COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II
Enviado: 13 Set 2015, 15:54
COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE II
Complemento ao artigo anterior tópico:
viewtopic.php?f=15&t=20399
Amigos recebi um artigo emitido pela Oficina Brasil onde há uma curiosidade sobre a fuga de tensão superficial de uma bateria.
Verificando a minha bateria antiga que tenho como 'estepe', a fuga de tensão superficial está perto do borne positivo em torno de 110 milivolts (0,11 V na escala de 20VDC).
Reeditado por bom senso em reduzir a carga nos arquivos do forum.
![Imagem](http://i61.tinypic.com/1onhx4.jpg)
Este teste deve ser efetuado toda vez que houver reclamação de bateria descarregando depois do veículo parado por algumas horas, ou da noite para o dia. O problema aparece normalmente quando o veículo sofreu algum sinistro que afetou os chicotes elétricos ou foi preciso desmontar circuitos elétricos e componentes. Mas há também os casos em que houve instalação de acessórios de forma errada ou curto-circuito em chaves e cabos elétricos e consumidores.
O primeiro passo é medir a tensão da bateria com o motor parado e consumidores desligados, que deve ser aproximadamente 12,60 Volts conforme indicado e depois com o motor em funcionamento, que deve ser aproximadamente 13,8 a 14,3Volts. Em seguida desligue o cabo negativo da bateria.
![Imagem](http://i57.tinypic.com/2whmqzd.jpg)
Antes de desligar o cabo negativo da bateria, certifique-se de que todos os consumidores estão desligados. Alguns sistemas de injeção levam até 10 minutos para se desligar, (não é o caso dos Monzas).
Em seguida feche as portas e no caso dos Monzas deve-se soltar o interruptor da coluna da porta do motorista para evitar que as luzes do salão e do capô fiquem acesas alterando a leitura no multímetro.
A seguir ligue o Amperímetro do multímetro. Gire o seletor do multímetro para a posição “A” de Ampère e mude o cabo vermelho para a tomada de 10A ou 15A ou 20A conforme o multímetro.
Atenção: agora não se deve fazer ligação em paralelo com os cabos por que vai queimar o fusível do amperímetro ou do multímetro ligar somente em série. Ligue a caneta preta do multímetro no borne negativo da bateria e a caneta vermelha no conector do cabo negativo.
Vide tópico: viewtopic.php?f=15&t=20399#p365250
Observe que após a ligação dos cabos pode aparecer uma leitura de consumo de corrente um pouco alta, sendo que o aceitável é de I=0,015 A até I=0,070 A, ou seja, de 10 à 70 miliampères, devido o consumo de algum equipamento eletrônico, alarme, etc.
Se o valor apresentado estiver acima de I=0,150 A, algum consumidor pode estar ligado, ou em curto circuito, cabos elétricos ou ligações erradas de consumidores (por exemplo: lâmpada do porta malas ou porta-luvas acesas).
![Imagem](http://i61.tinypic.com/28lbew8.jpg)
Para identificar o problema, ou o consumidor que está em curto, basta ir retirando um fusível de cada vez da central elétrica (caixa de fusíveis) e verificando se a corrente cai no amperímetro. Quando isto ocorrer verifique a qual circuito o fusível pertence e faça as inspeções e testes elétricos com o multímetro, como continuidade em relação ao positivo e negativo, nas chaves, consumidores e cabos. OBS.: é bom lembrar que alguns veículos perdem codificação de rádio e algumas configurações como vidros das portas, e até injeção, quando desligar a bateria. Leia antes o manual do carro.
Teste de fuga de corrente superficial da bateria
Este teste é muito importante, mas muito desprezado pelos mecânicos/técnicos de reparação automotiva, e muito simples e rápido de ser efetuado com o multímetro.
A descarga superficial da bateria ocorre por sujeiras depositadas sobre a bateria, como a poeira da pista que pode conter resíduos metálicos e outros condutores elétricos, resíduos e gases do compartimento do motor e a umidade e vapores ácidos emitidos pelo(s) respiro(s) da bateria.
Primeiramente posicione o seletor do multímetro na escala “V’ de Voltímetro. Em seguida com a caneta preta apoiada no borne negativo da bateria deslize a ponta da caneta vermelha sobre a carcaça e verifique a tensão no mostrador do voltímetro como mostra a figura 6. No exemplo da figura esta bateria, embora não apresente visualmente depósitos de sujeiras apresentou uma condutibilidade alta de 5,49V, por resíduos ácidos e umidade.
![Imagem](http://i62.tinypic.com/1qnae1.jpg)
Para neutralizar a ação do ácido sulfúrico, espalhe uma solução de bicarbonato de sódio, espere alguns minutos e depois jogue água e seque com um pano seco e limpo. Deve-se limpar também os terminais dos cabos de conexão retirando os sais como azinhavre/zinabre que geram micro faíscas podendo provocar a explosão da bateria.
![Imagem](http://i61.tinypic.com/308y89w.jpg)
A seguir refaça o teste com o multímetro para confirmar a limpeza e neutralização dos resíduos condutores. Verifique nessa medição após a limpeza que a condutibilidade elétrica caiu para 0,001V (um milésimo de volt), a carcaça está limpa sem descargas superficiais.
Esta operação pode ser realizada periodicamente, quando o condutor transitar por pistas/solos que emitem elementos condutores pela aparência da bateria.
