Carro Falhando, falta de força

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Silva90
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por Silva90 »

Prezados colegas,

Boa tarde, venho aqui(depois de tanto tempo ausente) com um problema no meu monza, a mais ou menos 6 meses atrás, ele começou a dar uns estouros e falhar, principalmente se forçasse a aceleração, conforme falei no vídeo, tenho um eletricista de minha confiança, basicamente só ele mexe no meu carro desde que comprei. Porém ele não tem "equipamentos" suficientes para exames mais minuciosos, tanto que ele recomendou que procurasse uma oficina grande com scanner para verificar caso persistisse o problema, entretanto, feito toda a verificação do sistema de ignição e distribuição(distribuidor inteiro + velas + cabos, sendo que esses dois últimos troquei logo quando começou o problema), fez limpeza de contatos, etc, ok, carro voltou a funcionar a plena força, sem problema algum. Mais ou menos 6 meses após(não lembro ao certo, mas foi no meio do ano pro fim já do ano passado) para cá, tornou a aparecer esses mesmos sintomas e problema, intermitente(hora funciona bem, hora falha). Sendo que de dois dias para cá, tem falhado mais que funcionado bem. Segue um vídeo de auxilio com o sintoma da falha ocorrendo(como se apresenta, de dentro do carro).

Obs: Esqueci de mencionar no vídeo, que a vela numero 2 ontem estava preta a ponta(queimada). Todas são da GM! Creio não ser o problema, seria frustrante, uma vela GM apresentar problema em tão pouco tempo, apesar da alta rodagem do carro. Os cabos são NGK. Não foi feito nenhuma manutenção no sistema dos distribuidor recentemente. Apenas alternador que tive que trocar rotor e rolamentos, recentemente.

https://www.youtube.com/watch?v=7f9X6yyHL70 - Vídeo do Problema ocorrido.

Abs,

Vitor
Reforma geral: Clique aqui - viewtopic.php?f=43&t=16148

Carro: Monza 95/95 Gasolina - GL - Simples porém muito bem recebido.
Dono: Victor - 19 anos - Técnico de Informatica e Tecnologias e um Aficcionado por carros, principalmente GM.

Um mesmo nome, o mesmo carro, uma Paixão. Monza, Paixão sem Limites e Gerações (:

Em breve...
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por tyo »

vela GM é da NGK!Bom quanto que essas velas já rodaram?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Silva90
Membro SR (Ní­vel 4)

Você me pegou, não tenho um "bom controle" desses dados, principalmente por escrito(como deveria ser, na prática). Eu creio que numa média grosseira que eu rode uns 1000km por mês e levando a estimativa por alto a 6 meses, teria rodado já uns 6000km isso tudo bem por alto, na pior hipótese de rodagem. Elas duram quanto tempo na média? O que me é estranho, apenas 1 uma tava com a ponta queimada(preta) como mencionei, a numero 2(seguindo a ordem vinda da esquerda para direita, de frente para o carro), as demais estavam normais. Dei uma limpada na ponta ontem e hoje, vou ver o estado dela ao chegar em casa agora a noite.

Dono: Victor - 19 anos - Técnico de Informatica e Tecnologias e um Aficcionado por carros, principalmente GM.

Um mesmo nome, o mesmo carro, uma Paixão. Monza, Paixão sem Limites e Gerações (:

Em breve...
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por dutra s a »

no meu , so uso ngk , velas e cabos

estouros no escape pode estar relacionado a muito fatores como bem descreve muitos topicos sobre esse assunto , o mais proximo a isso é corte de igniçao + fora de ponto , entre outros sao : alarme com problemas, algum conector do sistema de igniçao ( bobina impulsora e bobina eletrica , hei ,) e injeçao ( tps, bico ,map),

( se nao a sinal da bobina impulsora , nao tera faisca , nem bico nem bomba ) > ou seja , hora corta hora nao + em alta = estouros , o hei costuma fazer isso quando bem quente , sinal de que vai dar pau , má qualidade ou mal instalado

tambem acontece muito do regulador de voltagem estragar a bobina impulsora e hei dando picos muito acima de 14 v
veja se o motor esta no ponto exato verificando correia , polia do comando e do vira-brequim , confira o avanço do distribuidor com a pistola de ponto com graus , veja aterramento no bloco do motor principalmente no cabeçote , verifique a voltagem do alternador quando frio e quando a ventoinha é acionada ou seja quente (via bateria)

sobre escanear a injeçao faça isso quando a luz indicativa for acionada , e recomendo usar escaner da marca napro , ele á mais completo pois tem mais dados de funcionamento do carro ,

sobre a velas tem que troca com 30,000 ou so quando troca a correia , tensionador etc...... por volta de 50.000, vai da cabeça de cada um

sobre o gnv instalado no seu carro , o maximo que posso dizer é , reveja a instalaçao e funcionamento do kit , de como funciona e o que nao funciona ao estar usando o gnv ,
por mais de uma bela vasculhada no forum , tem mais sobre seu problema , manuais tecnicos , soluçoes e revisoes

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Silva90
Membro SR (Ní­vel 4)

Corrigindo o problema: Eu confundi gente, o estouro vem da FRENTE! eu escutei hoje um pipoco baixinho vindo do motor, isso porque como disse, andei pisando leve nele. Vou ver o sistema do distribuidor e hei. O HEI é GM ainda. todo o distribuidor e adjacências, GM também, nunca fiz troca nem reparo de nada ainda ali. Até ROTOR é original. Exceto bobina que é magneti marelli. Pois a original GM havia parado de funcionar a mais ou menos 1 ano a 1 ano e meio. Obrigado pela dica DUTRA, postei aqui porque como disse no video, ja olhei bastante no fórum, li bastante, fiz testes, tem saída de centelha, conversei com o meu eletricista, fiz mais alguns testes verificando se havia algum curto na região, etc. Vou continuar os testes.

