Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 43
- Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
- Cidade: Conceição de Macabu
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Bom pessoal, resumo da ópera até agora. Peguei hoje na retífica o motor pronto para começar a montagem. Tive problemas com o pistão flex 0,50. Por duas vezes chegou errado o pedido aqui na loja e eu peguei isso como um mau presságio já que estava com medo da taxa 11,5:1 na gasolina. Então, resolvi comprar o do Monza a gasolina metal leve. Mandei o cabeçote para retirar 1mm. Então, segundo o que conversamos por aqui devo ficar com uns 10:1 de taxa, certo? Cabeçote roletado rebaixado em 1mm + pistão à gasolina monza. Realmente não teve jeito de funcionar a embreagem do distribuidor do corsa. Respeito a opinião dos amigos do fórum. O Sr, Jesuíno disse que coloca direto, mas comigo não teve jeito. Acho que o problema não é o cabeçote, mas meu distribuidor que no classic 500ef é o mesmo do carburado. A tal folga de que o Jesuíno falou pra mim não teve. Bem, acho que forum é pra isso mesmo, discutir problemas. Já fiz uma peça na tornearia e parece que vai ficar muito bom. Ficou em R$ 60,00 mangos. Vou postar umas fotos aqui. Na segunda começamos a montar o motor. Vou postando fotos do processo. Abraços.
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Monza Classic 500EF
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
topico criado para melhor organizaçao
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
legal Eliel, a taxa vai ficar com 9,8:1 (usou pistao gasolina injetado do monza 8,8:1) 1mm equivale a 1+ de taxa
sobre o acoplador ficou bem resistente e interessante so tem um problema, como tu vai saber qual é o o PMS na peça? da forma que fizeram me parece que nao tem ajuste e pode ser colocado de qualquer forma e isso pode dar muitos problemas ate nao funcionar o motor. o eixo do pino esta no ângulo correto conforme o desenho técnico do Leandro?
no mais muito bom continue atualizando. vai ficar excelente essa taxa e o cabeçote N20XF. so nao esqueça de comprar oleo sintetico 5W30 da GM eu tenho que comprar pro meu a segunda troca, ate ja passou um pouco do prazo ja deu 2 anos... no ML tem por 158,00 5L com filtro GM vale apena.
sobre o acoplador ficou bem resistente e interessante so tem um problema, como tu vai saber qual é o o PMS na peça? da forma que fizeram me parece que nao tem ajuste e pode ser colocado de qualquer forma e isso pode dar muitos problemas ate nao funcionar o motor. o eixo do pino esta no ângulo correto conforme o desenho técnico do Leandro?
no mais muito bom continue atualizando. vai ficar excelente essa taxa e o cabeçote N20XF. so nao esqueça de comprar oleo sintetico 5W30 da GM eu tenho que comprar pro meu a segunda troca, ate ja passou um pouco do prazo ja deu 2 anos... no ML tem por 158,00 5L com filtro GM vale apena.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 43
- Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
- Cidade: Conceição de Macabu
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
Certo Rafaelo. Com relação à peça, fizemos (eu e o meu mecânico) um pequeno ajuste. Limamos um pouco o pino para que ele entrasse um pouco folgado no eixo do comando para não ter problemas com temperatura. Até porque, o rotor ficou muito justo e todos os rotores de todos os carros tem uma pequena folga. Parece que ficou muito bom, mas só vou saber mesmo com o uso. Com relação às medidas levei o esquema do Lenadro na tornearia. Foi seguido à risca a furação. Não sei o que é PMS. Pode me dizer? Está relacionado com a têmpera do metal?
Quanto ao óleo acabei comprando o ac delco 5w30 semissintético, pois o preço é melhor que o sintético e pretendo andar pouca kilometragem agora no começo.
Quanto ao óleo acabei comprando o ac delco 5w30 semissintético, pois o preço é melhor que o sintético e pretendo andar pouca kilometragem agora no começo.
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Monza Classic 500EF
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
PMS = Ponto Morto Superior (pistão no ponto mais alto).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 43
- Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
- Cidade: Conceição de Macabu
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
Entendi. O meu mecânico falou que está na posição correta. Colocamos o distribuidor no lugar, ele colocou tudo alinhavado e bateu certo no pistão 1.
