outra coisa que vejo muito.
obs: nao adianta testar resistência de bobina com aquele teste basico e ineficiente e assim condena-la!, isolamento nao se mede com multimetro, a resistencia pode estar boa, mas o isolamento nao. e no osciloscópio da pra ver isso.
* a maioria das pessoas nao tem um multímetro adequado de precisão confiável, e mesmo que tivesse não diz nada medir resistência. como um True RMS de marca, pra testar baixa resistências(primario nao se mede com multimetro comum).
* tb faltaria conhecimento pra interpretar um grafico da bobina no osciloscópio com cada evento do pulso. se esta ruim ou nao, não saberiam verificar...
* mesmo os de antes, falta de equipamento e MO especializada, sao poucas as oficinas nesse nivel tecnico alto. onde o mecanico tem conhecimento de mecanica e de eletronica, muito raro achar no brasil.
* e testes onboard não sao definivos devido as variações.
como tudo no brasil, é mais facil trocar a bobina, condenando sem mesmo saber se é ela, mas vale levar a coisa num nivel mais profissional.
como disse, preciso de um dispositivo chaveador(pulsador programável) pra gerar rotação e ruidos, preciso de um dispositivo capaz de gerar ruidos como o da ignição pra um projeto bem maior que esta em andamento, estou desenvolvendo o circuito de captação de alta tensão da rotação e é uma parte critica. como é algo simples esse tutorial resolvi compartilhar a quem queira, e a quem tem interesse de saber como funciona um modulo eletronico de igniçao e em especial um microcontrolado(ECU digital)
pra fazer a verificaçao do estado de funcionamento de uma bobina nao adianta ela estar no carro, nao adianta ligar um osciloscópio direto, o ambiente nao é controlado e vai ter variaçoes na leitura. tem fator temperatura, umidade, resistência(fiação), tensão nominal constante, aterramento entre outros. em uma bancada de teste é mais preciso os dados. entao, quem tem um osciloscopio e queira testar vai precisar de um gerador de pulso controlável. ou ainda se alguem quer um centelhador pra brincar, tem varias utilidades, no meu caso é um instrumento de trabalho que preciso pra outro projeto.
Materiais
* microcontrolador arduino - modelos:nanoarduino/promini/mega/uno/etc...
* transistor IGBT com minimo de 350V e 10A.
* resistor 550R.
* bobina ignição.
* fios.
* vela.
* cabo de vela.
* IDE arduino(sofware)
* fonte energia 12V, pode ser fonte ATX(preferência) ou bateria.
* literatura da bobina em teste.
* osciloscópio(opcional)
bloco de programaçao do MCU
Código: Selecionar todos
void setup ()
{
pinMode(12, OUTPUT); // saida pro transistor (GATE)
digitalWrite(12, LOW);
Serial.begin(9600);
}
void loop()
{
digitalWrite(12, LOW);
pulse();
delay(1);
}
void pulse(void) {
static int p = 1000; // 1Hz ou 60 RPM
// static int p= 8; // 133Hz ou 4000 RPM
p--;
if(p == 2){ // 1ms de dwell
digitalWrite(12, HIGH);
}
if(p == 1){ // +1ms de dwell
digitalWrite(12, HIGH);
}
if(p == 0){ // +1ms de dwell
digitalWrite(12, HIGH);
p = 8;
}
}
formula pra simular rotações a sua escolha:
freq= rpm / 60 * cyl
p= (1000 / freq)
freq = frequencia.
rpm = rotação a ser escolhida.
cyl = números de disparos por cada volta, ex:(4 cyl é 2, 6 cyl é 3) usem 2.
p = período da frequência.
agora temos um gerador PFM ninguem precisa de um gerador de funções rsrsrsr. que vai chavear a bobina conforme a frequência escolhida, recomendo nao passarem de 4000 rpm e 3ms de carga(dwell). oque pra fim de teste é o suficiente, operar em rotaçao mais alta precisaria programar em uSeg dae seria outra programação. pra testar a bobina se "liga ou nao" vai funcionar. mas pra saber se ela esta boa so com osciloscópio ok.