Folha Online: Contran legaliza suspensão alterada

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Folha Online: Contran legaliza suspensão alterada

Mensagem não lida por 500EF »

Isso se não mudarem as resoluções mais uma vez, até lá...

Eduardo.

-----------------------------------------------------------

Folha Online

23/03/2008 - 10h21
Contran legaliza suspensão alterada
FABIANO SEVERO
da Folha de S.Paulo

Carros com suspensões elevadas ou rebaixadas há muito tempo circulam pelas ruas, mas --sem vistoria anual-- de forma ilegal. Por pouco tempo.

No dia 1º de maio, estarão vigentes os efeitos da resolução 262 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada há exatos três meses.

Nela, ficam permitidas modificações na suspensão após inspeção de um órgão cadastrado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que emitirá o CSV (Certificado de Segurança Veicular). A nova altura deve estar discriminada no documento do carro.

Só que o tiro pode sair pela culatra. A resolução, que parece beneficiar os fãs de carros rebaixados e os lojistas, é falha.

"Se a vistoria for simplesmente relativa à altura do carro, e não ao modo como isso é feito, acabará sendo uma liberação para práticas como cortar as molas [da suspensão], o que expõe o carro e seus ocupantes a um nível de insegurança alto", afirma Cassiano Colla, diretor comercial da CNC Premium.

Para Alberto Trivellato, proprietário da Suspentécnica, "o texto da resolução 262 é muito vago". "Está todo mundo em dúvida porque não há regulamentação específica. Ninguém sabe quais carros podem ser rebaixados e quais critérios devem ser usados para isso", diz Trivellato, que faz cerca de 200 serviços por mês.

"Isso abre precedente para que as pessoas façam muitas coisas erradas e digam que estão dentro da lei", acredita o dono da Suspentécnica.

Ele diz sempre ter frisado para os clientes que, até dezembro, conforme estabelecia a revogada resolução 201/06 do Contran, qualquer modificação na suspensão era ilegal e que, se acontecesse um acidente, era preciso arcar com os prejuízos.

A resolução 262 também é pouco clara quando trata da forma de ponderar a nova altura do carro, que deve ser "medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo", diz o parágrafo único do artigo 6º da resolução.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que o texto da resolução não será modificado e cada posto de vistoria terá orientação específica para avaliar os carros modificados.

Negócios

"Clientes que colocam rodas enormes e modificam a suspensão não ligam para o que diz a lei", afirma Márcio Galdin, gerente da Flash Wheels.

Para ele, mesmo assim, a legalização da suspensão rebaixada deve melhorar os negócios. "Muitos clientes não rebaixavam ou elevavam o carro porque era ilegal."

Não é o caso do industrial Sérgio Souss, 32. Ele está na segunda picape elevada e sempre obedeceu à lei. "A minha Dodge Ram é classificada como caminhão. Por isso pode receber modificações na suspensão e ainda ter o laudo do Inmetro."

Souss gastou R$ 5.100 para equipar sua picape com molas e amortecedores mais altos e importados dos EUA.

Já um empresário de 56 anos que prefere não ser identificado terá de regularizar seu Volkswagen Golf VR6 2004.

"O termo rebaixado é pejorativo. Não se trata só de 'tuning' mas também de ter um carro mais seguro e firme nas curvas. Na Europa, as montadoras vendem carros, como o Golf, mais baixos que no Brasil", pondera ele. "Quem faz a coisa bem feita não teme certificações."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/clas ... 4914.shtml
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rosberg
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1873
Registrado em: 09 Dez 2007, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Folha Online: Contran legaliza suspensão alterada

Mensagem não lida por Rosberg »

Podiam liberar o xenon de 6.000K também!!! :smt023
Rosberg
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210

Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003

Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Folha Online: Contran legaliza suspensão alterada

Mensagem não lida por RicardoDS »

Isso é muito bom, na minha opinião eu acho que o Contran poderia permitir qualquer tipo de modificação nos carros... basta ser obrigatória uma inspeção para atestar que a alteração de caracteristica ficou segura e dentro das normas de poluição, etc....
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Folha Online: Contran legaliza suspensão alterada

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Rosberg escreveu:Podiam liberar o xenon de 6.000K também!!! :smt023
Mas onde tem dizendo que nao pode? So diz que a luz deve ser branca ou amarela.... xenon de 6.000k tem luz branca, e o seu deve ser de 35W... não sei pq é "proibido".... Coisas do Brasil, va entender hehe..
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
ELTON LUIZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 161
Registrado em: 13 Out 2007, 16:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Folha Online: Contran legaliza suspensão alterada

Mensagem não lida por ELTON LUIZ »

o CTB fala que alterar o sistema de iluminação do veiculo é infração.
EX -MONZA CLUB 94, AZUL, COMPLETÃO + abertura do porta malas no controle. ATUAL ASTRA SEDAN ADVANTAGE 2007

Imagem
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Folha Online: Contran legaliza suspensão alterada

Mensagem não lida por Diego Paiva »

ELTON LUIZ escreveu:o CTB fala que alterar o sistema de iluminação do veiculo é infração.
Amigo, a RESOLUÇÃO Nº 14/98 diz que a luz tem que ser BRANCA OU AMARELA. No caso do xenon de 6.000k é luz BRANCA. Outra coisa, o xenon do Rosberg deve ser de 35W, enquanto uma lâmpada original tem 55W. Acho que não estaria fora dos padrões... mas estamos no Brasil, hehehe.. Fazer o que, ne?

Pra quem quiser olhar a resolução: http://www2.fozdoiguacu.pr.gov.br/Porta ... IDObj=1331
Art. 1º, I, 7 e 8.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
jr.glaucio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2464
Registrado em: 04 Jan 2007, 16:45
Cidade: SAO LUIS
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Folha Online: Contran legaliza suspensão alterada

Mensagem não lida por jr.glaucio »

rapaz eu rodo em carro rebaixado desde acho q os 13 anos, ja usei suspensao de rosca mais a maioria das vezes usei e uso molas cortadas e conheço muita gente q usa tbm, nunca ouvi falar em nenhum tipo de acidente q tenha ocorrido decorrente de ser cortada, pelo contrario quem tem carro rebaixado tende a andar mais devagar e com cuidado, pelo menos eu sou assim, acho q só prejudica o bolso do proprio dono e mais nada, pq vai gastando os pivôs e amortecedores, bem isso q eu acho e respeito todas as opnioes. abraço
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
bob_cristofoli
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Jul 2007, 17:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Folha Online: Contran legaliza suspensão alterada

Mensagem não lida por bob_cristofoli »

Nos pagamos impostos nao pagamos??? achoo q o carro eh nosso e fazemos oq bem intendemos... na minha opnião acho q o minimo q eles poderiam fazer, eh que nós pudessemos customizar os carros ao nosso gosto, suspensão, rodas, motor, tunning, iluminação do farol, placas grandes,... mas sempre dentro dos limites de segurança, sendo inspecionados pelo inmetro para garantir que as modificações nao sofram efeitos contra a segurança do proprio motorista e de outros. assim sendo marcado no documento as alterações legais e sempre com os laudos obtidos nos estabelecimentos credenciados pelo inmetro.

a unica modificação num carro q nao acho legal, mas mesmo assim eu mesmo a ignoro no meu carro, eh o caso dos insulfilm, sei q da segurança pro motora, mas tbm da mta segurança pra bandido tbm,...

mas sei lah.. vamo ve oq da essa nova lei ae... vamo ve o que vem por ai.
Pra quê ter um carrinho do ano se posso ter o carro do seculo?

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=1346

Imagem
Responder