CATÁLOGOS DE MANGUEIRAS
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MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: MANGUEIRAS DO MONZA 82/96 E DIAGRAMA DO ARREFECIMENTO DO
Há alguns erros nesses esquemas acima.
Nenhum deles mostra o esquema utilizado no meu Monza GLS 96, por exemplo, na comentado em outros tópicos sobre o tema e, quando não se usa ar quente e tem tampão, o esquema está errado.
O tampão vai na parte de cima nas saídas traseira do cavalete da VT. Se colocar em baixo, vai ter o sintoma que já foi descrito aqui no fórum, que a VT só vai abrir perto dos 110°C já com marcador perto do vermelho. Depois que abri fica normal e volta ao sintoma depois dela fechar até abrir novamente.
Repare que o esquema do tirado do catálogo CepChev está diferente do desenho apresentando logo embaixo.
Nos modelos com A/C tem algumas configurações diferentes. Não sei dizer se é pelo ano ou modelo.
Outro dia estava em conversa com o Dutra, que tem um Monza GLS 94 com A/C de fábrica, que tem configuração diferente do meu Monza GLS 96, também com A/C de fábrica.
Nenhum deles mostra o esquema utilizado no meu Monza GLS 96, por exemplo, na comentado em outros tópicos sobre o tema e, quando não se usa ar quente e tem tampão, o esquema está errado.
O tampão vai na parte de cima nas saídas traseira do cavalete da VT. Se colocar em baixo, vai ter o sintoma que já foi descrito aqui no fórum, que a VT só vai abrir perto dos 110°C já com marcador perto do vermelho. Depois que abri fica normal e volta ao sintoma depois dela fechar até abrir novamente.
Repare que o esquema do tirado do catálogo CepChev está diferente do desenho apresentando logo embaixo.
Nos modelos com A/C tem algumas configurações diferentes. Não sei dizer se é pelo ano ou modelo.
Outro dia estava em conversa com o Dutra, que tem um Monza GLS 94 com A/C de fábrica, que tem configuração diferente do meu Monza GLS 96, também com A/C de fábrica.
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Re: MANGUEIRAS DO MONZA 82/96 E DIAGRAMA DO ARREFECIMENTO DO
Amigos,
escutem a voz da experiência do Carlos Freire.
No meu entendimento o diagrama para uso de tampão é para Monzas que não tem ar quente de fábrica. Então é utilizado o tampão tanto no tubo de distribuição como no rabo do suporte da VT conforme está no diagrama do CepChev.
Eu eliminei o ar quente conectando a mangueira de entrada com a da saida do radiador do ar quente (eu eliminei o AC por que não quis pagar há vários anos mais R$600,00 no trocador de calor + MO além de outros R$600,00 que já havia pago recentemente para manutenção do compressor e gás). Atualmente eu tenho ao invés de Ar Condicionado, Ar Direcionado via janelas ou ventilador de ar morno.
Ar quente quando tinha usei uma ou duas vezes. Aqui em Campinas a media histórica de temperatura no inverno é de 15ºC
Esse é o esquema/diagrama que está no meu Monza.
Carlos com um pequeno esforço você poderia passar um diagrama do seu Monza 96. Pode ser um croquis via MP que eu posso transformar o rabisco em outro rabisco para "eventualmente" ajudar quem está com alguma dificuldade na interpetração do CepChev ou até em baixar o dito cujo.
O risco é baixo destes diagramas por que normalmente é difícil a troca das mangueiras sem auxílio de um elevador, exceto a mangueira superior do radiador e a inferior do radiador, como também a de retorno ao reservatório de expansão.
Conectar as mangueiras do radiador de ar quente também é possivel deitado sob o veículo;
e a mangueira do coletor de admissão ao tubo do lado esquerdo;
e também a do reservatório de expansão ao tubo de distribuição são passíveis de troca por contorcionismo sob o veículo.
Já a mangueira superior do cavalete da VT ao lado direito do coletor de admissão e a colocação do tampão são impraticáveis de fazer deitado há 40cm.
Por isso é mais fácil pagar um mecânico para fazer a troca e na maioria das vezes o mecânico tira a mangueira e vai na autopeças comprar uma nova igual/semelhante.
Então Carlos se vc fizer o favor de apontar as inconsistências que você falou eu ainda tenho 3 dias para editar este 'masterpiece' :smt017
waldir
escutem a voz da experiência do Carlos Freire.
No meu entendimento o diagrama para uso de tampão é para Monzas que não tem ar quente de fábrica. Então é utilizado o tampão tanto no tubo de distribuição como no rabo do suporte da VT conforme está no diagrama do CepChev.
Eu eliminei o ar quente conectando a mangueira de entrada com a da saida do radiador do ar quente (eu eliminei o AC por que não quis pagar há vários anos mais R$600,00 no trocador de calor + MO além de outros R$600,00 que já havia pago recentemente para manutenção do compressor e gás). Atualmente eu tenho ao invés de Ar Condicionado, Ar Direcionado via janelas ou ventilador de ar morno.