Em breve...
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por dutra s a »

tudo bem , mesmo sendo na frente tem relaçao com o que postei , más , se tiver saindo estouros pelo tbi que nao vejo mais por onde sair (sendo so na frente), pode haver algo de errado no cabeçote , do tipo assentamento da valvula, ponto de comando /distribudor ,

se o rotor do distribuidor estiver em boas condiçoes , apenas limpe as laminas de metal e remova os farelos sujeiras etc.... isso as vezes implica no funcionamento em alta dando pequenos cortes , eu mesmo na fiquei na mao na marginal so porque o rotor tava sujo , arume um map e faça os testes , pois o map as vezes nao aciona a luz de injeçao no painel quando ta com problemas e nisso passa batido continuando a dar transtornos

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Silva90
Membro SR (Ní­vel 4)

Atualizando o tópico:

Bem, antes que saiam, falando que sair trocando peça é "errado" eu sei gente, eu sei, tenho noção das consequências e o custeio desnecessário, porém estou sem tempo para levar num eletricista, precisava descartar por hipóteses rápidas e ver se resolvia.

Vamos la: Como dito nos capítulos anteriores desta novela, troquei o tampo do distribuidor e rotor, ambos consegui com meu eletricista, tinha guardado e era do kadett dele, ele vendeu e ficou la guardado sobrando, me deu e coloquei, ok. 0800 essa troca. Nada feito. Hoje, resolvi trocar as velas, sendo que uma(a de ponta preta lembra?) tava "mais aberta" o que dava a entender que pudesse ser ela(aberta em relação as demais). Porém, sem sucesso.(essa eu tomei $$, perdi algumas Dilmas!)

Com isso me leva a ter ainda 3 itens de DISTRIBUIDOR a serem verificados:

Hei(Original GM)
Impulsora(Original GM)
Cabos de Vela(Sendo este trocado recente com as velas anteriores)

Sobre ser regulador, é bosch e como fiz manutenção recente no alternador, o rapaz conferiu e disse que estava bom ainda, não havendo necessidade de troca e como tenho painel com marcador de amperímetro, creio que qualquer anomalia apareceria logo no painel não acham? Sempre aconteceu isso quando houve sobrecargas nos 2 reguladores anteriores de marcas "inferiores"(Na verdade o primeiro era original, o segundo GAUSS e o atual Bosch).

O ruim é que só "rateia" andando, tem como descobrir falha no HEI ou nas Velas ou na Impulsora mesmo com o carro parado e em casa? Ressalto que não disponho de muitos "recursos mecânicos" para me auxiliar(como macacos jacarés por exemplo, se precisar suspender o veículo.)

Centelha nas velas saem, porque o carro vira normalmente, hora desenvolve bem e normal e hora rateia, porém não sei se há fuga de centelha, ja ai são 2 semanas que ja foram e nada feito :/

O que foi trocado até o momento(para fins de descarte de hipóteses):

- Bobina de Ignição Elétrica Delphi(Atual)
- Tampo de Distribuidor Delco (Atual)
- Rotor Delco(Atual)
- Velas GM (Atual)
- Cabos de Vela NGK Supressivo GNV(Atual)

Amanhã combinei de levar em outro eletricista de confiança para ele realizar teste e disse que se necessário me acompanha em um colega dele que possui o scaner napster para fazer um levantamento do problema. Ainda assim, caso tenha sugestões aqui, verifico hoje ainda.

Abs a todos desde já,

Vitor

Em breve...
Silva90
Membro SR (Ní­vel 4)

dutra s a escreveu:no meu , so uso ngk , velas e cabos

estouros no escape pode estar relacionado a muito fatores como bem descreve muitos topicos sobre esse assunto , o mais proximo a isso é corte de igniçao + fora de ponto , entre outros sao : alarme com problemas, algum conector do sistema de igniçao ( bobina impulsora e bobina eletrica , hei ,) e injeçao ( tps, bico ,map),

( se nao a sinal da bobina impulsora , nao tera faisca , nem bico nem bomba ) > ou seja , hora corta hora nao + em alta = estouros , o hei costuma fazer isso quando bem quente , sinal de que vai dar pau , má qualidade ou mal instalado

tambem acontece muito do regulador de voltagem estragar a bobina impulsora e hei dando picos muito acima de 14 v
veja se o motor esta no ponto exato verificando correia , polia do comando e do vira-brequim , confira o avanço do distribuidor com a pistola de ponto com graus , veja aterramento no bloco do motor principalmente no cabeçote , verifique a voltagem do alternador quando frio e quando a ventoinha é acionada ou seja quente (via bateria)

sobre escanear a injeçao faça isso quando a luz indicativa for acionada , e recomendo usar escaner da marca napro , ele á mais completo pois tem mais dados de funcionamento do carro ,

sobre a velas tem que troca com 30,000 ou so quando troca a correia , tensionador etc...... por volta de 50.000, vai da cabeça de cada um

sobre o gnv instalado no seu carro , o maximo que posso dizer é , reveja a instalaçao e funcionamento do kit , de como funciona e o que nao funciona ao estar usando o gnv ,
por mais de uma bela vasculhada no forum , tem mais sobre seu problema , manuais tecnicos , soluçoes e revisoes

abs estamos ai
Você me deixou intrigado, relendo agora seu post sobre o HEI. Vou observar se quando frio trabalha normal e quando quente falha. O carro ta parado aqui perto de onde trabalho desde 13h, creio que tempo suficiente para esfriar o motor. Atualizarei com novidades(possíveis, assim espero).

Em breve...
Responder