![Imagem](http://i61.tinypic.com/f9o978.jpg)
waldir
13.09.2015
Complemento ao artigo anterior tópico:
viewtopic.php?f=15&t=20399
Amigos recebi um artigo emitido pela Oficina Brasil onde há uma curiosidade sobre a fuga de tensão superficial de uma bateria.
Verificando a minha bateria antiga que tenho como 'estepe', a fuga de tensão superficial está perto do borne positivo em torno de 110 milivolts (0,11 V na escala de 20VDC).
Reeditado por bom senso em reduzir a carga nos arquivos do forum.
![Imagem](http://i61.tinypic.com/1onhx4.jpg)
Este teste deve ser efetuado toda vez que houver reclamação de bateria descarregando depois do veículo parado por algumas horas, ou da noite para o dia. O problema aparece normalmente quando o veículo sofreu algum sinistro que afetou os chicotes elétricos ou foi preciso desmontar circuitos elétricos e componentes. Mas há também os casos em que houve instalação de acessórios de forma errada ou curto-circuito em chaves e cabos elétricos e consumidores.
O primeiro passo é medir a tensão da bateria com o motor parado e consumidores desligados, que deve ser aproximadamente 12,60 Volts conforme indicado e depois com o motor em funcionamento, que deve ser aproximadamente 13,8 a 14,3Volts. Em seguida desligue o cabo negativo da bateria.
![Imagem](http://i57.tinypic.com/2whmqzd.jpg)
Antes de desligar o cabo negativo da bateria, certifique-se de que todos os consumidores estão desligados. Alguns sistemas de injeção levam até 10 minutos para se desligar, (não é o caso dos Monzas).
Em seguida feche as portas e no caso dos Monzas deve-se soltar o interruptor da coluna da porta do motorista para evitar que as luzes do salão e do capô fiquem acesas alterando a leitura no multímetro.
A seguir ligue o Amperímetro do multímetro. Gire o seletor do multímetro para a posição “A” de Ampère e mude o cabo vermelho para a tomada de 10A ou 15A ou 20A conforme o multímetro.
Atenção: agora não se deve fazer ligação em paralelo com os cabos por que vai queimar o fusível do amperímetro ou do multímetro ligar somente em série. Ligue a caneta preta do multímetro no borne negativo da bateria e a caneta vermelha no conector do cabo negativo.
Vide tópico: viewtopic.php?f=15&t=20399#p365250
Observe que após a ligação dos cabos pode aparecer uma leitura de consumo de corrente um pouco alta, sendo que o aceitável é de I=0,015 A até I=0,070 A, ou seja, de 10 à 70 miliampères, devido o consumo de algum equipamento eletrônico, alarme, etc.
Se o valor apresentado estiver acima de I=0,150 A, algum consumidor pode estar ligado, ou em curto circuito, cabos elétricos ou ligações erradas de consumidores (por exemplo: lâmpada do porta malas ou porta-luvas acesas).
![Imagem](http://i61.tinypic.com/28lbew8.jpg)
Para identificar o problema, ou o consumidor que está em curto, basta ir retirando um fusível de cada vez da central elétrica (caixa de fusíveis) e verificando se a corrente cai no amperímetro. Quando isto ocorrer verifique a qual circuito o fusível pertence e faça as inspeções e testes elétricos com o multímetro, como continuidade em relação ao positivo e negativo, nas chaves, consumidores e cabos. OBS.: é bom lembrar que alguns veículos perdem codificação de rádio e algumas configurações como vidros das portas, e até injeção, quando desligar a bateria. Leia antes o manual do carro.
Teste de fuga de corrente superficial da bateria
Este teste é muito importante, mas muito desprezado pelos mecânicos/técnicos de reparação automotiva, e muito simples e rápido de ser efetuado com o multímetro.
A descarga superficial da bateria ocorre por sujeiras depositadas sobre a bateria, como a poeira da pista que pode conter resíduos metálicos e outros condutores elétricos, resíduos e gases do compartimento do motor e a umidade e vapores ácidos emitidos pelo(s) respiro(s) da bateria.
Primeiramente posicione o seletor do multímetro na escala “V’ de Voltímetro. Em seguida com a caneta preta apoiada no borne negativo da bateria deslize a ponta da caneta vermelha sobre a carcaça e verifique a tensão no mostrador do voltímetro como mostra a figura 6. No exemplo da figura esta bateria, embora não apresente visualmente depósitos de sujeiras apresentou uma condutibilidade alta de 5,49V, por resíduos ácidos e umidade.
![Imagem](http://i62.tinypic.com/1qnae1.jpg)
Para neutralizar a ação do ácido sulfúrico, espalhe uma solução de bicarbonato de sódio, espere alguns minutos e depois jogue água e seque com um pano seco e limpo. Deve-se limpar também os terminais dos cabos de conexão retirando os sais como azinhavre/zinabre que geram micro faíscas podendo provocar a explosão da bateria.
![Imagem](http://i61.tinypic.com/308y89w.jpg)
A seguir refaça o teste com o multímetro para confirmar a limpeza e neutralização dos resíduos condutores. Verifique nessa medição após a limpeza que a condutibilidade elétrica caiu para 0,001V (um milésimo de volt), a carcaça está limpa sem descargas superficiais.
Esta operação pode ser realizada periodicamente, quando o condutor transitar por pistas/solos que emitem elementos condutores pela aparência da bateria.
![Imagem](http://i61.tinypic.com/f9o978.jpg)
waldir
13.09.2015