Potenciometro de co, fatos e verdades//// parte 2 por dentro

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Potenciometro de co, fatos e verdades//// parte 2 por dentro

Mensagem não lida por dutra s a »

estou enfrentando uns probleminhas mas ja estou resolvendo e um deles foi meu potenciometro de có , ou como queiram chamar regulador de marcha lenta ou de mistura ,

pois bem , como eu tinha um reserva optei em colocar ele no carro porque o que estava sendo usado tava com problema , ele fazia a regulagem porem nao chegava aos limites de voltagem dele pra + ou pra - ,

nisso ao colocar o outro tambem deu quase o mesmo sintoma entao conclua-se que o problema pode nao ser apenas ele ou derrepente possa nao ser ele , pois a voltagem nele ao girar ate o limite deveria acusar 5.00v (+) e 0.00v (-) como tava antes portanto ainda irei analizar o porque nao esta mais assim,

ele nao passava de 3.80v (+) e nem abaixava mais do que 0.15v (-) e o meu voltimetro é novo com bateria nova ,

dai resolvi fazer algo pra matar a curiosidade real de muitos sobre o fato de girar agressivamente ou lentamente , e eu digo , pra se notar o efeito aconselho girar lentamente voltagem por voltagem e sim acompanhar via multimetro em BOM ESTADO, pois,

sobre o fato de girar agressivamente nao é aconselhavel e nas imagens abaixo se explica o porque , nas imagens há um pequeno componente de plastico com lamina , é um quadradinho (cubinho) preto , esse quadradinho nao é fechado por 4 lados e sim por 3 , o lado que fica aberto da pra ver que internamente em duas paredes possui as marcas da rosca do parafuso pra entao eleva-lo ,pra cima e pra baixo como um elevador , suas fases de leituras sao familiares com a do tps , e possui tambem componente de ceramica ,

portanto o uso do voltimetro ou multimetro deve ser fundamental pra essa regulagem e deve estar em perfeito estado e com bateria ou pilha boa ou nova , porque se passar dos limites do espaço interno , a rosca do quadradinho pode espanar e nisso voce perde a regulagem dele

uma coisa que é muito consideravel e fundamental é saber que pra se realizar regulagens , afinamento , mistura .... por via dele deve-se utilizar um analizador de gases no escape alem do acompanhamento do multimetro ou scaner que mostre a voltagem dele ,

e tambem considerar o fato de que nunca uma regulagem de um mesmo modelo de carro possa e deva ser igual a de um outro , por varias razoes : kilometragem do motor , condiçoes eletricas e de motor , qualidade de combustivel ,manutençoes basicas em dia ou nao ,

se for seguir o manual do carro é importante saber que pra estar como o manual diz ou proximo do que ele diz o motor tem que ser 0 km por completo ou de fabrica ou retificado por completo com qualidade de serviço e peças ao extremo ,

da mesma forma condiçao eletrica, injeçao e componentes pois o que se atualiza é o carro e nao o manual dele ,fora isso apenas com a aparelhagem especificada acima , as imagens nao sao lá de profissional mas acho que quebra o galho rsrsr , pois bem

segue imagens de como é o potenciometro de có do monza efi (kadet-ipanema )/alcool ou gasolina por dentro , sejam, bem vindos e fiquem avontade

a participaçao do mestre waldir e vr silva sera fundamental aqui se assim eles desejarem rsrsr

abs estamos ai

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem]ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Re: Potenciometro de co, fatos e verdades//// parte 2 por de

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Só lembrando, que para executar este ajuste, é necessário " jumpear " A+B na UCE para que nela, (a UCE) seja gravado o novo parametro .
C puder colocar o link da parte 1 ajudaria (procurei e nao achei) .
abraço
Editado pela última vez por DÉCO em 26 Out 2015, 11:59, em um total de 1 vez.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Dutra, refazendo aqui a pergunta que postei na 'parte 1"
Deu para ler que o potenciômetro é de 10K.
Vc poderia me dizer quais as cores dos resistores que estavam soldados nele?
Os resistores deixam ele mais sensível além de alterar o valor somando-se aos 10Kohms.