Quanto à taxa, só uma correção. Você me disse que o cabeçote roletado entrega 0,2:1 a mais de taxa.
Então a taxa seria: 8,8:1 do pistão + 0,2 do cabeçote roletado, + 1,0;1 da rebaixada de 1mm do cabeçote = 10,0:1 certo?
Quanto à taxa, só uma correção. Você me disse que o cabeçote roletado entrega 0,2:1 a mais de taxa.
Então a taxa seria: 8,8:1 do pistão + 0,2 do cabeçote roletado, + 1,0;1 da rebaixada de 1mm do cabeçote = 10,0:1 certo?
Editado pela última vez por eliel_cardoso em 02 Out 2015, 22:59, em um total de 1 vez.
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Monza Classic 500EF
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
Fazendo assim é por aproximação... números arredondados...
No seu caso ainda tem os 0,50 a mais no cilindro retificado, que aumentam mais um pentelhésimo na taxa.
Mas para saber certinho mesmo, só medindo tudo.
Se quiser algo um pouco menos impreciso, pode partir daqui:
Volume do cilindro 0,50 = ((86,5x86,5)*3,1416)/4)x86 = 505,3840869 ml
Câmara do cabeçote antigo, com pistão do carburado = 499,558 / 7,8 = 64,045897436 ml
Redução estimada na câmara do roletado (0,2mm a menos que o antigo): (0,2mm x 5ml/mm) = 1ml de redução
Rebaixando 1mm nele, você ainda tirou aproximadamente mais 10ml.
Então a redução ficou com -11ml no total, indo para 53,045897436ml
Com isso, a nova taxa é de: (505,3840869 + 53,045897436 ) / 53,045897436 = 10,5:1
No seu caso ainda tem os 0,50 a mais no cilindro retificado, que aumentam mais um pentelhésimo na taxa.
Mas para saber certinho mesmo, só medindo tudo.
Se quiser algo um pouco menos impreciso, pode partir daqui:
Volume do cilindro 0,50 = ((86,5x86,5)*3,1416)/4)x86 = 505,3840869 ml
Câmara do cabeçote antigo, com pistão do carburado = 499,558 / 7,8 = 64,045897436 ml
Redução estimada na câmara do roletado (0,2mm a menos que o antigo): (0,2mm x 5ml/mm) = 1ml de redução
Rebaixando 1mm nele, você ainda tirou aproximadamente mais 10ml.
Então a redução ficou com -11ml no total, indo para 53,045897436ml
Com isso, a nova taxa é de: (505,3840869 + 53,045897436 ) / 53,045897436 = 10,5:1
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)
esta certo, tinha esquecido que ele de fabrica ja é mais baixo 42ml. veja a conta.eliel_cardoso escreveu:Então a taxa seria: 8,8:1 do pistão + 0,2 do cabeçote roletado, + 1,0;1 da rebaixada de 1mm do cabeçote = 10,0:1 certo?
peguei novamente meu arquivo que eu tinha feito dos motores original de taxa.
motores flex FGP família II
calculo 2.0 flex convencional 11,3:1 STD
volume junta no motor flex = 5.5ml
volume cabeçote 43ml
499.5 + 43(cab) + 5.5(junta flex) / 48.5 = 11,3:1
----------------------------------
calculo 2.0 flex N20XF roletado 11,5:1 STD
volume junta no motor flex = 5.5ml
volume cabeçote 42ml
499.5 + 42(cab) + 5.5(junta flex) / 47.5 = 11,5:1
OBS: 1 ml corresponde a 2 decimos de taxa.
a cada -0.1mm removido, diminui 0.5ml e aumenta a taxa em +0,1 é so usar a logica que postei dos valores originais cima :smt023
se teu pistao tem 8,8:1 com o cabeçote convencional(STD), e apenas colocando o cabeçote N20XF(STD), ele vai pra 9:1 realmente..... ja que ele tem -1ml de fabrica^(42ml)
se removeu 1mm correspondem a -5ml ou seja 37ml. no fim das conta vai dar 10:1 mesmo
so uma coisa a junta flex pede mais torque do que a de papel, qual junta vai usar?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.