Instalando tanque injetado em carburado(sem adaptação)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Instalando tanque injetado em carburado(sem adaptação)

Mensagem não lida por Rafaelo »

entao pessoal, como alguns ja sabem meu monza 82 não tem mais aquele motor carburado que tinha, e eu estou com motor injetado a um bom tempo, e eu estava usando uma bombona ate entao, como esta proximo de descer o carro e fazer ele circular tive que arrumar o reservatorio de combustivel. eu estava relutando pra tirar o tanque original ainda de 1982 pelo simples fato de não saber se caberia o tanque injetado sem adaptação... e alem do custo.

mas fui obrigado a trocar, meu tanque esta podre por dentro, a ultima vez que viu gasolina na vida foi em out 2010 e ainda tinha um pouco la hehehe, tava fedido demais esse tanque. resolvi por no lixao mesmo, dae comprei um novinho injetado 91/96 paralelo, nao achei genuino GM injetado.

como agente sabe, injeção suga mais combustivel e ficar andando de meio tanque pra cima é uma medida um quanto errada. agora com tanque injetado posso andar em qualquer nivel, ele tem um catch tank(reservatorio) interno que evita perdas de caudal com ele em movimento.

pois bem, resolvi tentar e gastar 400,00 paguei pra ver, nao sou adepto a adaptaçoes, muito menos oque envolve componentes vitais como freios, suspensao, combustivel, etc eu tinha quase certeza que entraria sem precisar fazer nada, as cintas me falaram isso 82-96... coloquei o tanque e entrou certinho :wink: foi muito moleza. a unica coisa que precisei fazer pq devido a peça ser paralela(porcaria) é ter limpado as roscas da flange do pescador e ter entortado a aba onde passa as cintas, os fdps não fizeram isso na fabricação, e deu uma pintadinha de spray pq venho arranhado. tem que fazer esses ajustes, mas pra mim foi simples demais, talvez se voces comprarem outra marca ou simplesmente o original nao vai ser preciso nao... querem oque! paguei 280,00 no tanque. em quanto o GM custa 500,00

agora to bastante satisfeito, projeto original sem adaptaçao alguma. capacidade ok, boia ok, boia comprei VDO, tudo certinho, mangueiras ja estou instalando inclusive.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

pro pessoal que vai injetar o monza carburado é so trocar o tanque por um do modelo injetado, é basicamente o mesmo tanque, so tem um reservatorio dentro dele e muda o esquema das ligaçoes.

obs:(não terminei meu sistema de escapamento, esta incompleto e provisoriamente instalado)

primeiras impressões do tanque paralelo

devidamente instalado

perfeito, simples e facil a troca.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Instalando tanque injetado em carburado(sem adapção)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Um amigo que também faz parte da diretoria do Monza Clube, a anos atrás ele colocou injeção MPFI digital em um Monza SR que tinha, a mesma utilizada no Vectra, Astra, Kadett... Colocou o tanque do Monza EFI sem problemas e sem adaptações. Até já comentei aqui no fórum esse serviço.
Na época, ele desmontou o bloco e fez um furo para o sensor de rotação, onde até coloquei imagens desse serviço.
Tem muitos anos isso e ele não tem mais esse Monza SR.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

Interessante como a Gm compartilhou e compartilha peças(com mesmo lealt e com tecnologia melhorada) em diferentes modelos por muitos anos.

Carlos, não foi so o furo no bloco, né?
como ele fez com a roda fônica?
Editado pela última vez por coy em 10 Abr 2015, 09:40, em um total de 1 vez.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

coy escreveu:Interessante como a Gm compartilhou e compartilha peças em diferentes modelos por muitos anos.

Carlos, não foi so o furo no bloco, né?
como ele fez com a roda fônica?
Coy, ele desmontou todo motor, enviou o bloco, apenas ele para retífica para fazer o furo e colocou a roda fônica no virabrequim como nos modelos Chevrolet de motor família II.

O serviço ficou bem feito, mas lembro que teve problemas com a IE por conta do sensor de velocidade. Não me lembro qual foi a solução. Tem muitos anos que ele fez esse serviço, e muitos anos que não tem mais esse SR prata. Lembro que na época ele optou por fazer o furo no bloco para não alterar a numeração do motor. Hoje ele tem outro SR, só que vermelho e deixou original.

Veja o bloco:

Imagem
Imagem

O sensor:
Imagem

Esse SR prata está na foto da primeira vez que o Monza Clube foi ao Clube de Campo da GM em Jambeiro, 2004. Época ainda que o estacionamento do Centro de Eventos não estava asfaltado.

