Maranhão Fortes escreveu:Pessoal fui ver como estavam as pastilhas do freio dianteiro do Monza [pinça flutuante de um pistão]. Elas ainda estavam "boas" então montei tudo de novo. Porém, percebi que, com o carro suspenso, as rodas não giram livremente; dá a impressão que as pastilhas ficam tocando no disco de cara roda. Pergunto se isso é normal.
Tenho também outras dúvidas:
1 - Se apenas uma pastilha é empurrada contra o disco da roda pelo pistão, como a outra pastilha é acionada contra o outro lado do disco?
2 - O pistão sofre a pressão do fluído e se desloca para fora, empurrando a pastilha; então o que faz o mesmo pistão se contrair, já que precisa de bastante força para fazer ele se recolher?
3 - Caso o pistão estrague, como fico sabendo, e pode ser trocado somente ele ou tem que comprar uma nova pinça já com pistão?
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Nao entendi "pinça flutuante de um pistao" :smt017
Se tiverem "apertando" o disco com o carro andando a ponto de aquecer, tem que fazer manutenção.
NUNCA mexa em sistema de freio sem conhecer PERFEITAMENTE como funciona, há risco de acidente!
Respostas as suas outras perguntas:
1 - A pinça é montada em um sistema de 2 partes fixadas por dois eixos lubrificados que possue um tipo de mola de borracha que empurra ela de volta, a mesma força que incide em uma pastilha através do pistão, produz uma força no sentido inverso, de mesma intensidade (veja o pequeno vídeo abaixo).
http://www.youtube.com/watch?v=RkMiE43KGCQ
Por incrível que pareça, não precisa de tanta força assim, apenas uma mola de borracha faz o pistao voltar :
A gente "tende" a pensar que o cilindro é "duro" para movimentar, o que é um erro, se vc tirar todo fluído da pinça, colocar o pistão com reparo novo, ele vai e volta com a mao, sem esforço, por isso apenas esta "mola" de boracha consegue fazer ele voltar...
3 - É muito difícil estragar o pistão, mas para saber teria que avaliar, pode ser trocado o pistão, somente o reparo (normalmente só troca o reparo) ou o sistema todo, vende tudo separado, você compra só o que precisa de acordo com a avaliação:
Para saber se estragou, teria que avaliar o comportamento do freio, se está puxando para um lado, se ele não volta, se ele vaza, tudo é sinal de problemas, agora O QUE trocar? Somente perante avaliação.
REPETINDO, normalmente se troca apenas o reparo, porém se o carro ficar anos parado sem manutenção pode danificar a "camisa" do pistao (que seria a pinça) e causar travamento dele.
TUDO DEPENDE DE AVALIAÇÃO
Tentei explicar de forma simples e pouco técnica, espero ter conseguido, se não entendeu, pergunte até não ter mais dúvidas, ok? :smt023
Se for fazer manutenção, teria que desmontar tudo, limpar tirar foto e mostrar aqui, aí podemos avaliar.
SE NUNCA MEXEU, acomselho acompanhar o mecânico executando este serviço e ir perguntando para ele para aprender, FREIO É SEGURANÇA, não da psra brincar de mecânico mexendo em freio.
tamo ai