chaveador de ignição/calibrando tacômetro

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Rafaelo
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chaveador de ignição/calibrando tacômetro

Mensagem não lida por Rafaelo »

tendo em vista que eu precisava de um chaveador de igniçao microcontrolado, resolvi desenvolver um, fiz um video que explica tudo. o conteudo nao é bem voltado a mecanico e sim ao pessoas que tenham um mínimo de conhecimento de eletrônica e eng eletrica e que desenha verificar o estado real da bobina. não recomendo que o pessoal tente fazer sem ter o conhecimento científico, pode tomar um Choquito de 30kv, entao se voces forem fazer tomem cuidado e nao toquem em nada no momento do teste. mas todos estao convidados a conversar sobre ignição/MCUs/modulos potencia/etc

outra coisa que vejo muito.
obs: nao adianta testar resistência de bobina com aquele teste basico e ineficiente e assim condena-la!, isolamento nao se mede com multimetro, a resistencia pode estar boa, mas o isolamento nao. e no osciloscópio da pra ver isso.

* a maioria das pessoas nao tem um multímetro adequado de precisão confiável, e mesmo que tivesse não diz nada medir resistência. como um True RMS de marca, pra testar baixa resistências(primario nao se mede com multimetro comum).
* tb faltaria conhecimento pra interpretar um grafico da bobina no osciloscópio com cada evento do pulso. se esta ruim ou nao, não saberiam verificar...
* mesmo os de antes, falta de equipamento e MO especializada, sao poucas as oficinas nesse nivel tecnico alto. onde o mecanico tem conhecimento de mecanica e de eletronica, muito raro achar no brasil.
* e testes onboard não sao definivos devido as variações.

como tudo no brasil, é mais facil trocar a bobina, condenando sem mesmo saber se é ela, mas vale levar a coisa num nivel mais profissional.



como disse, preciso de um dispositivo chaveador(pulsador programável) pra gerar rotação e ruidos, preciso de um dispositivo capaz de gerar ruidos como o da ignição pra um projeto bem maior que esta em andamento, estou desenvolvendo o circuito de captação de alta tensão da rotação e é uma parte critica. como é algo simples esse tutorial resolvi compartilhar a quem queira, e a quem tem interesse de saber como funciona um modulo eletronico de igniçao e em especial um microcontrolado(ECU digital)

pra fazer a verificaçao do estado de funcionamento de uma bobina nao adianta ela estar no carro, nao adianta ligar um osciloscópio direto, o ambiente nao é controlado e vai ter variaçoes na leitura. tem fator temperatura, umidade, resistência(fiação), tensão nominal constante, aterramento entre outros. em uma bancada de teste é mais preciso os dados. entao, quem tem um osciloscopio e queira testar vai precisar de um gerador de pulso controlável. ou ainda se alguem quer um centelhador pra brincar, tem varias utilidades, no meu caso é um instrumento de trabalho que preciso pra outro projeto.

Materiais
* microcontrolador arduino - modelos:nanoarduino/promini/mega/uno/etc...
* transistor IGBT com minimo de 350V e 10A.
* resistor 550R.
* bobina ignição.
* fios.
* vela.
* cabo de vela.
* IDE arduino(sofware)
* fonte energia 12V, pode ser fonte ATX(preferência) ou bateria.
* literatura da bobina em teste.
* osciloscópio(opcional)


bloco de programaçao do MCU

Código: Selecionar todos

void setup ()
{
  pinMode(12, OUTPUT); // saida pro transistor (GATE)
  digitalWrite(12, LOW); 
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
digitalWrite(12, LOW);
pulse();  
delay(1);
}

void pulse(void) {
  
     static int p = 1000; // 1Hz ou 60 RPM
 // static int p= 8; // 133Hz ou 4000 RPM

p--;

if(p == 2){ // 1ms de dwell
digitalWrite(12, HIGH); 
}

if(p == 1){ // +1ms de dwell
digitalWrite(12, HIGH); 
}

if(p == 0){ // +1ms de dwell
digitalWrite(12, HIGH);  
p = 8; 
}

}

formula pra simular rotações a sua escolha:
freq= rpm / 60 * cyl
p= (1000 / freq)

freq = frequencia.
rpm = rotação a ser escolhida.
cyl = números de disparos por cada volta, ex:(4 cyl é 2, 6 cyl é 3) usem 2.
p = período da frequência.

agora temos um gerador PFM ninguem precisa de um gerador de funções rsrsrsr. que vai chavear a bobina conforme a frequência escolhida, recomendo nao passarem de 4000 rpm e 3ms de carga(dwell). oque pra fim de teste é o suficiente, operar em rotaçao mais alta precisaria programar em uSeg dae seria outra programação. pra testar a bobina se "liga ou nao" vai funcionar. mas pra saber se ela esta boa so com osciloscópio ok.