Veja as imagens no site do Monza Clube:
http://monzaclube.com/passeios/clubegm01_2004_MC.shtml
http://monzaclube.com/passeios/clubegm02_2004_MC.shtml
http://monzaclube.com/passeios/clubegm03_2004_MC.shtml

O SR:
http://monzaclube.com/passeios/clubegm0147.JPG
http://monzaclube.com/passeios/clubegm0078.JPG

Todos eventos do Monza Clube nas dependências da GM:

http://monzaclube.com/eventos_GM/eventosnaGM_MC.shtml

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

Show Carlos, Minha duvida era como ele fez para instalar a Fônica o furo eu sei que é facil fazer afinal a marcação dele esta la no bloco, mas vou deixar pra tirar esta duvida depois pra não poluir o topico.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR

estou subindo os videos. eu nao sabia Carlos disso... fui descobrir so agora, apesar que a um bom tempo o pessoal avia me dito que servia, mas sempre tive duvidas ainda mais pelo fato de ser monza hatch.

---------------------

Marconi, todo bloco vem fundido tampado(familia 2 fase 2), tempos o bloco é levado ate a maquina fresadora e usado um cabeçote faceador no angulo onde esta o sensor, depois ele aplaina, e depois é feito um furo na mesma angulação do faceamento, e depois é feitos os 45°, e ta pronto. todo o processo é feito em CNC hoje em dia. mas é possivel fazer manualmente como foi feito no amigo do Carlos.

é assim que é feito na fabrica :smt023

oque ele fez ali é o mesmo que é feito na fabricaçao do bloco(usinagem industrial). diferente do pessoal que usa uma furadeira de mao kkkkkkkkkkk. so é preciso saber certo o centro, fora isso é tranquilo, é so seguir o angulo e a profundidade do faceamento e mais nada.

ja a roda fonica é so comprar a roda e instalar la, senao me engano ja tem pronto os parafusos no vira...

veja o meu bloco original injetado.
Imagem

obs: repare o meu original e o do amigo do Carlos como tem diferença no centro... pode ter uma variaçao que o sensor ainda funciona. esses sensores indutivos tem muita carga magnetica, aceitam bastante variaçao no angulo correto. N°20 significa o PMS do banco 1-4
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE

Re: Instalando tanque injetado em carburado(sem adaptação)

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Rafaelo, devido o tempo que meu tanque ficou guardado, enferrujou (deveria ter posto óleo dentro dele).

Do jeito que o tanque tá, creio que não tem mais salvação. Pois bem, fui à autopeças e pedi um tanque, quando cara trouxe.... sinceramente achei um VERDADEIRO lixo. catch tank de metal, soldado porcamente, metal sem galvanização, pintura porca, inclusive já estava com início de corrosão interna, devido a ausência de proteção no metal. Parece que a única coisa que eles passam no interior do tanque, é uma espécie de óleo. Sem falar que o paralelo não tem o quebra-ondas, presente no original.

Não precisa nem ficar olhando muito, pra ver a diferença gigante de qualidade do original pro paralelo. Pelo preço que custa, o paralelo deveria ser bem melhor. Me pediram 320 reais nesse lixo. Me recuso a pagar isso numa peça tão ruim...

Fiquei extremamente chateado com esse lance do tanque. Nem um mísero tanque que a gente precisa, num acha... Brasil tá ....
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR

Re: Instalando tanque injetado em carburado(sem adaptação)

pois é Diego tu tinha me falado.
Diego Paiva escreveu:Do jeito que o tanque tá, creio que não tem mais salvação. Pois bem, fui à autopeças e pedi um tanque, quando cara trouxe.... sinceramente achei um VERDADEIRO lixo. catch tank de metal, soldado porcamente, metal sem galvanização, pintura porca, inclusive já estava com início de corrosão interna, devido a ausência de proteção no metal. Parece que a única coisa que eles passam no interior do tanque, é uma espécie de óleo. Sem falar que o paralelo não tem o quebra-ondas, presente no original.
sim, sao umas porcaria mesmo, por dentro tem aquela cera protetora isso ao passar combustivel vai lavar tudo. mas é muito melhor que usar um todo enferrujado. esse aqui vai enferrujar logo se colocar alcool. entao é aqui, vai viver sempre cheio e dure oque durar ate acha um original. senao agente nao vai pode usar o carro né.

ta mesmo caro, eu paguei 280,00 e um original ta perto dos 600,00 e se achar.

Diego Paiva escreveu:Fiquei extremamente chateado com esse lance do tanque. Nem um mísero tanque que a gente precisa, num acha... Brasil tá ....
lixo de país, peças de reposição é um assalto, nao existe mais, as paralelas sao tremendas porcarias. la nos EUA se acha tudo novo original e a preços otimos. e a qualidade é quase igual ao original.

agente vive numa selva, oque dizer que ainda tem cidadao ae que solda de acetileno e joga massa plastica por cima. sao bando de primatas mesmo.

e monza 96 era pra ter peças ainda, coisa medonha essa no brasil. foi buscar uma ferramentinha pra flangear tubo de freio, e achei por micharia apenas 1500,00 essas que voces usam nao é pra isso, aquela de 100,00 não é pra isso... em fim... viver no brasil é sobrevivencia mesmo.
Responder