Eu havia pensado em desligar o potenciômetro do meu Monza e medir na escala de 20 ohms qual o comportamento dele e o seu valor.
É algo que não estraga fácil por que não é mexido... ha não ser que haja um curto o que poderá queimar outros componentes.

Sabendo o valor de atuação é possível substituir por um potenciômetro mais barato que se encontra fácil (R$10,00) nas eletrônicas da vida e não precisar pagar R$200,00 por um novo GM que tenha a mesma capacitância.

vide link de um potenciômetro de 10K multivoltas
http://projectpoint.in/index.php?route= ... =188717968
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
dutra s a

eu sei sobre o jumper etc, o que eu nao sei é se um scaner conectado tambem faz essa funçao de jumper

waldir as fotos nao tao boas , mas um dos resistores tem o corpo azul com 1 faixa marron , 2 pretas e 2 beges
o outro resistor tem 2 faixas marrons , 1 preta no meio , 2 beges , esses beges nao sei se procede porque ao mesmo tempo parece ser rosa rsrs

no lugar dele nao daria pra colocar um dimer de ventilador de teto ??? rsrs

segue imagens

ImagemImagem

abs estamos ai
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

um dos resistores tem o corpo azul com 1 faixa marron , 2 pretas e 2 beges
o outro resistor tem 2 faixas marrons , 1 preta no meio , 2 beges
10 ohms; 100 ohms respectivamente As cores beges na verdade devem ser dourado que significa tolerância de 5%.

Penso que funcionaria bem sem os resistores adicionais.
Funciona como um potenciômetro normal: o terminal do meio é o que envia o sinal para a UCE
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
dutra s a

entao waldir eu ja fiz esse teste curioso de andar sem o potenciometro , cara ,alem da luz de injeçao ser acionada , o comportamento é estranho mas é muito provavel que venha despejar combustivel porque o cheiro é de alcool cru e ardido rsrsr,

no desempenho o que posso descrever é excesso e demora pra embalar , pois ate a lenta fica pesada , esse excesso acredito que nao seja maior do que regular a peça pro limite de demasia por questao do map , cts e tps ,

eu fiz muitos testes com muitos regimes dos mais variaveis apenas com multimetro acompanhado , te falo uma coisa essa bendita peça pode tanto deixar o motor aspero com um ronco ruim como se tivesse mexido no distribuidor , como tambem um tremendo silencio de motor e ronco , consumo entao pode deixar absurdamente economico ,

eu consegui isso no ouvido e no que ia andando e marcando , no ouvido porque tenho escape esportivo entao fica mais facil de acompanhar a aceleraçao na lenta , os tempos dos blogs -blogs ---- blogs continuos , sequenciais , vagarosos no escape e ao chegar numa aceleraçao continua e suave, muda tudo , consumo , ronco , retomada , arrancada e ate o cheiro quando frio ,,, é impressionante parece que botei um silencioso novo no escape kkkkk

essa peça é como se pudéssemos determinar o metabolismo do carro , batimento cardiaco dele kkkkkkkkkkkkkk ao contrario dos carros de hoje que é fixo ,

uma vez encostei o terra dele que se nao e engano é unido com o terra do map , na massa e ai descobri um bom anti-furo , pois ao encostar com ele funcioando a aceleraçao cai e ele morre , se for dar partida ate pega mas nao segura , coisa de 1 ou 2 segundos e morre rsrsr

o unico problema é acertar a mistura pra nao deixar tao pobre e estragar o motor pois ficar tirando velas pra olhar é um saco kkkkk porisso tem de fazer com analizador no escape , mas eu que nao vou anda com isso pendurado no meu tubo né kkkkkkkkkkkkkkkkk pretendo apenas com prar um leito HIS com sonda e ir acompanhando

abs estmos ai
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu:uma vez encostei o terra dele que se nao e engano é unido com o terra do map , na massa e ai descobri um bom anti-furo , pois ao encostar com ele funcioando a aceleraçao cai e ele morre , se for dar partida ate pega mas nao segura , coisa de 1 ou 2 segundos e morre rsrsr
depois nao sabe pq das as merd-a no carro ne? rsrsrsrs

Dutra, o terra dos "sensores" MAP e do potenciometro sao terras de sinal, referenciais, sao terras com sinal filtrado de baixo nivel de ruidos, separados dos outros terras como os de potencia.