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José Leal
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Re: PROJETO(chaveador de ignição simples microcontrolado)

Mensagem não lida por José Leal »

Se não tivesse o teste em 4000PRM, iria faltar alguma coisa no vídeo.

Rafaelo, parabéns por compartilhar esse tipo de informação. Uma pena eu não ter conhecimento em programação...

Tem como fazer o teste em bobinas modernas, de 2 bancos?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Rafaelo
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Re: PROJETO(chaveador de ignição simples microcontrolado)

Mensagem não lida por Rafaelo »

José Leal escreveu:Se não tivesse o teste em 4000PRM, iria faltar alguma coisa no vídeo.

Rafaelo, parabéns por compartilhar esse tipo de informação. Uma pena eu não ter conhecimento em programação...

Tem como fazer o teste em bobinas modernas, de 2 bancos?
valeu José, a camera nao capta as vezes a centelha pela rapidez (3ms), dae da a impressao que nao saiu faisca, mas o ruido é claro que a cada 1 seg ele centelha.

não precisa ter, é so seguir o tutorial, compilar o codigo e testar.

sem duvida, tem como. ao invez de 1 driver chaveador, sao usados 2 driver. um pra cada bobina A-B, no entanto, é preciso dividir o pulso.

bobina A 1-4(cyl) driver 1
bobina B 2-3(cyl) driver 2

teria que ser outra programaçao e usar outra saida logica do MCU.
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Re: PROJETO(chaveador de ignição simples microcontrolado)

Mensagem não lida por vrsilva »

No meu primeiro emprego em meados de 2004/2005 meu chefe queria testar um módulo flex que ele desenvolveu totalmente digital para verificar a eficiência do módulo quanto à resistência à interferências. E para isso nada melhor que uma ignição de moto ligada perto do módulo para verificar se o mesmo não iria dar pane.

O circuito que ele fez para pulsar a bobina no caso foi um circuito bem básico com 555 mesmo oscilando a saída de um transistor de potência, o tempo das pulsadas era por um trimpot e a duração em outro.

E no caso de duas bobinas é só ligar uma bobina no chaveamento positivo do transistor e a outra no chaveamento negativo... Vai ficar alternando porém não em tempos iguais, ou usar dois transistores de potência...

Era bem legal, chegamos a gerar vários Kv's com aquela bobina de moto, dava pra dar uns raios de uns 2cm de distância do aterramento...
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Re: PROJETO(chaveador de ignição simples microcontrolado)

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:No meu primeiro emprego em meados de 2004/2005 meu chefe queria testar um módulo flex que ele desenvolveu totalmente digital para verificar a eficiência do módulo quanto à resistência à interferências. E para isso nada melhor que uma ignição de moto ligada perto do módulo para verificar se o mesmo não iria dar pane.
é verdade, melhor gerador de campo magnético, gera um ruido muito forte, so de passar os fios por perto ja é um problema. e quem usa MCU é pior ainda, sao muito sensíveis.

com o 555 tb da pra fazer, mas o problema que qualquer acerto/modificação é via hardware e existem bem mais componentes. e nesse é via software, sao duas maneiras de se fazer. por via microprocessado poderia ainda fazer rampa, dwell control, entre outros. ja estaria mais pra uma ECU, no exemplo acima que postei é bem basico, nem correçao por rotaçao tem... oque nao faz sentido do projeto...

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fiz outro video de como calibrar um painel de instrumento com esse dispositivo. que inclusive fez com o tacometro do monza como exemplo
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Re: PROJETO(chaveador de ignição simples microcontrolado)

Mensagem não lida por Rafaelo »

como fazer calibraçao de tacometros.

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Savio Almeida
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Re: chaveador de ignição/calibrando tacômetro

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Parabéns pela iniciativa Rafaelo. Quem gosta de eletrônica e é fuçador vai arrumar um brinquedinho muito interessante e útil. É um ponto de partida para futuros projetos mais elaborados. A escolha do Arduino foi muito inteligente e didática.
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Re: chaveador de ignição/calibrando tacômetro

Mensagem não lida por Rafaelo »

obrigado Savio. certamente esta bem didatico pra iniciantes e um bom instrumento de trabalho.

no momento, uso o Atmel 328P(MCU) de forma mais natural e complexa que um simples chaveador com interface arduina. eu utilizo ele na forma mais baixa e nativa no nivel logico possivel... estou desenvolvendo um projeto que utiliza 4 MCU(atmel 328p 16mhz) em C e um pouco de nivel alto, motor passo bipolar, drivers motor passo, pwm, RC, ISP, optoacopladores, gatilho schmitt, interruptores logicos, etc. ate pq o projeto necessita disso. pra quem gosta de eletronica, eng eletrica e programaçao assim como eu, vale apena.
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