Ar quente quando tinha usei uma ou duas vezes. Aqui em Campinas a media histórica de temperatura no inverno é de 15ºC
Esse é o esquema/diagrama que está no meu Monza.
Carlos com um pequeno esforço você poderia passar um diagrama do seu Monza 96. Pode ser um croquis via MP que eu posso transformar o rabisco em outro rabisco para "eventualmente" ajudar quem está com alguma dificuldade na interpetração do CepChev ou até em baixar o dito cujo.
O risco é baixo destes diagramas por que normalmente é difícil a troca das mangueiras sem auxílio de um elevador, exceto a mangueira superior do radiador e a inferior do radiador, como também a de retorno ao reservatório de expansão.
Conectar as mangueiras do radiador de ar quente também é possivel deitado sob o veículo;
e a mangueira do coletor de admissão ao tubo do lado esquerdo;
e também a do reservatório de expansão ao tubo de distribuição são passíveis de troca por contorcionismo sob o veículo.
Já a mangueira superior do cavalete da VT ao lado direito do coletor de admissão e a colocação do tampão são impraticáveis de fazer deitado há 40cm.
Por isso é mais fácil pagar um mecânico para fazer a troca e na maioria das vezes o mecânico tira a mangueira e vai na autopeças comprar uma nova igual/semelhante.
Então Carlos se vc fizer o favor de apontar as inconsistências que você falou eu ainda tenho 3 dias para editar este 'masterpiece' :smt017
waldir
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Re: MANGUEIRAS DO MONZA 82/96 E DIAGRAMA DO ARREFECIMENTO DO
No Monza Club 94 álcool de um amigo, passou por muitos problemas de super aquecimento do motor por que algum reparador inverteu a posição do tampão na saída do cavalete da VT. Esse sintoma se manifesta com a VT nova e abrindo e fechando corretamente.
Esse Monza Club não te ar quente e A/C de fábrica. Não foi isolado o ar quente, ele nunca te e.
Em outros tópicos sobre configurações dessas mangueiras, colocaram as versões corretas e até indiquei como eram as versões. Vou ver depois se consigo fotos com tudo montado ou se faço desenho. Agora estou fora de casa e usando celular.
Esse Monza Club não te ar quente e A/C de fábrica. Não foi isolado o ar quente, ele nunca te e.
Em outros tópicos sobre configurações dessas mangueiras, colocaram as versões corretas e até indiquei como eram as versões. Vou ver depois se consigo fotos com tudo montado ou se faço desenho. Agora estou fora de casa e usando celular.
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Re: MANGUEIRAS DO MONZA 82/96 E DIAGRAMA DO ARREFECIMENTO DO
Carlos,
eu fico me perguntando qual a lógica de colocar o tampão acima ou abaixo em relação à foto da carcaça da VT
O liquido do arrefecimento é pressionado no centro vindo do cabeçote e forma um fluxo para tras (que salvo um corte na peça) e ele se divide, ou melhor, 'desemboca' nos bocais que alimentam o aquecimento do coletor para os Monzas à alcool (no seu tem esse aquecimento?) e a outra derivação para alimentar o radiador de ar quente. O outro fluxo é interrompido pela VT que aumenta a pressão na fase fria do motor para aquecer mais rapidamente o coletor de admissão e o radiador do ar quente. Quando a VT abre aos 91º C no caso dos EFIs o fluxo diminui para a traseira do suporte da VT sem implicações de performance.
Penso até que o tampão no bocal superior é preferível por que é o ponto de mais difícil acesso. E mexeu uma vez, está mexido 'forever'.
Porém, só cortando uma peça velha para descobrir se há canais independentes com estrangulamento de fluxo, ou passar um flexível para "descobrir" o caminho do fluxo.
eu fico me perguntando qual a lógica de colocar o tampão acima ou abaixo em relação à foto da carcaça da VT
O liquido do arrefecimento é pressionado no centro vindo do cabeçote e forma um fluxo para tras (que salvo um corte na peça) e ele se divide, ou melhor, 'desemboca' nos bocais que alimentam o aquecimento do coletor para os Monzas à alcool (no seu tem esse aquecimento?) e a outra derivação para alimentar o radiador de ar quente. O outro fluxo é interrompido pela VT que aumenta a pressão na fase fria do motor para aquecer mais rapidamente o coletor de admissão e o radiador do ar quente. Quando a VT abre aos 91º C no caso dos EFIs o fluxo diminui para a traseira do suporte da VT sem implicações de performance.
Penso até que o tampão no bocal superior é preferível por que é o ponto de mais difícil acesso. E mexeu uma vez, está mexido 'forever'.