NUNCA! vcs cortem e liguem a um corta corrente, alarme, ou seja la oque alguem inventar. isso pode queimar algum CI com ruidos entrando picos pelo terra, pra quem nao é da area, terra é terra mas nao... terra de potencia é uma coisa, terra de sinal é outra e ambos nao podem ser misturado ou ligado ao mesmo terminal. e todo terra de sinal pode notar que é comunitário(TPS+MAP+MAT+etc), e na ECU tem varios terras ligado no plug por algum motivo. na ECU quando agente projeta sempre faz 3 linhas de terras
potencia(injetores/igniçao)
sinal(sensores)
terra digital(mcu)

a simbologia eletrica explica resumidamente oque falei. os 3 casos sao terras, mas tem diferença nas 3 aplicações.
Imagem

aqui mostra o terra analogico e o digital da uma PCB ligado a "CPU" da ECU por ex... como pode ver ele entra onde é bem critico... ja é um nivel bem tecnico esse, mas isso so nos lembra como informaçao é a arma de uma boa manutenção. veja se teu terra de sinal nao esta tocando no 'terra sujo' como a lataria.
Imagem

as ECU que usam muito ADC usam essa tecnica nos PCB, e esses terras sao bem criticos e nao podem ter influencias.
Imagem

assim se separa e a chance de ruidos é bem pouca ou quase nula.
------------------

sobre oque esta acontecendo no teu resistor variavel pode ser influencia do que acabou de confessar acima, nao adianta tu ficar trocando de peça, faça as mediçoes tecnica primeiro.

1° procure descobrir qual é o terra do sensores no plug do chicote. talvez algum manual de verdade tecnico tenha o diagrama, nao sei se essas ECU OEM forneceram pro povao. apesar que da pra descobrir com o multimetro e desconectando os terras, com a resistencia sonora do multimetro.

2° procure verificar a resistencia desse terra, conectando no plug do potenciometro ate o fio do aterramento responsavel pelos sensores(é preciso saber qual é como falei).
3° procure saber a tensao da referencia. varia de 4.95 a 5.05v Vref

so depois descarte o componente :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a

fico preocupado se o cara ta conseguindo fazer aquela costela num churras de chao na situaçao que ta no sul ,
tava prestes a perguntar se ta legal na area onde mora com esses diluvios no sul ,
se ta cuidando do monza pra nao pegar essas enchentes e o cara chega depois de trocentos anos do meio dos oceanos esculhambando com tudo ??? !!! porque tu nao desvenda que coletor de admissao é aquele do andre bigua ?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

faaaala ae tche , como tá , como ta as coisas ai , cara ta brabo ai em ....

cara o terra que citei é o de `` força`` earth ground ,nao o de sinal , sei quais sao os fios , em outro topico citei isso tambem , mas nao expliquei aqui , eu tava fazendo outro serviço no carro e como uso o multimetro nele , eu tava com 2 fios que uso sem as pontinhas de isolamento , nao lembro se foi sem querer por discuido ou seila , so sei que o carro desligou e nisso vi que era o terra mas nao o retorno ,

eu entendi o que tu diz , ainda nao verifiquei porque achei uma boa equalizaçao com 2.24v ao contrario de 3.78v que tava por conta de desgaste do bico portanto tive de enriquecer um pouco mais a mistura ,

os valores que tu deu ai , sao basicamente os mesmos que citei , so que esse sintoma de nao passar de 3.80 e nem de 0.15 foi muito antes de encostar o fio na massa e entao nao dei bola pois nao surtiu efeito nenhum a nao ser uam nova regulagem dentro desses valores

e eu posso ate ser louco mas nao sou tao ... assim de querer interligar um potenciometro de có num alarme ou corta corrente né tche , outra coisa

nas imagens há algo em que posso ate estar errado e tu pode dizer se to ou nao , mas acho que tu nao notou , serai 2 componentes de metal onde facilmente pode ter interferencia externa por estar a céu aberto , se eu tiver errado entao estou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abs estamos ai
Responder