Porém, só cortando uma peça velha para descobrir se há canais independentes com estrangulamento de fluxo, ou passar um flexível para "descobrir" o caminho do fluxo.
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Re: MANGUEIRAS DO MONZA 82/96 E DIAGRAMA DO ARREFECIMENTO DO
Waldir, sua analogia está errada.
Talvez por desconhecer as passagens interna nesse cavalete da VT. Eu mesmo demorei a entender, e tive muita dificuldade de resolver o defeito do Monza Club 94 do meu amigo. Depois de resolver esse defeito desse Monza Club, postei aqui no fórum, onde tinha um outro Monza e um Kadett de usuários que passaram pelo mesmo problema. Se tiver invertido, só não passará por problemas se a VT não estiver boa, não fechando ou com aplicação errada, com inicio de abertura muito baixo.
A posição do tampão tem sim sua lógica e não é por facilitar a montagem.
Quando fizer a próxima manutenção, ou se tiver um outro cavalete desse solto, veja que no local onde encaixa a VT, por cima tem outra passagem, que vai ter ligação com uma daquelas saídas traseira. Se colocar o tampão embaixo, com a VT fechada vai restringir a passagem de água e dificultando a circulação do líquido de arrefecimento internamente ao motor. Assim, a VT de 92ºC só vai abrir quando o motor tiver perto dos 110º e por pressão e não pela temperatura. Depois de aberta, o motor resfria normalmente e enquanto a VT não fechar novamente, não terá nenhum sintoma irregular.
Só encontrei esse problema no Monza do meu amigo, depois de muito trabalho, avaliações e consulta no CepChev. Mas, o que ajudou mesmo, foi depois de ter feito uma limpeza do sistema de arrefecimento do meu Monza GLS 96, onde pude ver essa outra passagem no cavalete. A partir dai é que tive um rumo e uma nova lógica para o problema.
Abs,
Carlos Freire
Talvez por desconhecer as passagens interna nesse cavalete da VT. Eu mesmo demorei a entender, e tive muita dificuldade de resolver o defeito do Monza Club 94 do meu amigo. Depois de resolver esse defeito desse Monza Club, postei aqui no fórum, onde tinha um outro Monza e um Kadett de usuários que passaram pelo mesmo problema. Se tiver invertido, só não passará por problemas se a VT não estiver boa, não fechando ou com aplicação errada, com inicio de abertura muito baixo.
A posição do tampão tem sim sua lógica e não é por facilitar a montagem.
Quando fizer a próxima manutenção, ou se tiver um outro cavalete desse solto, veja que no local onde encaixa a VT, por cima tem outra passagem, que vai ter ligação com uma daquelas saídas traseira. Se colocar o tampão embaixo, com a VT fechada vai restringir a passagem de água e dificultando a circulação do líquido de arrefecimento internamente ao motor. Assim, a VT de 92ºC só vai abrir quando o motor tiver perto dos 110º e por pressão e não pela temperatura. Depois de aberta, o motor resfria normalmente e enquanto a VT não fechar novamente, não terá nenhum sintoma irregular.
Só encontrei esse problema no Monza do meu amigo, depois de muito trabalho, avaliações e consulta no CepChev. Mas, o que ajudou mesmo, foi depois de ter feito uma limpeza do sistema de arrefecimento do meu Monza GLS 96, onde pude ver essa outra passagem no cavalete. A partir dai é que tive um rumo e uma nova lógica para o problema.
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Re: MANGUEIRAS DO MONZA 82/96 E DIAGRAMA DO FLUXO DO EFI 95
Carlos e Amigos,
pelo sim e pelo não eu particularizei a matéria inicial (reeditado), destinando o diagrama
apenas ao Monza 95 e que ainda pode ajudar algum Monzeiro.
O Fluxo do arrefecimento sai pelo cabeçote através do suporte da VT
e alimenta o coletor de admissão
e o radiador do ar quente.
A VT quando abre entrega o liquido do arrefecimento para ser resfriado e
retorna pela mangueira inferior do radiador para o tubo sob o coletor que está conectado à
bomba d'água para arrefecer o motor. Ciclo contínuo comandado pela VT e Sensor de Temperatura e Ventoinha.
pelo sim e pelo não eu particularizei a matéria inicial (reeditado), destinando o diagrama
apenas ao Monza 95 e que ainda pode ajudar algum Monzeiro.
O Fluxo do arrefecimento sai pelo cabeçote através do suporte da VT
e alimenta o coletor de admissão
e o radiador do ar quente.
A VT quando abre entrega o liquido do arrefecimento para ser resfriado e
retorna pela mangueira inferior do radiador para o tubo sob o coletor que está conectado à
bomba d'água para arrefecer o motor. Ciclo contínuo comandado pela VT e Sensor de Temperatura e Ventoinha.
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Re: MANGUEIRAS DO MONZA 82/96 E DIAGRAMA DO FLUXO DO EFI 95
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